Disclosure Committee

Portuguese translation: comitê de divulgação (de informações)

14:13 Apr 29, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general)
English term or phrase: Disclosure Committee
Contexto: "The Disclosure Committee is made up of the CEO, CFO, Corporate Controller, Manager of Corporate Reporting, and Corporate Treasurer."

Comitê de Divulgação?
Carlos Teixeira
Ireland
Portuguese translation:comitê de divulgação (de informações)
Explanation:

Bom trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs 27 mins (2005-04-29 20:40:23 GMT)
--------------------------------------------------

Sobre a oposição entre COMITÊ e COMISSÃO, vejam o que traz o Dicionário Houaiss:

COMITÊ

1 - comissão, junta, delegação

2 - Derivação: por extensão de sentido.
reunião de pessoas que visam a um interesse determinado
Ex.: c. de ação

3 - Derivação: por metonímia.
local em que se reúne esse grupo

Reproduzi acima o verbete inteiro de COMITÊ. Agora, dentre as várias acepções de COMISSÃO, vejam, no que nos diz respeito aqui, o que diz o Houaiss:

COMISSÃO

6 - (1386) conjunto de indivíduos que uma assembléia incumbe de executar determinada tarefa especial, realizar um estudo, examinar e opinar sobre um negócio, resolver problemas etc.
Ex.: c. de moradores

7 - cada um dos grupos em que os membros das duas **câmaras legislativas** se dividem para analisar projetos e propostas de lei e emitir pareceres a seu respeito; comitê

8 - reunião desses indivíduos para esse efeito; comitê


Fico com a impressão de que COMISSÃO tem uma conotação ainda mais política do que COMITÊ.
Selected response from:

Marsel de Souza
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5comitê de divulgação (de informações)
Marsel de Souza
5 +2Comissão de Divulgação
Eliane Rio Branco
5 +2Comitê de Divulgação
Luciano Monteiro


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
disclosure committee
Comitê de Divulgação


Explanation:
hth

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2005-04-29 14:16:43 GMT)
--------------------------------------------------

VIVO
... Estas divulgações são revisadas pelo Comitê de Divulgação no assessoramento ao
... O Comitê de Divulgação é responsável pelo processo de divulgação de ...
www.mediagroup.com.br/vivo/ port/TBE/governanca/comite_divulgacao.asp - 22k

RI
... deverá comunicar tal ocorrência ao comitê de divulgação, ... 5.4 Decidindo o
Comitê de Divulgação pela divulgação de Ato ou Fato Relevante, ...
ri.unibanco.com.br/por/plm/pdd5/index.asp - 47k

Luciano Monteiro
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: http://ww13.itau.com.br/itausa/port/index.htm sim - grupo itau
6 hrs

agree  EduardoSanglard
1 day 22 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
disclosure committee
Comissão de Divulgação


Explanation:
Eu escolho comissão porque comitê dá uma idéia mais política...

Eliane Rio Branco
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Celia Neves
1 hr

agree  Paulo Celestino Guimaraes: concordo com você Eliane, comitê tb me dá uma idéia mais política......
4 hrs

neutral  Marsel de Souza: Oi Eliane, veja as observações que fiz na minha sugestão, comparando comitê e comissão.
5 hrs

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
disclosure committee
comitê de divulgação (de informações)


Explanation:

Bom trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs 27 mins (2005-04-29 20:40:23 GMT)
--------------------------------------------------

Sobre a oposição entre COMITÊ e COMISSÃO, vejam o que traz o Dicionário Houaiss:

COMITÊ

1 - comissão, junta, delegação

2 - Derivação: por extensão de sentido.
reunião de pessoas que visam a um interesse determinado
Ex.: c. de ação

3 - Derivação: por metonímia.
local em que se reúne esse grupo

Reproduzi acima o verbete inteiro de COMITÊ. Agora, dentre as várias acepções de COMISSÃO, vejam, no que nos diz respeito aqui, o que diz o Houaiss:

COMISSÃO

6 - (1386) conjunto de indivíduos que uma assembléia incumbe de executar determinada tarefa especial, realizar um estudo, examinar e opinar sobre um negócio, resolver problemas etc.
Ex.: c. de moradores

7 - cada um dos grupos em que os membros das duas **câmaras legislativas** se dividem para analisar projetos e propostas de lei e emitir pareceres a seu respeito; comitê

8 - reunião desses indivíduos para esse efeito; comitê


Fico com a impressão de que COMISSÃO tem uma conotação ainda mais política do que COMITÊ.

Marsel de Souza
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
1 min
  -> Obrigado, Cláudio. Eu acho que simplesmente "divulgação" pode ficar vago, já que a idéia de divulgação também pode estar ligada à idéia de propaganda e publicidade.

agree  rhandler: Também acho, melhor usar completo.
53 mins
  -> Muito obrigado, rhandler.

agree  Veronica Ovadia (X)
2 hrs
  -> Obrigado, Veronica.

agree  James Cook: comitê de divulgação/comitê de relações com o público (imprensa)
3 hrs
  -> Obrigado, James.

agree  Paulo Celestino Guimaraes: o grupo Itaú utiliza este termo tanto para Português como para Inglês mas como a Eliane disse... a palavra comitê transmite uma idéia voltada para política...ou até uma reunião mais íntima...em petit comitet (círculo íntimo de amigos)
6 hrs
  -> Obrigado, Paulo. Eu não vejo esse perigo da conotação política. A palavra "comissão" também é muito usada em política.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search