Part of the timing is what filmmakers call blocking.

Portuguese translation: A temporização é o que os cineastas chamam de “bloqueio”.

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Part of the timing is what filmmakers call blocking.
Portuguese translation:A temporização é o que os cineastas chamam de “bloqueio”.
Entered by: Marianna de Oliveira

05:33 Mar 19, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Cinema, Film, TV, Drama
English term or phrase: Part of the timing is what filmmakers call blocking.
CONTEXTO:
"Part of the timing is what filmmakers call “blocking.”
Blocking describes where everyone stands and where and when they move and stop."

É uma terminologia específica do cinema. Eu não consegui encontrar um correspondente em Português, mas estudantes ou tradutores com conhecimento nessa área talvez saibam me informar. Imagino que deva existir um termo usado na Língua Portuguesa que se refira ao termo em questão.
Marianna de Oliveira
Brazil
"Bloqueio" é o nome dado pelos cineastas a parte da temporização.
Explanation:
Livro: MUSSEL, David & GAMBA JUNIOR, Nilton G. Temporização: Narrativa
em animação. In CONFIA – Conferência Internacional em Ilustração e
Animação, 4., 2016, Barcelos, Anais... Barcelos, 2016, p. 331.

Temporização (Timing). O controle do “Timing” ou tempo do movimento é essencial para que possamos atingir o efeito desejado na animação. Basicamente, a velocidade que o filme passa pelo projetor de cinema é de 24 fotogramas por segundo, logo, um movimento de um segundo requer o uso de 12 ...
https://chocoladesign.com/os-12-princípios-fundamentais-da-a...
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4parte do ritmo é aquilo que os cineastas chamam de marcação.
Ulisses Pasmadjian
3Parte do planejamento do tempo é o que os cineastas chamam de bloqueio
Mario Freitas
3A criação das poses chave/principais/básicas
jorges
2"Bloqueio" é o nome dado pelos cineastas a parte da temporização.
Ana Vozone


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
part of the timing is what filmmakers call blocking.
Parte do planejamento do tempo é o que os cineastas chamam de bloqueio


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 62
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela sugestão, Mario.


46 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
part of the timing is what filmmakers call blocking.
"Bloqueio" é o nome dado pelos cineastas a parte da temporização.


Explanation:
Livro: MUSSEL, David & GAMBA JUNIOR, Nilton G. Temporização: Narrativa
em animação. In CONFIA – Conferência Internacional em Ilustração e
Animação, 4., 2016, Barcelos, Anais... Barcelos, 2016, p. 331.

Temporização (Timing). O controle do “Timing” ou tempo do movimento é essencial para que possamos atingir o efeito desejado na animação. Basicamente, a velocidade que o filme passa pelo projetor de cinema é de 24 fotogramas por segundo, logo, um movimento de um segundo requer o uso de 12 ...
https://chocoladesign.com/os-12-princípios-fundamentais-da-a...

Example sentence(s):
  • Temporização / Animação de efeitos especiais.
  • PALAVRAS-CHAVE: arte, animação, cinema, linguagem, temporização.

    https://www.etic.pt/cursos/animacao-anual_29.html
    https://chocoladesign.com/os-12-princ%C3%ADpios-fundamentais-da-anima%C3%A7%C3%A3o-ca94b4f04e34
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela sugestão, Ana, e por compartilhar as referências.


52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
part of the timing is what filmmakers call blocking.
parte do ritmo é aquilo que os cineastas chamam de marcação.


Explanation:
"blocking", na linguagem das artes cênicas, é aquilo que, colocado entre parêntesis nas falas dos personagens, indica o movimento: para onde o personagem caminha, o que está fazendo, a entonação da voz, etc. Isso é traduzido por "marcação".
"timing" é o ritmo, o andamento, a velocidade da ação.

--------------------------------------------------
Note added at 55 minutos (2018-03-19 06:29:04 GMT)
--------------------------------------------------

é colocado entre parêntesis em um texto teatral ou em um roteiro cinematográfico, faltou esclarecer.

Espero ser de ajuda.

Ulisses Pasmadjian
Argentina
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela sugestão, Ulisses. Sua explicação faz bastante sentido e ajudou bastante. Acabei selecionando a resposta da colega devido as referências citadas, já que posso repassá-las ao meu cliente, caso necessário.


13 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
part of the timing is what filmmakers call blocking.
A criação das poses chave/principais/básicas


Explanation:
Definição dos quadros chave. Por exemplo: Você define a pose do personagem em quadros importantes, e um software cria os quadros intermediários




    https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/18150/1/dissertacao%20final.pdf
    Reference: http://nafergo.github.io/manual-livre-animacao2d/walkcycle.h...
jorges
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search