nurse logs

Portuguese translation: forófitos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:nurse logs
Portuguese translation:forófitos
Entered by: Teresa Borges

14:15 Dec 22, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Botany / Forest fires
English term or phrase: nurse logs
Contexto:

Variable retention treatments (the preservation of structural elements of a forest such as nurse logs for ecological purposes) are used to increase vertical and horizontal discontinuities in flammable fuels, favouring the growth of trees with resistance and resilience traits (e.g. large diameters, deep roots, fecund mother trees).

Encontrei a definição em inglês na Wikipedia: "A nurse log is a fallen tree which, as it decays, provides ecological facilitation to seedlings". (https://en.wikipedia.org/wiki/Nurse_log) No entanto, não consigo encontrar a tradução. Pensei em tronco-ama mas não encontro ocorrências. Estou à procura do termo em português de Portugal, mas todas as sugestões são bem-vindas...
Teresa Borges
Portugal
forófitos
Explanation:
São uma espécie de forófitos:
“Forófito
fo.ró.fi.tofuˈrɔfitu
nome masculino
BOTÂNICA planta que serve de suporte a um epífito”
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/foróf...

Pelo que entendo, usa-se forófito independentemente se são troncos vivos (neste caso as espécies que dele se alimentam são epífitas) ou em decomposição (e neste, epixílicas).

Referências:
“Los investigadores estudiaron también la repercusión de la producción maderera y de astillas sobre el volumen y la descomposición del material leñoso caído y de las especies epixílicas, que viven sobre la madera podrida.”
https://cordis.europa.eu/article/id/92532-sustainable-manage...

“O termo forófito, por sua vez, é utilizado em oposição a hospedeiro pois este denota relação parasítica. Provém da junção das palavras ‘foro’ (sustentar) e ‘fito’ (planta), podendo ser substituído por árvore-suporte.”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Epifitismo

“As propriedades do forófito podem afetar os epífitos em vários processos, através do hábito de crescimento, porosidade e composição química da casca. Assim, a importância da rugosidade da casca pode estar conectada com o estabelecimento de sementes, em que uma casca com uma fissura mais profunda fornece um microclima adequado tanto para a germinação de sementes e esporos, como também para evitar que sementes jovens sejam carregadas pela água (JOHANSSON, 1974). Outras características dos forófitos, como PAP e altura, são consideradas importantes para o estabelecimento dos epífitos.”
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150157/j...

Definitivamente há pouca informação em PT-pt, mas espero que estas referências ajudem :)

--------------------------------------------------
Note added at 6 dias (2020-12-29 11:26:34 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Errata: (neste caso as espécies que dele **dependem** são epífitas)

Obrigada eu, Teresa, até há uns dias não fazia ideia que tal termo existia e agora é a palavra mais sugerida quando começo a escrever ‘for’... :)
Selected response from:

Cláudia Pinheiro Pereira
Portugal
Grading comment
Obrigada, Cláudia!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4forófitos
Cláudia Pinheiro Pereira
3 +1tronco-berçário
Cristina Mantovani
3troncos deitados em chão de floresta (“nurse logs”)
Oliver Simões
3Plantas enfermeiras
Bruno Rezende
3troncos viabilizadores/facilitadores de mudas
Clauwolf
2cepos/troncos/restos (de árvores abatidas) para viveiro/propagação/enriquecimento dos solos
Ana Vozone


Discussion entries: 2





  

Answers


53 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Plantas enfermeiras


Explanation:
Encontrei em artigos científicos o termo "plantas enfermeiras".

http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/2729.ht...
https://capa.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Comida-Boa-na...

Bruno Rezende
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Bruno!


56 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
troncos viabilizadores/facilitadores de mudas


Explanation:
:) Um pouco longo, mas é isso (conforme contexto)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Cláudio!


56 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
tronco-berçário


Explanation:
Sugestão. =)


    https://www.oeco.org.br/colunas/colunistas-convidados/27657-a-importancia-das-arvores-mortas/
Cristina Mantovani
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Cristina!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ulissescarvalho
2 days 11 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
cepos/troncos/restos (de árvores abatidas) para viveiro/propagação/enriquecimento dos solos


Explanation:
Mais uma (longa) sugestão.

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Ana!


1 day 15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
troncos deitados em chão de floresta (“nurse logs”)


Explanation:
É o mais próximo que cheguei de uma "tradução". Tentei várias pesquisas no Google, usando diferentes parâmetros mas sem muito sucesso. Se não encontrar uma tradução mais precisa (e sem muita verborragia), sugiro adicionar uma nota de rodapé explicativa.

A "tradução" acima foi tirada de um trabalho acadêmico, que traz alguns poemas-comentários ligados à ecologia. Para quem gosta de literatura vale a pena, a começar pela dedicatória: "Dedico esse trabalho a todos os artistas de alma, em cujo seio a arte dorme e através de cujo corpo contaminam vivamente o mundo." Muito apropriado para esses tempo de pandemia! Deixo aqui o link caso alguém queira explorar mais: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/139005/0...

Oliver Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Oliver!


5 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
forófitos


Explanation:
São uma espécie de forófitos:
“Forófito
fo.ró.fi.tofuˈrɔfitu
nome masculino
BOTÂNICA planta que serve de suporte a um epífito”
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/foróf...

Pelo que entendo, usa-se forófito independentemente se são troncos vivos (neste caso as espécies que dele se alimentam são epífitas) ou em decomposição (e neste, epixílicas).

Referências:
“Los investigadores estudiaron también la repercusión de la producción maderera y de astillas sobre el volumen y la descomposición del material leñoso caído y de las especies epixílicas, que viven sobre la madera podrida.”
https://cordis.europa.eu/article/id/92532-sustainable-manage...

“O termo forófito, por sua vez, é utilizado em oposição a hospedeiro pois este denota relação parasítica. Provém da junção das palavras ‘foro’ (sustentar) e ‘fito’ (planta), podendo ser substituído por árvore-suporte.”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Epifitismo

“As propriedades do forófito podem afetar os epífitos em vários processos, através do hábito de crescimento, porosidade e composição química da casca. Assim, a importância da rugosidade da casca pode estar conectada com o estabelecimento de sementes, em que uma casca com uma fissura mais profunda fornece um microclima adequado tanto para a germinação de sementes e esporos, como também para evitar que sementes jovens sejam carregadas pela água (JOHANSSON, 1974). Outras características dos forófitos, como PAP e altura, são consideradas importantes para o estabelecimento dos epífitos.”
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150157/j...

Definitivamente há pouca informação em PT-pt, mas espero que estas referências ajudem :)

--------------------------------------------------
Note added at 6 dias (2020-12-29 11:26:34 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Errata: (neste caso as espécies que dele **dependem** são epífitas)

Obrigada eu, Teresa, até há uns dias não fazia ideia que tal termo existia e agora é a palavra mais sugerida quando começo a escrever ‘for’... :)

Cláudia Pinheiro Pereira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Cláudia!
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Cláudia!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search