Upper

Portuguese translation: estágio superior

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:upper (stage)
Portuguese translation:estágio superior
Entered by: Julio Cinquina

18:29 Aug 19, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Astronomy & Space
English term or phrase: Upper
Upper Capacity
Must be greater than or equal to the Payload Mass.
Upper Distance
Max. Distance of the Upper must equal or exceed the mission's destination.

O texto é sobre naves espaciais. Referências, por favor. Desde já, obrigado.
Augusto Rochadel
Brazil
estágio superior
Explanation:
Entendo que "upper", aqui, seja o "upper stage", estágio do foguete responsável por dar o último impulso à carga útil e colocá-la em órbita. Em português: "estágio superior".

Quando se diz "upper capacity", por exemplo, entendo que seja a capacidade de propulsão do estágio superior, que deve ser compatível com a massa da carga útil.

Referências:

"Centaur (palavra inglesa para centauro), é um estágio de foguete projetado para uso como estágio superior num foguete. Ele é responsável por impulsionar a carga útil até que esta atinja a órbita desejada, ou no caso de uma missão interplanetária, uma velocidade próxima ou superior à velocidade de escape."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Centaur_(estágio_de_foguete)

"A carga útil do veículo de lançamento, incluindo o estágio superior YZ-1A e seis cargas diferentes, separou do foguete 603 segundos depois da decolagem, e entrou em uma órbita oval com um perigeu de 200 km e um apogeu de 394 km."
https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/foguete-longa...

"O objeto que se desintegrou foi o estágio superior chamado Fregat-SB, usado em lançamentos de foguetes como o Zenit e Soyuz. Em 2011, ele levou o radiotelescópio russo Spektr-R para o espaço e ficou em órbita desde então."
https://canaltech.com.br/espaco/estagio-de-foguete-russo-exp...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-08-19 20:36:11 GMT)
--------------------------------------------------

Veja também que, na frase abaixo de "Upper Distance", "Upper" está escrito com a inicial maiúscula. Isso reforça a hipótese de que "upper" seja, neste caso, um substantivo, não um adjetivo. A estrutura "Max. Distance of the Upper" também corrobora essa interpretação.
Selected response from:

Julio Cinquina
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4capacidade máxima
Mario Freitas
4superior
Aline Sahin
4espaço aéreo superior (UIR)
MARCOS BAZILIO
4capacidade superior
Neyf Almeida
3estágio superior
Julio Cinquina


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
upper
superior


Explanation:
Sugestão

Aline Sahin
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
upper
capacidade superior


Explanation:
Sugestão

Neyf Almeida
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
upper
espaço aéreo superior (UIR)


Explanation:
espaço aéreo superior

Upper information region
From Wikipedia, the free encyclopedia
Jump to navigationJump to search
In aviation, an upper information region (UIR) is a flight information region in upper airspace.


O espaço aéreo é dividido em superior e inferior. O espaço aéreo inferior vai do nível do solo até o FL 245 inclusive (nível de voo 245), que em condição padrão de pressão equivale a 7450 metros de altitude. O espaço aéreo superior vai do FL 245 exclusive sem limite superior

O espaço aéreo superior é horizontalmente dividido em áreas não controladas e áreas controladas chamadas UTA (área de controle superior), constituída por aerovias e áreas com grande densidade de tráfego aéreo.

O espaço aéreo inferior contém também áreas não controladas, também chamadas de FIR, e quatro tipos de espaços aéreos controlados:[2]

https://en.wikipedia.org/wiki/Upper_information_region
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espaço_aéreo


    Reference: http://https://en.wikipedia.org/wiki/Upper_information_regio...
    Reference: http://https://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_a%C3%A9reo
MARCOS BAZILIO
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
upper
estágio superior


Explanation:
Entendo que "upper", aqui, seja o "upper stage", estágio do foguete responsável por dar o último impulso à carga útil e colocá-la em órbita. Em português: "estágio superior".

Quando se diz "upper capacity", por exemplo, entendo que seja a capacidade de propulsão do estágio superior, que deve ser compatível com a massa da carga útil.

Referências:

"Centaur (palavra inglesa para centauro), é um estágio de foguete projetado para uso como estágio superior num foguete. Ele é responsável por impulsionar a carga útil até que esta atinja a órbita desejada, ou no caso de uma missão interplanetária, uma velocidade próxima ou superior à velocidade de escape."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Centaur_(estágio_de_foguete)

"A carga útil do veículo de lançamento, incluindo o estágio superior YZ-1A e seis cargas diferentes, separou do foguete 603 segundos depois da decolagem, e entrou em uma órbita oval com um perigeu de 200 km e um apogeu de 394 km."
https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/foguete-longa...

"O objeto que se desintegrou foi o estágio superior chamado Fregat-SB, usado em lançamentos de foguetes como o Zenit e Soyuz. Em 2011, ele levou o radiotelescópio russo Spektr-R para o espaço e ficou em órbita desde então."
https://canaltech.com.br/espaco/estagio-de-foguete-russo-exp...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-08-19 20:36:11 GMT)
--------------------------------------------------

Veja também que, na frase abaixo de "Upper Distance", "Upper" está escrito com a inicial maiúscula. Isso reforça a hipótese de que "upper" seja, neste caso, um substantivo, não um adjetivo. A estrutura "Max. Distance of the Upper" também corrobora essa interpretação.

Julio Cinquina
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
upper
capacidade máxima


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search