ring-substituted derivatives

Portuguese translation: derivados de anfetaminas e meta-anfetaminas por substituição de anéis

18:34 Nov 4, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng / Drug precursors
English term or phrase: ring-substituted derivatives
Num texto sobre precursores de drogas, no âmbito das utilizações ilícitas de uma determinada substância química surge a frase seguinte:

Cocaine, heroin, lysergic acid diethylamide (LSD), methcathinone, ring-substituted derivatives of amphetamines and methamphetamines, used as a solvent in the production of chlordiazepoxide, diazepam, UB329, MDA, phenmetrazine, trimetoxyamphetamine and TMA.

Obrigada, de antemão!
Teresa Borges
Portugal
Portuguese translation:derivados de anfetaminas e meta-anfetaminas por substituição de anéis
Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2019-11-04 19:08:05 GMT)
--------------------------------------------------

Creio que as nomenclaturas técnicas ptpt e ptbr coincidem:

https://www.infopedia.pt › $compostos-aromaticos
Língua Portuguesa ... Os compostos aromáticos são compostos orgânicos que contêm um anel de benzeno nas suas ... Os compostos aromáticos não benzénicos são os compostos que têm outros anéis além dos anéis de benzeno
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
A minha opção em PT(pt), aprovada pelo cliente, foi: derivados anfetamínicos e metanfetamínicos do tipo anel substituído. No entanto, a sua proposta foi a que se aproxiou mais. Obrigada!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1derivados de anfetaminas e meta-anfetaminas por substituição de anéis
Clauwolf
4anéis substituintes derivados de...
Eduan Moraes
4derivados com substituição (no anel benzênico)
Cristina Mantovani
3derivados das feniletilaminas substituídas
Simone Verdi Fronza


Discussion entries: 8





  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
derivados de anfetaminas e meta-anfetaminas por substituição de anéis


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2019-11-04 19:08:05 GMT)
--------------------------------------------------

Creio que as nomenclaturas técnicas ptpt e ptbr coincidem:

https://www.infopedia.pt › $compostos-aromaticos
Língua Portuguesa ... Os compostos aromáticos são compostos orgânicos que contêm um anel de benzeno nas suas ... Os compostos aromáticos não benzénicos são os compostos que têm outros anéis além dos anéis de benzeno

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 285
Grading comment
A minha opção em PT(pt), aprovada pelo cliente, foi: derivados anfetamínicos e metanfetamínicos do tipo anel substituído. No entanto, a sua proposta foi a que se aproxiou mais. Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: ou "... substituídos no anel". Não foi detalhe, foi o que vi das pesquisas que fiz, mas a sua resposta parece ser a mais aproximada.
3 hrs
  -> foi a resposta rápida, não reparei no detalhe, obrigado

neutral  Cristina Mantovani: não são os anéis que são substituídos para a formação dos derivados, e sim os grupos ligados ao anel benzênico (aromático). Concordo com a Sandra acima :) https://pt.wikipedia.org/wiki/Anfetamina
4 hrs
  -> química é meu ponto fraco, obrigado por corrigir

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
derivados com substituição (no anel benzênico)


Explanation:
Algumas drogas são produzidas a partir da substituição do hidrogênio em um anel benzênico por um outro átomo

https://www.profpc.com.br/Benzeno/Derivados.htm

https://www.google.com.br/search?client=safari&hl=en-gb&ei=2...


Cristina Mantovani
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
anéis substituintes derivados de...


Explanation:
Eis minha sugestão pelo que pesquisei ring-substituted e me baseando no contexto.


    Reference: http://www.chem.ucla.edu/~harding/IGOC/S/substituent.html
    Reference: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/grupos-organicos...
Eduan Moraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
derivados das feniletilaminas substituídas


Explanation:
"As anfetaminas e todos estes medicamentos são da classe das feniletilaminas substituídas, formados pela substituição de um átomo de hidrogênio no anel fenil da estrutura da feniletilamina."


    Reference: http://www.dimpna.com/2018/10/19/anfetaminas-ritalina-ecstas...
Simone Verdi Fronza
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search