hypertensive deoxycorticosterone acetate salt rats

Portuguese translation: ratos com hipertensão induzida por sal/acetato de deoxicorticosterona (DOCA)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hypertensive deoxycorticosterone acetate salt rats
Portuguese translation:ratos com hipertensão induzida por sal/acetato de deoxicorticosterona (DOCA)
Entered by: expressisverbis

13:15 Aug 19, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-)
English term or phrase: hypertensive deoxycorticosterone acetate salt rats
"Figure 10 shows the acute effects of COMPOUND on MAP in conscious, male hypertensive deoxycorticosterone acetate salt rats.'
Isadora Vital
United States
ratos com hipertensão induzida por sal/acetato de deoxicorticosterona (DOCA)
Explanation:
Essas manipulações farmacológicas, foram testadas em modelos animais que sabidamente apresentam disfunção erétil (DE), como ratos com hipertensão induzida por acetato de deoxicorticosterona (DOCA, 200 mg/Kg) ou NG-nitro-L-arginina metil éster (L-NAME, 25 mg/Kg/dia) e ratos com diabetes induzida por estreptozotocina (STZ, 40 mg/Kg).
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFOP_0debe6f7bd1c8eb84509...

O Imatinib pode exercer efeitos inibitórios sobre a fibrose miocárdica em ratos com hipertensão induzida por DOCA/sal, os quais podem ser atribuídos à inibição da atividade do PDGFR-α.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2012005000109&...

Do que li, acho que deve separar a DOCA do sal.


--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2019-08-19 13:53:08 GMT)
--------------------------------------------------

Para mim, faz mais sentido separar esses termos e há várias ocorrências na Internet:

https://www.google.com/search?biw=1920&bih=894&ei=iKlaXfS2CI...
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +4ratos com hipertensão induzida por sal/acetato de deoxicorticosterona (DOCA)
expressisverbis
3hipertensão desoxicorticosterona (DOCA-sal)
Camila Cintra
3ratos uninefrectomizados
Andrea Pilenso


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ratos uninefrectomizados


Explanation:
deoxycorticosterone acetate = DOCA

DOCA-salt hypertensive rats = uninephrectomised rats

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3083810/

In this review, we argue that administration of deoxycorticosterone acetate (DOCA) and sodium chloride to uninephrectomised rats, defined as DOCA-salt hypertensive rats, provides a reliable animal model of oxidative and inflammatory stress in the cardiovascular system.

https://www.google.com/search?biw=1242&bih=597&ei=J6NaXbG8OL...

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
hipertensão desoxicorticosterona (DOCA-sal)


Explanation:
Isadora,

foi o que encontrei em minha pesquisa:

file:///C:/Users/USER/Downloads/76-1-589-2-10-20180528.pdf



file:///C:/Users/USER/Downloads/17-02-13.pdf

"hipertensão arterial (HA) induzida por acetato de
deoxicorticosterona (Doca) associada ao sal".


--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2019-08-19 13:28:47 GMT)
--------------------------------------------------

" em ratos com hipertensão arterial (HA) induzida por acetato de
deoxicorticosterona (Doca) associada ao sal".

Camila Cintra
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

32 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +4
ratos com hipertensão induzida por sal/acetato de deoxicorticosterona (DOCA)


Explanation:
Essas manipulações farmacológicas, foram testadas em modelos animais que sabidamente apresentam disfunção erétil (DE), como ratos com hipertensão induzida por acetato de deoxicorticosterona (DOCA, 200 mg/Kg) ou NG-nitro-L-arginina metil éster (L-NAME, 25 mg/Kg/dia) e ratos com diabetes induzida por estreptozotocina (STZ, 40 mg/Kg).
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFOP_0debe6f7bd1c8eb84509...

O Imatinib pode exercer efeitos inibitórios sobre a fibrose miocárdica em ratos com hipertensão induzida por DOCA/sal, os quais podem ser atribuídos à inibição da atividade do PDGFR-α.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2012005000109&...

Do que li, acho que deve separar a DOCA do sal.


--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2019-08-19 13:53:08 GMT)
--------------------------------------------------

Para mim, faz mais sentido separar esses termos e há várias ocorrências na Internet:

https://www.google.com/search?biw=1920&bih=894&ei=iKlaXfS2CI...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
3 mins
  -> Obrigada Paulo.

agree  Vinicius Guerreiro
5 mins
  -> Obrigada Vinicius.

agree  Luiz Fernando Santos Perina
2 hrs
  -> Obrigada Luiz.

agree  Mario Freitas:
12 hrs
  -> Obrigada Mário.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search