International Translation Day 2018

Join ProZ.com/TV for a FREE event September 25-26th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation

CAKE and SLURRY

Portuguese translation: torta e lama

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:CAKE and SLURRY
Portuguese translation:torta e lama
Entered by: Marlene Curtis

11:06 Oct 22, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Chemistry; Chem Sci/Eng / Catalyst
English term or phrase: CAKE and SLURRY
Hi there.

Alguém ai tem uma idéia para os termos abaixo?
The solid cake obtained after the second step is reslurried in TBA (280 mL) for 30 minutes at a temperature of 50ºC

CAKE?
SLURRY? Suspensão? Lama? .....?

Obrigado.
FabianoHenique
Brazil
torta e lama
Explanation:
Filtragem de rejeitos de minério de ferro visando à sua disposição ...
www.redalyc.org/articulo.oa?id=56425220016
Translate this page
by AEC Peres - ‎2012 - ‎Related articles
A filtragem das lamas sob pressão resultou em taxa unitária de filtragem ... A torta derivada das lamas poderia ser misturada à torta de rejeitos grossos e/ou o estéril ... The traditional method for the disposal of slurry in tailing dams requires large ... resulted in low filtration rate and high residual cake moisture (around 20%).
Selected response from:

Marlene Curtis
United States


Summary of answers provided
4 +2torta e lama
Marlene Curtis
3pedaço e pasta
Elcio Gomes


Discussion entries: 2





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
cake and slurry
pedaço e pasta


Explanation:
Sugestão:
O pedaço sólido obtido após a segunda etapa é amolecido em TBA (280 ml) durante 30 minutos a uma temperatura de 50º C.

Essa diluição faz com que se torne fluido ou pastoso. (slurry)

Elcio Gomes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Gente. Desculpe por não ter feito o post mais claro , ou não ter colocado como pontos válidos Desculpa. To ainda pegando o jeito de usar. Eu decidi usar torta para CAKE, mas SLURRY é usado também como um verbo posteriormente, RESLURRY o que me fez usar a palavra suspensão, resuspender, resuspensão etc... Lama realmente é um temro usado em química? Eu não mencionei que é uma reação química. Obrigado pelos comentários e pela ajuda. Agradeço de antemão pelas dicas que vcs podem me passar. Gracias.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Joao Marcelo Trovao: Por onde você anda? Já procurei você no Facebook e nada? Senti sua falta, amigo.
13 mins
  -> Obrigado, por lembrar de nós!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cake and slurry
torta e lama


Explanation:
Filtragem de rejeitos de minério de ferro visando à sua disposição ...
www.redalyc.org/articulo.oa?id=56425220016
Translate this page
by AEC Peres - ‎2012 - ‎Related articles
A filtragem das lamas sob pressão resultou em taxa unitária de filtragem ... A torta derivada das lamas poderia ser misturada à torta de rejeitos grossos e/ou o estéril ... The traditional method for the disposal of slurry in tailing dams requires large ... resulted in low filtration rate and high residual cake moisture (around 20%).

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 448
Notes to answerer
Asker: Gente. Desculpe por não ter feito o post mais claro , ou não ter colocado como pontos válidos Desculpa. To ainda pegando o jeito de usar. Eu decidi usar torta para CAKE, mas SLURRY é usado também como um verbo posteriormente, RESLURRY o que me fez usar a palavra suspensão, resuspender, resuspensão etc... Lama realmente é um temro usado em química? Eu não mencionei que é uma reação química. Obrigado pelos comentários e pela ajuda. Agradeço de antemão pelas dicas que vcs podem me passar. Gracias.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Christina Paiva: torta e *lodo* ao invés de lama (álcool/açucar) ou rejeitos/lamas no caso de minério. Depende do processo...
5 hrs
  -> Grata !

agree  Claudio Mazotti
6 hrs
  -> Grata!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search