dipole bond

Portuguese translation: forças ou ligações dipolo-dipolo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dipole bond
Portuguese translation:forças ou ligações dipolo-dipolo
Entered by: Marcelo Lino

19:40 Apr 29, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: dipole bond
H2O’s dipole bond causes water to move with greater force through whatever’s trying to contain it like a narrow canyon, boulders in the river bed, or a power plant.
cleiton (X)
forças ou ligações dipolo-dipolo
Explanation:
"As ligações dipolo-dipolo entre as moléculas de H2O fazem a água se movimentar..."

É um tipo de "ligação" intermolecular que consiste na atração entre moléculas polares (dipolos).
No caso das moléculas da água, estas forças são mais corretamente denominadas como PONTES DE HIDROGÊNIO, geralmente mais fortes que as ligações dipolo-dipolo comuns.


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2009-04-29 21:11:53 GMT)
--------------------------------------------------

O termo geralmente empregado é dipolo-dipolo, pois o dipolo (ou molécula polar) pode atrair também os íons (iões em PT-PT), no caso do texto são forças de coesão entre as moléculas de H2O-H2O.

[Ligações de hidrogénio
São um caso particular das ligações dipólo – dipólo, que se estabelecem entre moléculas que apresentam ligações covalentes do tipo H – F , H – O e H – N , como as moléculas H2O , HF e NH3.]
http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CHYMICA/Intermoleculares...

Uma boa referência:
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
http://ccet.ucs.br/defq/naeq/Qui Geral/materialempdf/6ligaco...
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Resposta perfeita! Muitíssimo obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3forças ou ligações dipolo-dipolo
Marcelo Lino
4 +1ligação bipolar
Heloisa Ferreira
4ligação dipolar
Cintia Galbo


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ligação bipolar


Explanation:
É o termo mais comumente usado.

Heloisa Ferreira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
53 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ligação dipolar


Explanation:
As ligações dipolares podem ser entre: (i) dipolos induzidos flutuantes, (ii) dipolos permanentes e induzidos, (iii) dipolospermanentes.




    Reference: http://74.125.47.132/search?q=cache:jNeJhcCtxQwJ:www.pmt.usp...
    Reference: http://usuarios.uninet.com.br/~hopper/epcd_d.htm
Cintia Galbo

55 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
forças ou ligações dipolo-dipolo


Explanation:
"As ligações dipolo-dipolo entre as moléculas de H2O fazem a água se movimentar..."

É um tipo de "ligação" intermolecular que consiste na atração entre moléculas polares (dipolos).
No caso das moléculas da água, estas forças são mais corretamente denominadas como PONTES DE HIDROGÊNIO, geralmente mais fortes que as ligações dipolo-dipolo comuns.


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2009-04-29 21:11:53 GMT)
--------------------------------------------------

O termo geralmente empregado é dipolo-dipolo, pois o dipolo (ou molécula polar) pode atrair também os íons (iões em PT-PT), no caso do texto são forças de coesão entre as moléculas de H2O-H2O.

[Ligações de hidrogénio
São um caso particular das ligações dipólo – dipólo, que se estabelecem entre moléculas que apresentam ligações covalentes do tipo H – F , H – O e H – N , como as moléculas H2O , HF e NH3.]
http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CHYMICA/Intermoleculares...

Uma boa referência:
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
http://ccet.ucs.br/defq/naeq/Qui Geral/materialempdf/6ligaco...


Marcelo Lino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Resposta perfeita! Muitíssimo obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães: Ao menos em pt-br. Ligações de hidrogênio (no caso da água)
20 mins
  -> Obrigado, fvasconcellos! Sim, alguns usam "ligações", particularmente, eu prefiro "forças".

agree  rhandler
58 mins
  -> Obrigado, Ralph!

agree  Artur Jorge Martins
3 hrs
  -> Obrigado, Artur!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search