bandgap

Portuguese translation: lacuna na banda

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bandgap
Portuguese translation:lacuna na banda
Entered by: rhandler

20:17 Nov 16, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: bandgap
The ability to generate light this way is a property of indium phosphide and other compounds (known as direct bandgap semiconductors).
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
lacuna na banda
Explanation:
Mas é claro que se traduz. Veja e visite estes exemplos:

Células solares
... deixando assim uma lacuna na banda de valência. Gera-se dessa forma um par elétron-lacuna que são os portadores de corrente elétrica nos semicondutores. ...
www.lsi.usp.br/~hparaujo/solaris0p.htm

captacao de imagens
Os semicondutores, especialmente o Sílicio (o Si será usado nessa discussão ... para a banda de condução e o surgimento de uma lacuna na banda de valência, ...
www.joinville.udesc.br/processamentodeimagens/captacao_de_i...


[PDF] TEORIA DOS SEMICONDUTORES
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
cada lacuna na banda de valência representa uma órbita de rotação disponível. ... As lacunas num semicondutor também produzem uma corrente. ...
www.ime.eb.br/~pinho/pessoal/fundengele/transparencias/Tran...

[PDF] (1) Slide 1 Espectro eletromagnético O Espectro Eletromagnético ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
termistor. Em um semicondutor intrínseco, os fótons podem promover um elétron para a banda de condução, deixando uma lacuna na banda de valência. ...
www.universiabrasil.net/mit/6/6071/PDF/f02-lec24_val.pdf -

Química Nova - Photoelectrochemical degradation of atrazina on ...-
Dentre os óxidos metálicos semicondutores como TiO2, ZnO, WO3, SrTiO3 e Fe2O3, ... gerando uma lacuna na banda de valência e elétrons na banda de condução. ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito obrigada
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5hiato energético directo
Sonia Rebouta
5lacuna na banda
rhandler
4 +1bandgap
Clauwolf


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
bandgap


Explanation:
:)
Um semicondutor é caracterizado por bandas de valência (BV) e bandas de condução. (BC) sendo a região entre elas chamada de bandgap. ...
teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/10523.pdf - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2006-11-16 20:37:48 GMT)
--------------------------------------------------

Nome simpático, começa por "B" de botafogo, pra que mudar?

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 278

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susy Ordaz
1 min
  -> obrigado

28 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
lacuna na banda


Explanation:
Mas é claro que se traduz. Veja e visite estes exemplos:

Células solares
... deixando assim uma lacuna na banda de valência. Gera-se dessa forma um par elétron-lacuna que são os portadores de corrente elétrica nos semicondutores. ...
www.lsi.usp.br/~hparaujo/solaris0p.htm

captacao de imagens
Os semicondutores, especialmente o Sílicio (o Si será usado nessa discussão ... para a banda de condução e o surgimento de uma lacuna na banda de valência, ...
www.joinville.udesc.br/processamentodeimagens/captacao_de_i...


[PDF] TEORIA DOS SEMICONDUTORES
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
cada lacuna na banda de valência representa uma órbita de rotação disponível. ... As lacunas num semicondutor também produzem uma corrente. ...
www.ime.eb.br/~pinho/pessoal/fundengele/transparencias/Tran...

[PDF] (1) Slide 1 Espectro eletromagnético O Espectro Eletromagnético ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
termistor. Em um semicondutor intrínseco, os fótons podem promover um elétron para a banda de condução, deixando uma lacuna na banda de valência. ...
www.universiabrasil.net/mit/6/6071/PDF/f02-lec24_val.pdf -

Química Nova - Photoelectrochemical degradation of atrazina on ...-
Dentre os óxidos metálicos semicondutores como TiO2, ZnO, WO3, SrTiO3 e Fe2O3, ... gerando uma lacuna na banda de valência e elétrons na banda de condução. ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 296
Grading comment
Muito obrigada
T.

45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
hiato energético directo


Explanation:
"Os materiais semicondutores de largo hiato energético constituem um dos tópicos ... apenas devido ao facto de ser um material de hiato directo, como ..."

Tanto em português do Brasil como de Portugal.

Example sentence(s):
  • "(...) Os materiais semicondutores de largo hiato energético constituem um dos tópicos. de estudo mais interessantes da última década essencialmente devido à (...)"
  • om energia menor que a desse hiato energético não são absorvidos pelo semicondutor . A segunda condição depende da qualidade de fabricação. ...

    Reference: http://w3.ualg.pt/~jlongras/Notas-FES-2005-2006.pdf
    Reference: http://www.eletrica.ufu.br/siteatual/laboratorios/nerfae/fot...
Sonia Rebouta
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search