chillax

Portuguese translation: fica frio

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
00:56 Nov 9, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Cinema, Film, TV, Drama
Additional field(s): General / Conversation / Greetings / Letters, Telecom(munications)
English term or phrase: chillax
Definition from Oxford:
intransitive. To calm down and relax; to take it easy, to chill. Often in imperative: ‘relax’, ‘calm down’.

Example sentence(s):
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

Portuguese translation:fica frio
Definition:
não se preocupar com algo
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +3fica frio
Matheus Chaud
5 +2relaxa
Matheus Chaud
5 +1descontrair e relaxar
airmailrpl
4 +1Ficar de boa
Michael Lourenço Leite
3 +1ter calmex
expressisverbis
4Pacatar
Nick Taylor
3(ficar) de papo para o ar
Duarte Leal


  

Translations offered


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
fica frio


Definition from own experience or research:
não se preocupar com algo

Example sentence(s):
  • Na verdade, 'take a chill pill' significa fica frio, relaxa, calma - BBC  
Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Luiz Fernando Santos Perina
47 mins
  -> Obrigado, Luiz Fernando!

Yes  Laura Hafner
15 hrs
  -> Obrigado, Laura!

Yes  Tereza Rae
21 hrs
  -> Obrigado, Tereza!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
relaxa


Definition from Dicionário Informal:
não se preocupar com algo

Example sentence(s):
  • Na verdade, 'take a chill pill' significa fica frio, relaxa, calma - BBC  
Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Luiz Fernando Santos Perina
46 mins
  -> Obrigado, Luiz Fernando!

Yes  Artur Jorge Martins: Contração de "chill out" e "relax", que em português têm basicamente o mesmo sentido: relaxar.
2 hrs
  -> Obrigado, Artur!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Ficar de boa


Definition from Dicionário Informal:
Ficar tranquilo, não se preocupar com nada, relaxar.

Example sentence(s):
  • 10 passos para acabar com o stress e ficar de boas https://www.passeidireto.com › Home › 7 Pecados Universitários 23 de ago. de 2016 - Ficar de boa já se transformou até mesmo em filosofia de vida: o Deboísmo, afinal para quê mais problemas na sua vida? Então vamos ... - Passeidireto  

Explanation:
Tentei achar uma expressão informal que também resgatasse o sentido de "relaxar e acalmar-se". Acalmar-se no sentido de deixar de ficar nervoso, com raiva ou com ansiedade "If you chillax , you relax and stop being angry or anxious".

Ao traduzir, muitas vezes será preciso usar mais de um verbo ou um verbo só dependendo do contexto, como "relaxa, cara, fica calmo", ou "hoje eu vou ficar de boa com a minha namorada". Tudo dependerá do contexto.

Relaxar, acalmar-se, ficar de boa, ficar tranquilo. Tudo dependerá do contexto ou até mesmo criar um neologismo parecido "relaxacalme-se", se cabível.
Michael Lourenço Leite
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Tereza Rae: Gostei do tom informal. Poderia ser também 'fica numa boa.'
20 hrs
  -> Obrigado!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
descontrair e relaxar


Definition from Google translate:
chillax => chill and relax => descontrair e relaxar

Example sentence(s):
  • Piadas hilárias para descontrair e relaxar - selecoes.com.br  
  • Então, descontrair e relaxar com essas ofertas do sul da Flórida que vão até outubro... - translation 
airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Monica Pires Rodrigues
3 days 14 hrs
  -> agradeço

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Pacatar


Definition from own experience or research:
Pacatar - an invented word - from "pacata". As chillax is an invented word!

Example sentence(s):
  • Pacatar meu! - Nick Taylor 
  • Pacata-te! - Nick Taylor 
  • Vamos pacatar - Nick Taylor 

Explanation:
As "chillax" is a completely invented word, the target may also comply
Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 48

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
ter calmex


Definition from own experience or research:
A expressão faz parte do calão em pt-pt. Há poucas referências na Internet, mas é bastante usada neste registo linguístico.

rita Says:

Junho 5, 2011 at 1:46 pm
reb, calmex 😆
Eu já me expressei.
https://educar.wordpress.com/2011/06/05/expressao-do-dia-134...

Então, eu respondi-lhe, “calma… calminha... calmex!”
Pareceu-me que ele ficou atuado e embasbacado com a minha resposta. Não percebo!
https://omeublog2009.blogs.sapo.pt/

Em pt-pt funciona como uma luva! :)

Example sentence(s):
  • Então, eu respondi-lhe, “calma… calminha... calmex!” Pareceu-me que ele ficou atuado e embasbacado com a minha resposta. Não percebo! - Sapo  

Explanation:
É comum dizer apenas "calmex" ou "ter calmex".
expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Silvia Martins
15 hrs
  -> Obrigada Sílvia.

1 day 13 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(ficar) de papo para o ar


Definition from expressão popular:
Relaxar

Example sentence(s):
  • os leões marinhos estão todos de papo para o ar - expressão popular 

Explanation:
sugestão, uma vez que a combinação não resulta em português - ambos os termos em português têm a mesma tradução
Duarte Leal
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search