Firsts

Portuguese translation: pioneirismos/pioneiros

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Firsts
Portuguese translation:pioneirismos/pioneiros
Entered by: Augusto Rochadel

15:59 Jul 22, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Astronomy & Space
English term or phrase: Firsts
Among the firsts achieved by the Japanese space program have been the launch of the world's first operational solar-sail craft IKAROS.

Não consigo pensar em um termo que expresse a mesma ideia que o original. Peço a ajuda de vocês, amigos.
Augusto Rochadel
Brazil
pioneirismos/pioneiros
Explanation:
Entendi que são os "feitos" nos quais eles (Japanese space program) foram os pioneiros... por isso o pioneirismo...


Aqui mostra nesse contexto mostra "coisas" em que os italianos foram os "primeiros ou pioneiros"..acho que essa é a ideia do seu texto..

"The Italian Achievement: A-Z over 1000 'firsts' achieved by Italians in almost every aspect of life over the last 1000 years"

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2020-07-22 16:22:39 GMT)
--------------------------------------------------

"Dentre as vezes que o programa espacial japonês foi o pioneiro ...."

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2020-07-22 21:43:26 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que firsts achieved tem um sentido diferente de first achievements
Selected response from:

Isadora Vital
United States
Grading comment
Muito obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5primeiras conquistas
Matheus Chaud
4 +2pioneirismos/pioneiros
Isadora Vital
4 +1Dentre os primeiros feitos
Bruno Dutra
5entre as primeiras realizações
Neyf Almeida
4 +1inovações
Julio Cinquina
3primores
jorges


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
firsts
primeiras conquistas


Explanation:

Traduziria "firsts achieved" como "primeiras conquistas"

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
29 mins
  -> Obrigado, Sandra!

agree  Paulo Gasques
42 mins
  -> Obrigado, Paulo!

agree  Tereza Rae
1 hr
  -> Obrigado, Tereza!

agree  Felipe Tomasi
1 hr
  -> Obrigado, Felipe!

agree  Liane Lazoski
7 hrs
  -> Obrigado, Liane!

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
firsts
inovações


Explanation:
"Uma das grandes inovações do programa espacial japonês foi..."

Julio Cinquina
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andreza Aguiar: Concordo, pois expressa que os japonese foram os primeiros a fazer alguma coisa, coisa esta que outros países fizeram só depois
3 hrs
  -> Obrigado, Andreza!

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
firsts
entre as primeiras realizações


Explanation:
Sugestão

Neyf Almeida
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
firsts
Dentre os primeiros feitos


Explanation:
suggestion

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2020-07-22 16:31:46 GMT)
--------------------------------------------------

Dentre os feitos iniciais... tb poderia ser

Bruno Dutra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  MARCOS BAZILIO
2 mins
  -> Obrigado, Sr. Bazilio.

58 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
firsts
primores


Explanation:
primores tecnológicos

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2020-07-22 17:08:57 GMT)
--------------------------------------------------

obras-primas (da tecnologia)

jorges

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
firsts
pioneirismos/pioneiros


Explanation:
Entendi que são os "feitos" nos quais eles (Japanese space program) foram os pioneiros... por isso o pioneirismo...


Aqui mostra nesse contexto mostra "coisas" em que os italianos foram os "primeiros ou pioneiros"..acho que essa é a ideia do seu texto..

"The Italian Achievement: A-Z over 1000 'firsts' achieved by Italians in almost every aspect of life over the last 1000 years"

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2020-07-22 16:22:39 GMT)
--------------------------------------------------

"Dentre as vezes que o programa espacial japonês foi o pioneiro ...."

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2020-07-22 21:43:26 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que firsts achieved tem um sentido diferente de first achievements

Isadora Vital
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andreza Aguiar: concordo que "firsts achieved" pode ser inteiramente traduzido por "pioneirismos"
3 hrs
  -> Obrigada!

agree  Maria Meneses
3 days 12 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search