rubber cement

Portuguese translation: Polímero bioadesivo

21:16 Jan 12, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-)
English term or phrase: rubber cement
"Orally administration can be in the following administrative forms: tablets, pellets, capsules, dispensable powders, particles or suspensions, syrup, and elixirs.
Alternatively, it can be administered by external use in the form of ointment, gel, drug-containing rubber cement, etc.
The compositions of the invention can be administered parenterally in the form of sterile injectable solution or suspension, and also may be administered parenterally or intraperitoneally."
Isadora Vital
United States
Portuguese translation:Polímero bioadesivo
Explanation:
Pelo contexto, acredito tratar-se de um adesivo aplicado à pele que libera o princípio ativo do medicamento de forma progressiva/controlada.

Veja a descrição e links abaixo:

A tecnologia de bioadesivos PROLOC de propriedade da Henkel fornece meios superiores para administrar agentes terapêuticos em um local e através de membranas mucosas em vários locais de absorção. Os bioadesivos PROLOC fornecem propriedades bioadesivas melhoradas e a capacidade para maior carga de medicamento, enquanto continua sendo suave para a mucosa. Os bioadesivos PROLOC são preparados através de um processo patenteado que incorpora uma amilopectina de grau USP (milho ceroso) e um carbômero de grau USP.

O sistema PROLOC pode ser colocado em um comprimido, utilizado em pó ou moldado como uma película. Diversos estudos clínicos foram realizados para demonstrar a administração bem sucedida das medicamentos por toda a mucosa ou para terapias locais que usam a tecnologia PROLOC.

http://www.pressure-sensitive-solutions.com/pt/polimeros-de-...

http://www.scielo.br/pdf/po/v20n1/aop_pol_0497.pdf
Selected response from:

Raquel Holzmann
Australia
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2cimento de borracha
Oliveira Simões
4 +1cola para borracha / cimento para borracha
Mario Freitas
4cola de contato..adesivo de contato
airmailrpl
4cola vulcanizante
Dr Manuel Delgado
3Polímero bioadesivo
Raquel Holzmann


Discussion entries: 4





  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Polímero bioadesivo


Explanation:
Pelo contexto, acredito tratar-se de um adesivo aplicado à pele que libera o princípio ativo do medicamento de forma progressiva/controlada.

Veja a descrição e links abaixo:

A tecnologia de bioadesivos PROLOC de propriedade da Henkel fornece meios superiores para administrar agentes terapêuticos em um local e através de membranas mucosas em vários locais de absorção. Os bioadesivos PROLOC fornecem propriedades bioadesivas melhoradas e a capacidade para maior carga de medicamento, enquanto continua sendo suave para a mucosa. Os bioadesivos PROLOC são preparados através de um processo patenteado que incorpora uma amilopectina de grau USP (milho ceroso) e um carbômero de grau USP.

O sistema PROLOC pode ser colocado em um comprimido, utilizado em pó ou moldado como uma película. Diversos estudos clínicos foram realizados para demonstrar a administração bem sucedida das medicamentos por toda a mucosa ou para terapias locais que usam a tecnologia PROLOC.

http://www.pressure-sensitive-solutions.com/pt/polimeros-de-...

http://www.scielo.br/pdf/po/v20n1/aop_pol_0497.pdf


    Reference: http://www.pressure-sensitive-solutions.com/pt/polimeros-de-...
    Reference: http://www.scielo.br/pdf/po/v20n1/aop_pol_0497.pdf
Raquel Holzmann
Australia
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cimento de borracha


Explanation:
Baseado em exemplos encontrados e na explicação abaixo, sugiro um calque linguístico (i.e. tradução palavra por palavra).

De acordo com um artigo na Wikipédia: "The solvents used in rubber cement present some hazards, including flammability and potential for abuse as inhalants." https://en.wikipedia.org/wiki/Rubber_cement

"Substâncias Inaladas (Cheiradas): Alguns exemplos incluem: cimento de borracha, produtos para remover o verniz das unhas, fluido para isqueiros, gasolina, tintas, diluentes, óxido nitroso, algumas colas, solventes orgânicos ou qualquer produto em spray." (O grifo é meu.)

Este artigo menciona o "cimento de borracha" na lista de substâncias químicas psicoativas: https://www.researchgate.net/publication/283183609_Usuarios_...


--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2019-01-13 02:47:50 GMT)
--------------------------------------------------

Nota: O contexto menciona que o cimento de borracha contém droga/fármaco, daí penso que esta seja mesmo a tradução mais apropriada.


    Reference: http://files.hria.org/files/SA1014.pdf
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
1 hr
  -> Obrigado, Paulo.

agree  Margarida Ataide
1 day 11 hrs

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cola vulcanizante


Explanation:
An adhesive consisting typically of a dispersion of unvulcanized rubber in an organic solvent (as petroleum naphtha or benzene)

Dr Manuel Delgado
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cola para borracha / cimento para borracha


Explanation:
Rubber cement = cement for rubber, not a type of cement made of rubber, whatsoever.
https://www.google.com.br/search?q=rubber cement&um=1&client...

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
17 hrs
  -> Obrigado, Claus! Você já ouviu falar de "cimento de borracha" :)

neutral  airmailrpl: "à base de borracha de policloropreno" it is rubber mixed with solvents
1 day 5 hrs
  -> Yup, but there is no such a thing as "cimento de borracha".

1 day 12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cola de contato..adesivo de contato


Explanation:
rubber cement => cola de contato..adesivo de contato

Cola de Contato Formica®
www.formica.com.br/pro_colacontato.htm
A Cola de Contato Formica® é um adesivo de contato, à base de borracha de policloropreno, desenvolvido para a colagem de vários tipos de materiais entre si .

Cascola > Adesivos de Contato
www.cascola.com.br › Cascola › Produtos
A linha de adesivos de contato Cascola apresenta uma série de opções para o profissional utilizar em seu trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 2 days 1 hr (2019-01-14 22:56:37 GMT)
--------------------------------------------------

Rubber Cement
Rubber Cement Formulations

Rubber cement is an opaque liquid that may be made using several different formulations.The base of all rubber cements is either natural gum rubber or synthetic rubbers such as neoprene or nitrile. Different grades of rubber cement may contain pulverized natural or synthetic rubber in combination with 70 percent to 90 percent heptane or hexane and 1 percent to 15 percent isopropanol or ethanol.
https://www.hunker.com/12596122/can-i-use-rubber-cement-to-r...

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search