Fairy basslets

Portuguese translation: grama real; mérito rabirrubio; peixe avó real

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:fairy basslets
Portuguese translation:grama real; mérito rabirrubio; peixe avó real
Entered by: Oliveira Simões

18:03 Nov 15, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-) / names of fish
English term or phrase: Fairy basslets
Hello,

I can't find the translation in Portuguese for this fish name.
Does anybody could help me, please?
Its name is "Fairy basslets". In the context I'm translating, this fish lives in the sea, and can be found in coral reefs.

Tks

Anacris
Anacris Ribeiro
Brazil
grama real; mérito rabirrubio; peixe avó real
Explanation:
Ficam aí várias sugestões de termos em português, todas na forma singular.



--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2018-11-20 11:23:26 GMT)
--------------------------------------------------

De nada, Anacris. Fico contente de saber que minha resposta se encaixou com o seu contexto.
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
Tk u for answering :-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1grama real; mérito rabirrubio; peixe avó real
Oliveira Simões
5Grama Real
Barbara Galdino (X)
4Peixe Royal Gramma
Marina Soares
4Peixe-royal-gramma
airmailrpl


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fairy basslets
Peixe-royal-gramma


Explanation:
fairy basslets => Peixe-royal-gramma

Peixe-royal-gramma
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRoyal Gramma
3757 aquaimages.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Grammatidae
Gênero: Gramma
Espécie: G. loreto

O peixe Royal Gramma, da espécie Gramma loreto, é um peixe muito conhecido por colecionadores de peixes de aquário.

Royal gramma - Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_gramma
The royal gramma (Gramma loreto), also known as the fairy basslet, is a species of fish in the family Grammatidae native to reef environments of the tropical

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
1 hr
  -> agradeço

disagree  Barbara Galdino (X): Royal Gramma ainda é um nome em inglês. Source: https://www.fishkeepingworld.com/royal-gramma/
3 hrs
  -> The site is in Portuguese - https://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-royal-gramma

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fairy basslets
Peixe Royal Gramma


Explanation:
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRoyal Gramma
3757 aquaimages.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Grammatidae
Gênero: Gramma
Espécie: G. loreto
O peixe Royal Gramma, da espécie Gramma loreto, é um peixe muito conhecido por colecionadores de peixes de aquário. Ele começa com cor de uva que vai 'clareando' e termina em amarelo. Existe um peixe que alguma vezes é confundido com o Royal Gramma: é o Royal Gramma Falso (Pseudochromis paccagnellae). A diferença entre os dois é que o Royal Gramma Falso tem barbatanas mais claras e as cores não estão em "degradê" e têm pequenas diferenças no tom das cores. O Royal Gramma tem aproximadamente 8 cm de comprimento. Seus hábitats naturais são: Bahamas, Venezuela e as Pequenas Antilhas.

São peixes carnívoros, se alimentam de pequenos animais como pequenos crustáceos, alevinos e peixes menores que ele.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-royal-gramma/
    https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_gramma
Marina Soares
Ireland
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
1 hr

disagree  Barbara Galdino (X): Royal Gramma ainda é um nome em inglês. Source: https://www.fishkeepingworld.com/royal-gramma/
3 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
fairy basslets
Grama Real


Explanation:
Grama Real, Grama Real Basslet ou até mesmo Gramma loreto que é o nome da espécie.

Example sentence(s):
  • "O gramma real é um peixe pequeno muito colorido"
  • "Fairy basslets are small, vibrantly colored fish"

    Reference: http://www.aqua.org/Experience/Animal-Index/fairy-basslet
    Reference: http://www.reef.blog.br/royal-gramma/
Barbara Galdino (X)
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
fairy basslet
grama real; mérito rabirrubio; peixe avó real


Explanation:
Ficam aí várias sugestões de termos em português, todas na forma singular.



--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2018-11-20 11:23:26 GMT)
--------------------------------------------------

De nada, Anacris. Fico contente de saber que minha resposta se encaixou com o seu contexto.

Example sentence(s):
  • Gramma loreto é conhecido por vários nomes como grama real, mérito rabirrubio, peixe avó real, grama real, em inglês Fairy basslet, Royal Gramma.

    Reference: http://animais.hosk.info/marinhos-aquario-gramma-loreto-fich...
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Tk u for answering :-)
Notes to answerer
Asker: Muito bom! Ficarei com esta resposta. Pesquisei pelo nome "Grama-real", bem como os outros citados em sua resposta e a imagem encontrada bate com a ilustração na obra que estou traduzindo. Agradeço imensamente por sua ajuda :-)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Barbara Galdino (X)
3 hrs
  -> Obrigado, Barbara.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search