apples-to-apples metrics

Portuguese translation: métricas consistentes

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:apples-to-apples metrics
Portuguese translation:métricas consistentes
Entered by: Cintia Galbo

19:48 Jun 4, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Business/Commerce (general) / general
English term or phrase: apples-to-apples metrics
How can organizations know if their practices really work? How to get a true apples to apples comparison? For a lot of agencies, this means reporting at the individual retailer level and apples-to-apples metrics to compare performance across retailers.

Obrigada desde já!
Cintia Galbo
métricas consistentes
Explanation:
Sugestão: métricas consistentes, que permitem comparar coisas equivalentes, de mesma natureza.
Selected response from:

ferreirac
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4"métricas de produtos idênticos", "métricas de dados semelhantes"
Ricardo Meneguelo
4métricas consistentes
ferreirac
4métricas que comparam banana com banana
Matheus Chaud
3 +1métricas comparáveis
Julio Cinquina
3 +1métrica de comparação direta
Ana Vozone
4métricas semelhantes
Mariana Pereira
4métricas parecidas/semelhantes/similares
Isadora Vital
3Comparação justa
Augusto Rochadel


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
métricas semelhantes


Explanation:
Sugestão

Mariana Pereira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
métricas parecidas/semelhantes/similares


Explanation:
sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2020-06-04 19:54:04 GMT)
--------------------------------------------------

apples-to-apples é o oposto de "apples and oranges" que é a comparação entre duas coisas diferentes, onde não pode haver comparação.



Isadora Vital
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Comparação justa


Explanation:
Sugestão.

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
métrica de comparação direta


Explanation:
Mais uma sugestão.

Example sentence(s):
  • Fundo de participação como este não tem métrica de comparação direta com fundo de ações,
Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 341

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
2 mins
  -> Obrigada, Teresa!

40 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
métricas comparáveis


Explanation:
Referências:

"(...) o crescimento da importância das alternativas digitais para comunicação demanda o estabelecimento de métricas comparáveis para sua incorporação ao ecossistema geral de mídia."
http://www.aba.com.br/wp-content/uploads/2019/05/guia-aba-me...

"Serviços focados na análise, correlação e apresentação dos dados sob a forma de métricas comparáveis (...)."
https://www.scania.com/pt/pt/home/products-and-services/data...

Julio Cinquina
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Daniel Umisedo
17 hrs
  -> Obrigado, Daniel!

44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"métricas de produtos idênticos", "métricas de dados semelhantes"


Explanation:
como exemplo:
Sentença:
It is therefore critical to compare apples to apples when it comes to the efficiency of a UPS and selecting the appropriate one for your data centre.
Tradução:
Portanto, é fundamental comparar produtos idênticos quando se trata da eficiência de uma UPS e seleccionar o mais adequado para o seu Data Center.

Example sentence(s):
  • It is therefore critical to compare apples to apples when it comes to the efficiency of a UPS and selecting the appropriate one for your data centre.

    Reference: http://https://www.esolutionsinc.com/resources/revenue-cycle...
Ricardo Meneguelo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
métricas consistentes


Explanation:
Sugestão: métricas consistentes, que permitem comparar coisas equivalentes, de mesma natureza.

ferreirac
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 368
Grading comment
Obrigada!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
métricas que comparam banana com banana


Explanation:

"compare apples to apples", em português, seria "não comparar banana com laranja", ou então "comparar banana com banana".

A expressão "comparar banana com banana" é muito comum, inclusive no jornalismo:

http://direito.folha.uol.com.br/blog/comparando-bananas-e-la...
Quando vamos comparar dados estatísticos – inclusive de crimes – devemos comparar coisas iguais. Laranja com laranja, banana com banana. Não podemos compara bananas com laranjas.

Creio que seria o equivalente mais natural 😀

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-06-04 22:21:25 GMT)
--------------------------------------------------

Não tenha medo de falar em fruta... o original também fala :)

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-06-04 22:23:13 GMT)
--------------------------------------------------

Mais referências que usam esta expressão (comparar banana com banana):
https://www.google.com/search?ei=3XLZXqbBJ8_D5OUP7t698AI&q=c...

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 573




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search