rosehip

Portuguese translation: cinórrodo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rosehip
Portuguese translation:cinórrodo
Entered by: Luciano Eduardo de Oliveira

02:53 May 20, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Botany
English term or phrase: rosehip
http://en.wikipedia.org/wiki/Rose_hip

Vi "rosa canina" em vários sites brasileiros mas acho que é só um tipo de rosehip. Há um nome mais abrangente?

Obrigado.
Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
cinórrodo
Explanation:
Ver IATE e Lello Universal
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Muito obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5fruto da rosa/roseira
Fausto Machado Tiemann
5 +2cinórrodo
Teresa Borges
5roseira brava
Isabel Maria Almeida
4 +1Rosa-mosqueta, Rosa-silvestre
Salvador Scofano and Gry Midttun
3Depende do contexto
Luiz A. C. Paula


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
cinórrodo


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Ver IATE e Lello Universal

Example sentence(s):
  • Seu fruto, o cinórrodo, reputado por suas propriedades estimulantes, é guloseima muito procurada.

    Reference: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_rosas_nao...
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Muito obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Sofia Correia
3 hrs
  -> Obrigada!

agree  Fausto Machado Tiemann: Você está certa, Teresa! Segundo o Aurélio, cinórrodo ou cinorródio é o fruto múltiplo das roseiras e espécies congêneres, em cujo interior se encontram os verdadeiros frutos aquênios (Bot.) Resta saber se é o nome do fruto ou o tipo do fruto.
6 hrs
  -> Obrigada pelo seu comentário!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Rosa-mosqueta, Rosa-silvestre


Explanation:
Rosa-mosqueta. Rosa-silvestre, Rosa aff. Rubiginosa, syn. ...
www.ervasedicas.com/arquivos/ervas_indice_m-z.htm - 56k -

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2008-05-20 08:02:14 GMT)
--------------------------------------------------

Rosehips- [ Traduzir esta página ]The plant's scientific name is Rosa Aff. Rubiginosa. Its flowers are pink color and as the ... Rose hip oil is obtained from the seeds of the Rosehip fruit. ...
bodywrapproducts.com/body-wrap-ingredients/rosehips.htm - 13k -


Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberta Queiroga
3 days 22 hrs
  -> Obrigado

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
roseira brava


Explanation:
Em botânica "rosehip" é traduzido 'roseira brava'.

Isabel Maria Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
fruto da rosa/roseira


Explanation:
Aparentemente não há nome específico para o fruto da espécie.

Mas com certeza "rosa canina" é o nome de uma espécie de rosa, não o nome do fruto.

--------------------------------------------------
Note added at 10 horas (2008-05-20 13:13:02 GMT)
--------------------------------------------------

Agradeço à colaboração dos colegas, mas creio que a Teresa informou o nome específico desses frutos.

--------------------------------------------------
Note added at 10 horas (2008-05-20 13:17:05 GMT)
--------------------------------------------------

Resta apenas saber se cinórrodo é o nome do fruto mesmo ou o tipo do fruto.

Example sentence(s):
  • "Fruto da roseira, (pseudofruto das plantas do género Rosa spp.), vermelho quando maduro. É usado geralmente para o preparo de geléias ou chá de ervas."
  • "Os pomos, drupas, amoras, nêsperas, morangos, e o fruto da roseira são exemplos de frutas desta família."
Fausto Machado Tiemann
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leniel Maccaferri
1 min
  -> Grato!

agree  José Raeiro: Fruto da Roseira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruta#Fam.C3.ADlia_Rosaceae
2 mins
  -> Grato!

agree  Marcos Antonio
6 hrs
  -> Grato!

agree  rhandler
11 hrs
  -> Grato!

agree  Cristina Santos
18 hrs
  -> Grato!

1 day 16 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Depende do contexto


Explanation:
Rose hip é o fruto das roseiras em geral. No entanto Rosehip é também o nome botânico para uma espécie de roseira, a Rosa canina, que tem como outros nomes populares rosa-mosqueta, rosa-selvagem, rosa-silvestre, rosa-de-cão, rosa-primitiva. Portanto, na minha opinião a tradução vai depender do contexto

Luiz A. C. Paula
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search