prime mover

Portuguese translation: cavalo mecânico

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:prime mover
Portuguese translation:cavalo mecânico
Entered by: Matheus Chaud

14:36 Jan 10, 2020
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2020-01-13 15:54:11 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Automotive / Cars & Trucks / caminhão
English term or phrase: prime mover
https://pt.scribd.com/document/36766956/Prime-Mover

https://www.mercedes-benz-trucks.com/en_AU/models/prime-move...

tipo de caminhão. Traduz?
Lilian Magalhães
Brazil
cavalo mecânico; caminhão trator
Explanation:

Prime mover é a parte da frente do caminhão, conhecida como cavalo, que tem o motor (mover = motor):

https://chiptronic.com.br/blog/tipos-de-caminhao-mais-usados
Cavalo mecânico ou caminhão trator são os nomes dados ao conjunto cabine, rodas, tração e motor

https://www.englishexperts.com.br/forum/como-dizer-cavalinho...

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2020-01-10 14:45:00 GMT)
--------------------------------------------------

Só para deixar mais claro, são aqueles caminhões em que se engatam carretas (esses caminhões são formados pelo cavalo + carreta).
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2cavalo mecânico; caminhão trator
Matheus Chaud
5Camião tractor
Nick Taylor
2caminhão de motor primário ("prime mover")
Ana Vozone


Discussion entries: 2





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
caminhão de motor primário ("prime mover")


Explanation:
https://www.merriam-webster.com/dictionary/prime mover

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2019/07/si...

Example sentence(s):
  • O conceito é similar ao de prime mover (cuja tradução mais próxima seria de motor primário), termo que Vaclav Smil, Roger Fouquet e outros autores importantes ao tema utilizam em seus livros e artigos usualmente.
  • O sistema consiste de um caminhão de motor primário (o "trator") com uma capacidade integral de auto-carga e descarga, um reboque de carga útil (M1076) e camas de carga desmontáveis, conhecidas como flat-racks.

    Reference: http://www.ppe.ufrj.br/images/publica%C3%A7%C3%B5es/mestrado...
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 76

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cavalo mecânico; caminhão trator


Explanation:

Prime mover é a parte da frente do caminhão, conhecida como cavalo, que tem o motor (mover = motor):

https://chiptronic.com.br/blog/tipos-de-caminhao-mais-usados
Cavalo mecânico ou caminhão trator são os nomes dados ao conjunto cabine, rodas, tração e motor

https://www.englishexperts.com.br/forum/como-dizer-cavalinho...

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2020-01-10 14:45:00 GMT)
--------------------------------------------------

Só para deixar mais claro, são aqueles caminhões em que se engatam carretas (esses caminhões são formados pelo cavalo + carreta).

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 435
Grading comment
thanks

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Cavalo mecânico em Pt-Br, sem dúvida. https://www.google.com.br/search?q=cavalo mecânico&um=1&clie...
27 mins
  -> Obrigado, Mario!

agree  Mauro Lando: cavalo mecênico sem dúvida
1 day 6 hrs
  -> Obrigado, Mauro!

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Camião tractor


Explanation:
Camião tractor

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 217




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search