pen and ink changes

Portuguese translation: mudanças / modificações / alterações / correções feitas à mão (ou manuscritas)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pen and ink changes
Portuguese translation:mudanças / modificações / alterações / correções feitas à mão (ou manuscritas)
Entered by: Oliveira Simões

06:33 Jun 11, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Business/Commerce (general)
English term or phrase: pen and ink changes
Olá,

Gostaria de ver sugestões de tradução para o termo "pen and ink changes" no seguinte contexto

"Meeting items: Review of objectives, Critical Information Requests and ‘pen and ink’ changes to the financial plan."

Encontrei a definição para o termo, mas tenho dúvidas quanto à tradução. http://knowledgetonegotiate.blogspot.com/2011/01/pen-and-ink...

Obrigado
Ricardo Cidra
United Kingdom
mudanças / modificações / alterações / correções feitas a mão (ou manuscritas)
Explanation:
Sugestão baseada nas explicações encontradas neste artigo: http://knowledgetonegotiate.blogspot.com/2011/01/pen-and-ink...

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2019-06-12 00:36:05 GMT)
--------------------------------------------------

Grafia correta: feita à mão (com crase)

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2019-06-12 00:36:33 GMT)
--------------------------------------------------

Ou melhor: feitas à mão
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3mudanças / modificações / alterações / correções feitas a mão (ou manuscritas)
Oliveira Simões
4 +3rasuras
Teresa Borges
4 +2mudanças secundárias; pequenas alterações
Matheus Chaud
4ressalvas
Andrea Pilenso


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
rasuras


Explanation:
Em PT(pt) diria assim, ver:

Se o documento contiver notas marginais, palavras entrelinhadas, rasuras, emendas ou outros vícios externos, sem a devida ressalva, cabe ao julgador fixar livremente a medida em que esses vícios excluem ou reduzem a força probatória do documento.
https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/2017031...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 628

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  JOANA ALENCAR
2 hrs
  -> Obrigada, Joana!

agree  Liane Lazoski
3 hrs
  -> Obrigada, Liane!

agree  Gloria Teixeira
1 day 15 hrs
  -> Obrigada, Maria da Glória!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ressalvas


Explanation:
Sugestão

https://www.significados.com.br/ressalva/

“Ressalva é um substantivo feminino que significa correção, observação, emenda, retificação ou salvaguarda.

Uma ressalva também pode ser como uma espécie de errata, ou seja, uma nota que serve para corrigir um erro que se encontra em um texto. Em um contrato, uma ressalva é uma cláusula que altera os termos contratuais. Além disso, uma ressalva pode ser um documento que é redigido com o propósito de proteger ou salvaguardar uma determinada pessoa.”

“Ressalva em termo de rescisão de contrato
No contexto laboral, quando um trabalhador é despedido, o seu contrato é rescindido. Nestes casos, muitas vezes é necessário fazer ressalvas na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Na CTPS, as ressalvas são feitas na área de anotações gerais e costumam começar com a expressão "fica ressalvado que..." e "ressalva:"

Quando um trabalhador é demitido, uma ressalva pode garantir ao trabalhador o direito de entrar na justiça para reivindicar verbas que não foram pagas e que são seu direito.”






Andrea Pilenso
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
pen and ink changes
mudanças secundárias; pequenas alterações


Explanation:

Veja esta definição em um site do governo norte-americano:
https://www.dm.usda.gov/employ/policy/glossary.htm
Pen and Ink Change

A change to a position description that is not significant enough to impact, or cause change to, the pay plan, title, series or grade level of the position. Changes are typically minor; e.g., adding, changing, deleting a word, few sentences, etc. A change that adds more than this to a position description or requires a new coversheet (AD-332, OF-8 or equivalent) should be processed as an amendment to the position description or as a new position description.


Parece-me que se encaixa bem no seu contexto :)

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 489

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
4 hrs
  -> Obrigado, Clau!

agree  Fausto Machado Tiemann
1 day 23 hrs
  -> Obrigado, Fausto!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
mudanças / modificações / alterações / correções feitas a mão (ou manuscritas)


Explanation:
Sugestão baseada nas explicações encontradas neste artigo: http://knowledgetonegotiate.blogspot.com/2011/01/pen-and-ink...

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2019-06-12 00:36:05 GMT)
--------------------------------------------------

Grafia correta: feita à mão (com crase)

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2019-06-12 00:36:33 GMT)
--------------------------------------------------

Ou melhor: feitas à mão

Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ferreirac: alterações feitas à mão
4 hrs
  -> Correto. Obrigado. http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/du...

agree  Olavo Nogueira
5 hrs
  -> Obrigado, Olavo.

agree  Mario Freitas:
19 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search