Rift in the lute

Portuguese translation: um pequeno problema

09:28 Dec 28, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Cinema, Film, TV, Drama / Film: Winter meeting (Bette Davis - 1948)
English term or phrase: Rift in the lute
Contexto: A Bette Davis e um amigo dela estão jantando num restaurante. A Bette Davis conseguiu conquistar o coração de um herói de guerra que esse amigo dela lhe apresentou. Mas a relação não progrediu, pois o herói tinha problemas de consciência. Mas o amigo da Bette não sabia de nada. E ele comenta que ela conseguiu pegar o herói e a Bette diz: "Consegui?"
E ele responde: "Mas você conseguiu, não é?". E ele se dá conta que algo aconteceu pela reação da Bette.
E aí ele diz: "Acho que o que aconteceu é o que vulgarmente se chama: a rift in the lute".
Por favor, como vocês traduziriam essa expressão idiomática, levando-se em conta o contexto?
Muito obrigado!
Daniel Slon
Portuguese translation:um pequeno problema
Explanation:

Vou deixar a minha sugestão, aí você e os nossos colegas avaliam.

http://www.bartleby.com/81/14312.html

rift in the Lute =
a small defect which mars (=spoils) the general result



Considerando isso, minha sugestão seria:

Acho que o que aconteceu é o que vulgarmente se chama: a rift in the lute
Acho que o que aconteceu foi... um pequeno problema

More than a rift
Não tão pequeno


Espero que ajude!
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigado, Matheus! A tua sugestão foi excelente!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1pouca sorte
Teresa Borges
4 +1um pequeno problema
Matheus Chaud
4Entrou areia
Danik 2014
4detalhe (coisinha) que estraga tudo
Salvador Scofano and Gry Midttun
4uma rachadura (que virou terremoto)
airmailrpl


Discussion entries: 6





  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
rift in the lute
pouca sorte


Explanation:
Em PT(pt), diria assim...



--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2016-12-28 09:54:30 GMT)
--------------------------------------------------

Ou mais informalmente: sorte madrasta, sorte marreca, sorte macaca, mas não sei se estas expressões também são usadas em PT(br)...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/rifts
13 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
rift in the lute
um pequeno problema


Explanation:

Vou deixar a minha sugestão, aí você e os nossos colegas avaliam.

http://www.bartleby.com/81/14312.html

rift in the Lute =
a small defect which mars (=spoils) the general result



Considerando isso, minha sugestão seria:

Acho que o que aconteceu é o que vulgarmente se chama: a rift in the lute
Acho que o que aconteceu foi... um pequeno problema

More than a rift
Não tão pequeno


Espero que ajude!

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68
Grading comment
Obrigado, Matheus! A tua sugestão foi excelente!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Uma pequena "desavença", já que se fala de uma relação.
5 hrs
  -> Excelente, Sandra! Obrigado.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rift in the lute
detalhe (coisinha) que estraga tudo


Explanation:
É aquela coisinha/detalhe que estraga tudo.

a rift in the lute
A small problem or flaw in something that jeopardizes the whole. I hope this bit of rust isn't a rift in the lute and doesn't end up damaging the whole paint job.

Tudo o que a gente não sabe sobre os números | Km82
https://km82.com.br/.../tudo-que-a-gente-nao-sabe-sobre-os-n...
Oversett denne siden
6. aug. 2014 - E aí vem o detalhe que estraga tudo: ele nasceu na região do atual Uzbequistão e tudo leva a crer que fosse persa, e não árabe. Engole o ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 120

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rift in the lute
uma rachadura (que virou terremoto)


Explanation:
rift in the lute => uma rachadura (que virou terremoto)

rift in the lute
A). A small defect which mars the general result. Unfaith in aught is want of faith in all. It is the little rift within the lute That by-and-by will make the music mute, And eyer widening, slowly silence all. Tennyson: Merlin and Vivien; Vivien's Song, verses 1, 2

rift
rift/
noun
noun: rift; plural noun: rifts

1. a crack, split, or break in something.
"the wind had torn open a rift in the clouds"
synonyms: crack, fault, flaw, split, break, breach, fissure, fracture, cleft, crevice, cavity, opening
"a deep rift in the ice"
Geology
a major fault separating blocks of the earth's surface; a rift valley.
2. a serious break in friendly relations.
"their demise caused a rift between the city's town and gown"
synonyms: breach, division, split; More

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rift in the lute
Entrou areia


Explanation:
Sugestão de expressão equivalente.

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search