Blackspot snapper

Portuguese translation: (peixe) caranha de Dory; caranga Dóri

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Blackspot snapper
Portuguese translation:(peixe) caranha de Dory; caranga Dóri
Entered by: Oliveira Simões

18:08 Nov 15, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-) / names of fish
English term or phrase: Blackspot snapper
Hello,

I'm translating a text about fish in coral reefs. It's hard finding the translation in Portuguese for this fish: "Blackspot snapper".
Can anybody help me, please?

Tk u a lot!

Cris
Anacris Ribeiro
Brazil
(peixe) caranha de Dory; caranga Dóri
Explanation:
O nome científico do blackspot snapper é Lutjanus fulviflamma. Fulviflamma (do latim fulvi + flamma) quer dizer chama amarelo alaranjada, devido a cor deste peixe.

Foto e informações:
http://www.enature.qa/specie/blackspot-snapper/
https://en.wikipedia.org/wiki/Lutjanus_fulviflamma
fulvo (definição): https://dicionario.priberam.org/fulvo

Atenção: O Google Translate traduziu snapper como pargo. Para mim, esta tradução está errada. O pargo (porgy) é de outra família (Sparidae) enquanto a caranha de Dory (Lutjanus fulviflamma) é da família Lutjanidae.

porgy (pargo): https://en.wikipedia.org/wiki/Porgy_fishing

O site EOL (Encyclopedia of Life) registra Dory snapper como sendo o nome popular do Lutjanus fulviflamma: http://eol.org/pages/211149/hierarchy_entries/44694342/overv...

A versão brasileira deste outro site registra peixe caranha de Dory ou caranga Dóri:
https://br.depositphotos.com/160314024/stock-photo-dory-snap...

Nota: Conforme dito acima, o nome científico da caranha de Dory é Lutjanus fulviflamma. Penso que a referência postada à parte esteja incorreta. De qualquer forma, sugiro uma pesquisa adicional para confirmar.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2018-11-16 17:55:25 GMT)
--------------------------------------------------

Para visualizar peixe caranha de Dory, clique no último link e, em seguida, sobre a foto do peixe.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 24 mins (2018-11-16 18:32:45 GMT)
--------------------------------------------------

O Aulete também registra caranho e caranha-do-fundo como sinônimos de caranha. Veja http://www.aulete.com.br/caranha
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Lutjanus fulviflamma
airmailrpl
4 +1(peixe) caranha de Dory; caranga Dóri
Oliveira Simões
3pargo-tinteiro e outros
BV1
Summary of reference entries provided
lutjanus ehrenbergii
José Patrício

Discussion entries: 2





  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
blackspot snapper
Lutjanus fulviflamma


Explanation:
blackspot snapper => Lutjanus fulviflamma

Ecologia Reprodutiva de Lutjanidae no Litoral Norte da Bahia, Brasil
https://docslide.com.br › Category Documents
327 RESUMO EXPANDIDO EM PORTUGUÊS ...... Age, growth, mortality and reproduction of the blackspot snapper, Lutjanus fulviflamma (Forsskål, 1775),

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
1 hr
  -> agradeço

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
blackspot snapper
pargo-tinteiro e outros


Explanation:
Liquerere, matonce, papai, pargo-tinteiro, entre outros do português moçambicano, novamente de acordo com o site fishbase.

https://www.fishbase.de/ComNames/CommonNamesList.php?ID=261&...

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Oliveira Simões: O pargo (porgy) pertence à família Sparidae enquanto que o Lutjanus fulviflamma é da família Lutjanidae.
17 hrs

23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
blackspot snapper
(peixe) caranha de Dory; caranga Dóri


Explanation:
O nome científico do blackspot snapper é Lutjanus fulviflamma. Fulviflamma (do latim fulvi + flamma) quer dizer chama amarelo alaranjada, devido a cor deste peixe.

Foto e informações:
http://www.enature.qa/specie/blackspot-snapper/
https://en.wikipedia.org/wiki/Lutjanus_fulviflamma
fulvo (definição): https://dicionario.priberam.org/fulvo

Atenção: O Google Translate traduziu snapper como pargo. Para mim, esta tradução está errada. O pargo (porgy) é de outra família (Sparidae) enquanto a caranha de Dory (Lutjanus fulviflamma) é da família Lutjanidae.

porgy (pargo): https://en.wikipedia.org/wiki/Porgy_fishing

O site EOL (Encyclopedia of Life) registra Dory snapper como sendo o nome popular do Lutjanus fulviflamma: http://eol.org/pages/211149/hierarchy_entries/44694342/overv...

A versão brasileira deste outro site registra peixe caranha de Dory ou caranga Dóri:
https://br.depositphotos.com/160314024/stock-photo-dory-snap...

Nota: Conforme dito acima, o nome científico da caranha de Dory é Lutjanus fulviflamma. Penso que a referência postada à parte esteja incorreta. De qualquer forma, sugiro uma pesquisa adicional para confirmar.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2018-11-16 17:55:25 GMT)
--------------------------------------------------

Para visualizar peixe caranha de Dory, clique no último link e, em seguida, sobre a foto do peixe.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 24 mins (2018-11-16 18:32:45 GMT)
--------------------------------------------------

O Aulete também registra caranho e caranha-do-fundo como sinônimos de caranha. Veja http://www.aulete.com.br/caranha

Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Patrício: v. Note added at 15 horas
48 mins
  -> Thank you.




Reference comments


2 hrs
Reference: lutjanus ehrenbergii

Reference information:
Ariocó/vermelho-henrique/pargo-arco-iris/lutjanus ehrenbergii
Eu penso que o nome português para o Blackspot Snapper (lutjanus ehrenbergii) deve ser o mesmo do Lutjanus synagris Linnaeus, 1758, já que não há informação acerca do primeiro e os peixes parecem iguais. Logo...
Para além disso, acho que lutjanus ehrenbergii está correto pois pode ver-se:
Blackspot Snapper (lutjanus ehrenbergii) - https://www.whatsthatfish.com/fish/blackspot-snapper/1237
Lutjanus synagris Linnaeus, 1758 - http://www.sms.si.edu/irlspec/lutjan_synagr.htm
FIGURA 1 - EXEMPLARES DE (A) JUVENIL E (B) ADULTO DE LUTJANUS SYNAGRIS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. - FILE:///C:/USERS/HP%20DESKTOP/DOWNLOADS/2374-10675-1-PB.PDF
Lutjanidae – Lutjanus Sinagris(Linnaeus, 1758)
Figura 1 – ariocó (Lutjanus synagris) no Banco dos Abrolhos. - https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99582/fo...
ESTUDO DA DIETA DO LUTJANUS SYNAGRIS (LINNAEUS, 1758) - mesmo link
[Zool.]- Ariocó é o nome popular de um peixe marinho, o
mesmo que vermelho-henrique. (VIDE) - https://www.dicionarioinformal.com.br/ariocó/
[Zool.]- Vermelho-henrique é o nome popular de um peixe
marinho da família Lutjanidae que ocorre no oceano Atlân-
tico Ocidental. Pode chegar no máximo a medir 60 cm. e
pesar cerca de 3,5 quilos. Tem coloração muito variada,
mas normalmemte é prateada-rosada ou avermelhada.
É muito semelhante ao cioba (Lutjanus Analis) e pode
ser encontrado em estuário (VIDE). Também é chamado:
- pargo-arco-iris
- ariocó - https://www.dicionarioinformal.com.br/vermelho-henrique/
[Zool.]- Pargo-arco-iris é o nome popular de um peixe ma-
rinho, o mesmo que vermelho-henrique. (VIDE) - https://www.dicionarioinformal.com.br/pargo-arco-iris/


--------------------------------------------------
Note added at 15 horas (2018-11-16 10:01:42 GMT)
--------------------------------------------------

Para além de lutjanus ehrenbergii o airmailrpl descobriu que o Blackspot snapper também pode ser chamado Lutjanus fulviflamma
que se trduz por caranha ou caranha de Dory<b/>
https://www.google.com/search?q=Lutjanus fulviflamma: Caranh...
https://pt.depositphotos.com/160314024/stock-photo-dory-snap...

José Patrício
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search