cross-cetonization

Portuguese translation: transcetonização

22:06 Feb 11, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-)
English term or phrase: cross-cetonization
"In EP2468708 document, cross-ketonization reactions are performed in non-aqueous solvent using magnetite nanopowders as catalyst to obtain arylalkylketone."

Seria cetonização cruzada?
Isadora Vital
United States
Portuguese translation:transcetonização
Explanation:
cross - prefixo que pode ser traduzido por trans- : cross-border = transfronteiriça
cetonization : cetonização = conversão em cetona

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2019-02-11 22:42:37 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei muitas traduções como TRANSCETOLIZAÇÃO, na maioria em sites de Portugal.

https://www.vivasaudavel.pt/pt/catalogo/suplementos-nutricio...

https://www.roche.pt/emagrecer/vitaminas/v_b1.cfm

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/vitamina-b1-t...
Selected response from:

Marcelo Dias
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2transcetonização
Marcelo Dias
4 +1cetonização cruzada
Hitty-Ko Kamimura


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
transcetonização


Explanation:
cross - prefixo que pode ser traduzido por trans- : cross-border = transfronteiriça
cetonization : cetonização = conversão em cetona

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2019-02-11 22:42:37 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei muitas traduções como TRANSCETOLIZAÇÃO, na maioria em sites de Portugal.

https://www.vivasaudavel.pt/pt/catalogo/suplementos-nutricio...

https://www.roche.pt/emagrecer/vitaminas/v_b1.cfm

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/vitamina-b1-t...

Marcelo Dias
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
16 hrs

agree  Maria Perry
5 days

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cetonização cruzada


Explanation:
Em reações químicas, principalmente as orgânicas, geralmente formam-se diversos produtos. Quando mencionamos [reação] cruzada, nos referimos a um tipo específico de produtos, como no exemplo a seguir.

Exemplo: reação hipotética (extremamente simplificada) onde 2 reagentes geram 4 produtos.

A + B = [AA + BB] + [AB + BA]¹
¹: produtos cruzados


O explicado acima pode ou não se enquadrar em um dos muitos tipos de isomeria, que envolve moléculas com mesmo númeto de elementos, porém com conformação diferente. Mas repare que quando falamos de reação cruzada e isomeria, estamos falando de coisas diferentes.

Exemplo de isomeria geométrica cis-trans: Na molécula abaixo R representa um radical qualquer e trações as ligações (ligações que terminam em "nada" são com o hidrogênio, H).

R R
\ /
C ᐀ C => isômero sis
/ \


R
\ /
C ᐀ C => isômero trans
/ \
R


Se você tiver figuras das reações no arquivo que está traduzindo, poderá confirmar por si mesma baseada nas informações acima. :)

Nota: muitas vezes cetonization escreve-se com K.

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2019-02-12 13:02:07 GMT)
--------------------------------------------------

Poxa, perdeu toda a formatação bonitinha que fiz. :(

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs (2019-02-12 13:06:20 GMT)
--------------------------------------------------

Ignore os pontos. usei eles para espação corretamente.

.R.......R
..\....../
..C ᐀ C ----> (isômero sis)
../......\


.R
..\....../
..C ᐀ C ----> (isômero trans)
../......\
..........R

--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2019-02-12 18:06:09 GMT)
--------------------------------------------------

Complementando a resposta:
O termo [tipo de reação] cruzada também pode ser usado quando o produto em questão é derivado de um outro produto formado.

Em bioquímica, algumas vezes pode ser visto o termo trans[tipo de reação] como nosso colega sugeriu, principalmente nos casos mencionados acima. Essas reações geralmente ocorrem na presença de enzimas, como as transferases (transferem um grupo de uma molécula para outra).

No entanto, pelo seu contexto, embora que curto para ter uma visão geral, parece-me que se trata de síntese industrial ou algo assim.

Portanto, veja qual opção mais se enquadra no seu contexto. Se tiver figuras ilustrando as reações você mata a charada rapidinho.


Hitty-Ko Kamimura
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rosana de Almeida: Eu concordo também
10 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search