PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

drive

Portuguese translation: acionamento

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drive
Portuguese translation:acionamento
Entered by: Matheus Chaud

13:33 Feb 24, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Automation & Robotics
English term or phrase: drive
The drive moves the two main parts of the machine:
Trate-se de uma parte do manual de uma máquina.
Minha dúvida é se drive neste caso pode ser traduzido como motor de acionamento, servotor, drive mesmo (vejo muita utilização com o nome de origem) ou outro mais apropriado.
MARCOS BAZILIO
Brazil
acionamento
Explanation:

Costumo usar acionamento e, dependendo do caso, transmissão.

Ex.:
drive module = módulo de acionamento
drive motor = motor de acionamento
drive rack = cremalheira de acionamento

etc.
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Valeu!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4acionador, propulsor
Teresa Cristina Felix de Sousa
4 +3acionamento
Matheus Chaud
4motor
Deric Rocha


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
acionador, propulsor


Explanation:
drive = unidade de disco.
sugestão

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulinho Fonseca: acionador
8 mins
  -> Tks, Paulinho

agree  Mariana Carmo
19 mins
  -> Tls, Mariana

agree  Francisco Jose Fernandes
50 mins
  -> Tks, Francisco

agree  Deric Rocha: acionador
1 hr
  -> Tks, Deric

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
acionamento


Explanation:

Costumo usar acionamento e, dependendo do caso, transmissão.

Ex.:
drive module = módulo de acionamento
drive motor = motor de acionamento
drive rack = cremalheira de acionamento

etc.

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56
Grading comment
Valeu!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Thales Almeida: Eu utilizaria acionamento ou acionador.
16 mins
  -> Obrigado, Thales!

agree  Deric Rocha
57 mins
  -> Obrigado, Deric!

agree  Mario Freitas: O termo técnico correto é acionamento, não acionador.
4 hrs
  -> Obrigado, Mario! Também é a forma que costumo ver em engenharia.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
motor


Explanation:
É uma opção, dependendo do contexto e do tipo de máquina. Compare as definições abaixo:

"Drive" definition:
WordNet 3.0:
2. a mechanism by which force or power is transmitted in a machine (Freq. 5)
Merriam-Webster:
5. a) mechanical engineering : the means for giving motion to a machine or machine part

Definição de "motor":
Houaiss:
10 Rubrica: engenharia mecânica.
dispositivo ou mecanismo que produz força para acionar máquinas ou engenhos afins
10.1 Rubrica: engenharia mecânica.
dispositivo ou aparelho que transforma qualquer tipo de energia em energia mecânica

Deric Rocha
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Mario Freitas: Em engenharia, o uso de "drive", "engine" e "motor" é diferente. Usa-se "motor" para motores elétricos de peq./médio porte e "drive" para motores de grande porte com inversor de frequência.
5 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search