rice leaf bug

Portuguese translation: percevejo do arroz

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rice leaf bug
Portuguese translation:percevejo do arroz
Entered by: Jeovane Cazer

12:21 Mar 17, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Chemistry; Chem Sci/Eng / Pragas na lavoura, inseticidas
English term or phrase: rice leaf bug
Nome cientìfico: Trigonotylus caelestialium

Não achei nada em português, alguém saberia o nome correto?
Jeovane Cazer
Brazil
percevejo do arroz
Explanation:
bush bug
percevejo do arroz
Selected response from:

Fernando Filipe
Grading comment
É isso.

Muito obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3percevejo
Maria José Tavares (X)
4 +2percevejo do arroz
Fernando Filipe
5percevejo da panícula do arroz
Marcelo Lino
4percevejo
Olabonjour
Summary of reference entries provided
Claudio Mazotti

  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
percevejo


Explanation:
Biotec-Zone - O teu portal de BiotecnologiaFoi estudado o efeito deste tipo de milho em insectos não alvo, como o percevejo, Trigonotylus caelestialium – ao qual foi dada especial atenção dado que é ...
www.biotec-zone.net/index.php?do=vernoticia&id=292 - 13k - Em cache - Páginas semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2009-03-17 12:26:43 GMT)
--------------------------------------------------

Trigonotylus caelestialium (Kirkaldy, 1902) Percervejo - Portal da ...Trigonotylus caelestialium (Kirkaldy, 1902) Percervejo - Portal da Biodiversidade dos Açores.
www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&sstr... - Páginas semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2009-03-17 12:27:24 GMT)
--------------------------------------------------

DF] Nota Informativa do CiB Publicações e Recursos Educativos na ...Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
dedicado especial atenção ao percevejo (Trigonotylus caelestialium), uma vez que é uma espécie abundante e exposta às toxinas Cry, produzidas pelos milhos ...
www.cibpt.org/notasinfo/notainfocib2008-8.pdf - Páginas semelhantes


Maria José Tavares (X)
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  imatahan
5 mins
  -> Obrigada :)

agree  Isabel Maria Almeida
6 mins
  -> Obrigada Isabel

agree  Teresa Borges
12 mins
  -> Obrigada Teresa

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
percevejo


Explanation:
Em portugal chamam-lhe assim


    Reference: http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=p...
Olabonjour
Native speaker of: Native in FrenchFrench

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
percevejo do arroz


Explanation:
bush bug
percevejo do arroz

Fernando Filipe
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
É isso.

Muito obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: é mais específico
4 mins

agree  Marlene Curtis
9 mins

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
percevejo da panícula do arroz


Explanation:
Há vários nomes vulgar, para várias espécies de heterópteros que atacam os arrozais, incluindo: chupão, pulgão, tamanjuá...
http://www.cnpaf.embrapa.br/publicacao/circulartecnica/circ_...

Marcelo Lino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28




Reference comments


17 mins
Reference

Reference information:
O Percevejo-do-arroz (Solubea poecila) é uma espécie de percevejo da família dos pentatomídeos, de ampla distribuição no Brasil, que mede cerca de 7 mm de comprimento por 4 mm de largura. Este inseto apresenta uma coloração marrom, com manchas amarelas no pronoto e escutelo. Possui esse nome pois em certas regiões constitui a mais importante praga do arroz. É conhecido, dentre outros nomes, de chupador, chupador-do-arroz, chupão, chupão-do-arroz, frade, percevejo-sugador, pulga-d'anta, pulgão, tamandujá e tamanjuá.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Percevejo-do-arroz"

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 88




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search