double-stranded DNA

Portuguese translation: DNA de cadeia dupla

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:double-stranded DNA
Portuguese translation:DNA de cadeia dupla
Entered by: Sidnei Arruda

14:16 Apr 2, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Chemistry; Chem Sci/Eng
English term or phrase: double-stranded DNA
The data captured is the change in fluorescence as a function of temperature from a dye or probe interacting with double-stranded DNA.
Sidnei Arruda
Brazil
ADN(ou DNA) de cadeia dupla
Explanation:
a sigla, em português corre(c)to, deverá ser ADN (ácido desoxirribonucleico). No entanto, a maioria da comunidade científica utiliza DNA, do inglês. Aqui "double-stranded" é um qualificativo do DNA/ADN, porque existe também o DNA/ADN de cadeia simples (por exemplo, durante a replicação da molécula ou durante a fase de transcrição da síntese de proteínas).
Espero ter ajudado! Boa sorte!
Selected response from:

ana claudia jorge
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3dupla hélice de dna (ou dupla cadeia de dna)
Flavio Steffen
5 +2ADN(ou DNA) de cadeia dupla
ana claudia jorge
5DNA de dupla-hélice
Luiza Modesto
4DNA de fita dupla
Ana Rita Santiago


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
double-stranded dna
dupla hélice de dna (ou dupla cadeia de dna)


Explanation:
Em todos artigos cinetíficos que tenho visto está descrito numa destas duas formas.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2005-04-02 14:20:06 GMT)
--------------------------------------------------

Em publicações brasileiras.


Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
0 min
  -> Obrigado, José!

agree  Neila Carneiro-Winrow
2 hrs
  -> Obrigado, Neila. O formulário apresentou em minúsculas e nem me dei conta.

agree  Irina Dicovsky - MD: Concordo com vc, Flávio, mas DNA deve estar sempre em letras maiúsculas.
5 hrs
  -> Obrigado, Irina.

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
double-stranded dna
ADN(ou DNA) de cadeia dupla


Explanation:
a sigla, em português corre(c)to, deverá ser ADN (ácido desoxirribonucleico). No entanto, a maioria da comunidade científica utiliza DNA, do inglês. Aqui "double-stranded" é um qualificativo do DNA/ADN, porque existe também o DNA/ADN de cadeia simples (por exemplo, durante a replicação da molécula ou durante a fase de transcrição da síntese de proteínas).
Espero ter ajudado! Boa sorte!


    Reference: http://www.cryopraxis.com.br/nota/hepatitie.htm
    www.vestibular.ufrj.br/ concursosanteriores/2001/dia2/prova2.pdf
ana claudia jorge
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
7 hrs
  -> obrigada, António!

agree  Ana Burmester Baptista (X)
9 hrs
  -> obrigada, Ana!

24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
double-stranded dna
DNA de dupla-hélice


Explanation:
Em contraste com os auto-anticorpos anti-DNA de dupla hélice, que tendem a apresentar níveis flutuantes em paralelo à atividade da doença, ...
www.diagnosticosdaamerica.com.br/exames/anticorpos_antinucl...

A cópia de DNA de hélice única é, na seqüência, convertida pela transcriptase reversa a uma cópia de DNA de dupla hélice que é então transportada ao ...
www.rainhadapaz.g12.br/projetos/ciencias/aids/home.htm

de atividade inflamatória alterados nas fases de atividade da doença, sendo considerados específicos achados de anticorpos anti-DNA de dupla hélice. ...
www.scielo.br/ scielo.php?pid=S010442302003000100031&script=sci_arttext&tlng=pt

Tanto a atividade biológica quanto a citotoxidade da Dactinomicina são decorrentes da sua capacidade de ligação ao DNA de dupla hélice. ...
www.lafepe.pe.gov.br/medicamentos/medicamentos/Antineoplasi...

http://www.google.com/search?hl=en&q="dna de dupla hélice"



--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2005-04-02 14:42:57 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe, não tem hifen.. DNA de dupla hélice..

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2005-04-02 14:45:23 GMT)
--------------------------------------------------

E sites da USP:

Alguns autoanticorpos como o anti-Sm eo anti-DNA de dupla hélice (dsDNA) tem valor diagnóstico, pois são altamente específicos para o LES. ...
www.fm.usp.br/departamento/clinmed/reumatologia/lupus.php

enzima, chamada Eco RI, que cortava DNA de dupla hélice, produzindo. fragmentos de DNA com extremos terminais idênticos (Russo, 2003). ...
www.ciagri.usp.br/~lazaropp/FisioCresPos/MonoTrans.PDF

Luiza Modesto
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 79

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
double-stranded dna
DNA de fita dupla


Explanation:
Procariotos possuem o genoma contido em uma grande molécula de DNA de fita dupla e em forma de círculo, conhecido por DNA genômico ...

... DNA de fita dupla: hepadnavírus. Dennis A. Bertolini. 10:30-12:00 Fundamentos moleculares da replicação dos vírus. RNA de fita dupla: rotavírus ...



    Reference: http://pesquisasonline.tripod.com/genoma.htm
    Reference: http://icb.usp.br/~mlracz/bmm5768/BMM5768Prog2001.pdf
Ana Rita Santiago
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search