Minimal \"Self\"

Portuguese translation: Peptídeos auto-organizáveis mínimos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Minimal \"Self\"
Portuguese translation:Peptídeos auto-organizáveis mínimos
Entered by: expressisverbis

17:46 Mar 31, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-) / Minimal “self” peptides that inhibit phagocytic clearance and enhance delivery of partícles
English term or phrase: Minimal \"Self\"
I would like to know the meaning of the term [Minimal "self"] in this context:
"Minimal “self” peptides that inhibit phagocytic clearance and enhance delivery of partícles."
Carlos Batista
Brazil
peptídeos auto-organizáveis mínimos
Explanation:
Penso que esse "self" provém de "self-assembly" (auto-organização dos peptídeos).

Self-assembly pathway of peptide nanotubes formed by a glutamatic acid-based bolaamphiphile
Processo FAPESP:
13/12997-0 - Auto-organização hierárquica de peptídeos anfifílicos: mecanismos fundamentais e potenciais aplicações
https://bv.fapesp.br/pt/publicacao/112482/self-assembly-path...

ESTUDO DA INTERAÇÃO DE PEPTÍDEOS AUTO-ORGANIZÁVEIS QUE RESPONDEM ÀS MUDANÇAS DE pH COM MODELOS DE MEMBRANAS LIPÍDICAS PARA O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS NANOESTRUTURADOS
http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201070042D.pdf

Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Muito obrigado, visto que o termo self-assembly também se encontra no documento sua sugestão é bastante aplicável.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1peptídeos auto-organizáveis mínimos
expressisverbis
3sequência peptídica mínima própria
BV1


  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
minimal \"self\"
peptídeos auto-organizáveis mínimos


Explanation:
Penso que esse "self" provém de "self-assembly" (auto-organização dos peptídeos).

Self-assembly pathway of peptide nanotubes formed by a glutamatic acid-based bolaamphiphile
Processo FAPESP:
13/12997-0 - Auto-organização hierárquica de peptídeos anfifílicos: mecanismos fundamentais e potenciais aplicações
https://bv.fapesp.br/pt/publicacao/112482/self-assembly-path...

ESTUDO DA INTERAÇÃO DE PEPTÍDEOS AUTO-ORGANIZÁVEIS QUE RESPONDEM ÀS MUDANÇAS DE pH COM MODELOS DE MEMBRANAS LIPÍDICAS PARA O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS NANOESTRUTURADOS
http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201070042D.pdf



expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35
Grading comment
Muito obrigado, visto que o termo self-assembly também se encontra no documento sua sugestão é bastante aplicável.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
14 hrs
  -> Obrigada Margarida.

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
minimal \"self\"
sequência peptídica mínima própria


Explanation:
Uma possibilidade. Entendo que "self" aqui se refere ao que é próprio do organismo em questão. Por exemplo, uma célula "self" de uma pessoa é uma célula do corpo dessa pessoa, com a constituição genética dessa pessoa, em oposição a uma célula de uma bactéria que possa estar presente no corpo dessa mesma pessoa, mas não é dela, ou seja não é "self". A sequência peptídica mínima própria seria uma cadeia de peptídeos capazes de caracterizar as proteínas "self", permitindo assim que o sistema imune identifique as células ou proteínas exóticas e as elimine. Considero "self" uma palavra facílima de entender e dificílima de traduzir.

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2019-04-01 00:05:52 GMT)
--------------------------------------------------

Por meio da sequência peptídica o sistema verifica se a proteína é self ou não, elimina o que não é self (próprio) e deixa o que é próprio passar incólume.

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Excelente explicação, pois os peptídios em questão são introduzidos no corpo de forma artificial, o que explica as aspas, já que fazem parte do corpo, mas, não são próprias dele, porém, o significado do adjetivo "mínimo" continua vago no meu entendimento. Muito Obrigado!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search