rising action

Portuguese translation: ação ascendente

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rising action
Portuguese translation:ação ascendente
Entered by: Lucas Felix dos Santos

22:41 May 14, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Cinema, Film, TV, Drama / Screenwriting
English term or phrase: rising action
Em um artigo sobre a escrita de roteiros.
Lucas Felix dos Santos
Brazil
ação ascendente
Explanation:
"Rising action" é um termo criado por um senhor chamado Gustav Freytag. "Ação ascendente", segundo o que encontrei, é o termo que se usa em PT-BR para este conceito. Ver referências e links abaixo, por favor:

"'Rising action' is a term that comes from literature and drama analysis. Gustav Freytag wrote a book in the 1800's studying dramatic structure and came up with five parts: exposition, rising action, climax, falling action, and dénouement."

"O crítico alemão Gustav Freytag, na obra intitulaca Técnica do Drama (l863), a propósito das peças em cinco atos, considerou a existência de uma estrutura piramidal, com uma ação ascendente, um clímax e uma ação descendente. A ação ascendente começa com a exposição e intensifica-se através da complicação até atingir o clímax."

"AÇÃO ASCENDENTE
A expressão é usada em DRAMATURGIA para referir-se à parte crescente do interesse do espectador, como conseqüência da tensão entre as forças conflitantes. A ação ascendente corresponde, em geral, à COMPLICAÇÃO da peça, diluindo-se logo após o CLIMAX principal, que é quando tem início a AÇÃO DESCENDENTE."

https://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/l...

https://www.quora.com/What-is-Rising-Action-in-a-screenplay

http://marcosmota.com.br/wp/estrutura-dramatica-e-texto-narr...

https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/clímax...

https://www.google.pt/search?ei=Ik7bXMK9MZuZjLsP1YqqSA&q=rot...




--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2019-05-14 23:39:36 GMT)
--------------------------------------------------

Lucas, pelo desculpa - ignore o último link que postei acima. O link correto que queria incluir é este:

https://www.google.pt/search?source=hp&ei=LFHbXIbvNumdlwSiv7...
Selected response from:

Alcinda Marinho
Portugal
Grading comment
Muito obrigado a todos pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3aumento progressivo de tensão
Andrea Pilenso
4 +3ação ascendente
Alcinda Marinho
3ação em ascensão
expressisverbis


Discussion entries: 3





  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
aumento progressivo de tensão


Explanation:

https://literarydevices.net/rising-action/

Ritmo: no relato também pode ser manipulado e são freqüentes recursos como pausas (em geral para descrições e
interações entre as protagonistas entre si ou com coadjuvantes), aumentos progressivos de tensão e clímax (em
geral envolvendo conflitos).

--------------------------------------------------
Note added at 21 minutos (2019-05-14 23:03:36 GMT)
--------------------------------------------------

Definition of Rising Action
Rising action in a plot is a series of relevant incidents that create suspense, interest, and tension in a narrative. In literary works, a rising action includes all decisions, characters’ flaws, and background circumstances that together create turns and twists leading to a climax. We find it in novels, plays, and short stories. Rising action is one of the elements of plot, which begins immediately after its exposition.

Andrea Pilenso
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
8 hrs
  -> Muito obrigada, Teresa!

agree  Claudio Machado Junior
13 hrs
  -> Muito obrigada, Claudio!

agree  expressisverbis
1 day 12 hrs
  -> Muito obrigada, Sandra!

52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
ação ascendente


Explanation:
"Rising action" é um termo criado por um senhor chamado Gustav Freytag. "Ação ascendente", segundo o que encontrei, é o termo que se usa em PT-BR para este conceito. Ver referências e links abaixo, por favor:

"'Rising action' is a term that comes from literature and drama analysis. Gustav Freytag wrote a book in the 1800's studying dramatic structure and came up with five parts: exposition, rising action, climax, falling action, and dénouement."

"O crítico alemão Gustav Freytag, na obra intitulaca Técnica do Drama (l863), a propósito das peças em cinco atos, considerou a existência de uma estrutura piramidal, com uma ação ascendente, um clímax e uma ação descendente. A ação ascendente começa com a exposição e intensifica-se através da complicação até atingir o clímax."

"AÇÃO ASCENDENTE
A expressão é usada em DRAMATURGIA para referir-se à parte crescente do interesse do espectador, como conseqüência da tensão entre as forças conflitantes. A ação ascendente corresponde, em geral, à COMPLICAÇÃO da peça, diluindo-se logo após o CLIMAX principal, que é quando tem início a AÇÃO DESCENDENTE."

https://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/l...

https://www.quora.com/What-is-Rising-Action-in-a-screenplay

http://marcosmota.com.br/wp/estrutura-dramatica-e-texto-narr...

https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/clímax...

https://www.google.pt/search?ei=Ik7bXMK9MZuZjLsP1YqqSA&q=rot...




--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2019-05-14 23:39:36 GMT)
--------------------------------------------------

Lucas, pelo desculpa - ignore o último link que postei acima. O link correto que queria incluir é este:

https://www.google.pt/search?source=hp&ei=LFHbXIbvNumdlwSiv7...

Alcinda Marinho
Portugal
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Muito obrigado a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gloria Teixeira
36 mins
  -> Obrigada, Gloria!

agree  Camila Cintra: Também encontrei ação crescente: http://www.massarani.com.br/rot-estrutura-roteiro-historia.h...
14 hrs
  -> Obrigada, Camila!

agree  expressisverbis
1 day 11 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

1 day 12 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ação em ascensão


Explanation:
Mais uma sugestão, de acordo com a sua frase na discussão… antes, pensei que fosse outra coisa...

Formato de uma estrutura de cinco atos

1º ato: a exposição
Aqui, o público aprende a configuração (Hora / Local), os personagens são desenvolvidos e um conflito é introduzido.


Ato 2: ação em ascensão
A ação desse ato leva o público ao clímax. É comum que surjam complicações ou que o protagonista encontre obstáculos.


Ato 3: O Climax
Este é o ponto de virada do jogo. O clímax é caracterizado pela maior quantidade de suspense.


Ato 4: ação de queda
O oposto do Rising Action, na Falling Action, a história está chegando ao fim, e quaisquer detalhes desconhecidos ou reviravoltas na história são revelados e encerrados.


Ato 5: desfecho ou resolução
Este é o resultado final do drama. Aqui, o tom dos autores sobre seu assunto é revelado e, às vezes, uma moral ou lição é aprendida.

https://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/estrutura-de-ci...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 12 hrs (2019-05-16 11:06:40 GMT)
--------------------------------------------------

rising action
SEE MORE SYNONYMS FOR rising action ON THESAURUS.COM

noun
a related series of incidents in a literary plot that build toward the point of greatest interest.

https://www.dictionary.com/browse/rising-action

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 13 hrs (2019-05-16 11:43:51 GMT)
--------------------------------------------------

Queria lembrar-me da palavra em grego utilizada em cultura clássica, mas varreu-se-me…

Para além desse termo, um outro:
"crescendo de intensidade da ação/do enredo"

A música ajuda ao crescendo de intensidade da acção, e o ritmo como que faz cavalgar a película para o género épico, especialmente nos preparativos do cerco policial em redor do banco.
https://www.jn.pt/arquivo/2006/interior/amp/o-triunfo-do-ine...

Não sei se é utilizado em pt-br, mas fica mais uma sugestão.

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search