power-adapter rating

Portuguese translation: valor nominal do adaptador de energia / da fonte

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:power-adapter rating
Portuguese translation:valor nominal do adaptador de energia / da fonte
Entered by: Andreas Gomes

16:07 Jun 26, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers (general)
English term or phrase: power-adapter rating
Trecho de um manual de computador. Procuro traduções oficialmente aceitas na indústria.

"The power-adapter rating (90 W, 65 W, and so on) depends on the device it is designed for, and the power cable varies based on the country where the power adapter is shipped."
Andreas Gomes
Brazil
valor nominal do adaptador de energia / da fonte
Explanation:
Geralmente, no concernente a rating, pessoal tende a usar valor nominal. Já power-adapter deve variar um pouco. O mais literal seria "adaptador de energia", mas já o vi traduzido como "fonte", "adaptador de alimentação", etc.

Algumas referências.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_elétrica_nominal
https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/9731/corre_a__...
http://www.aneel.gov.br/tensoes-nominais
Selected response from:

Lucas Felix dos Santos
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3potência do adaptador de energia
Vinicius Guerreiro
4voltagem / tensão do adaptador de energia / corrente
Oliveira Simões
4potência do transformador
Antonio Chagas
4potência nominal da fonte de alimentação
Rafael Tiba
4características do adaptador de energia
Matheus Chaud
4valor nominal do adaptador de energia / da fonte
Lucas Felix dos Santos
4potência da fonte (de energia)
Andrea Pilenso


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
potência do adaptador de energia


Explanation:
https://www.dell.com/support/article/br/pt/brdhs1/sln294612/...

A potência do adaptador de energia para o seu sistema não atende aos requisitos mínimos do sistema para a operação normal, e também é muito baixa para suportar a tecnologia ExpressCharge da sua bateria.

Vinicius Guerreiro
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Maria Furlanetto
42 mins
  -> Obrigado, Ana!

agree  Ana Vozone: Sim! Há que incluir "adaptador" na resposta :)
1 hr
  -> Obrigado, Ana!

agree  Paulo Gasques
3 hrs
  -> Obrigado, Paulo!

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
valor nominal do adaptador de energia / da fonte


Explanation:
Geralmente, no concernente a rating, pessoal tende a usar valor nominal. Já power-adapter deve variar um pouco. O mais literal seria "adaptador de energia", mas já o vi traduzido como "fonte", "adaptador de alimentação", etc.

Algumas referências.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_elétrica_nominal
https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/9731/corre_a__...
http://www.aneel.gov.br/tensoes-nominais

Lucas Felix dos Santos
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
potência da fonte (de energia)


Explanation:
https://www.bringit.com.br/blog/duvidas-frequentes/fonte-not...

--------------------------------------------------
Note added at 8 minutos (2019-06-26 16:16:03 GMT)
--------------------------------------------------

"Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente?"

"Potência: é definida como a rapidez com que um trabalho é realizado, medida em Watts (W)."

--------------------------------------------------
Note added at 10 minutos (2019-06-26 16:18:11 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/0...

"Há detalhes importantes sobre a fonte de energia que devem ser observados para que o equipamento funcione corretamente e não cause danos à vida útil da bateria, ou acidentes, comprometendo a integridade do computador e do usuário."

"Confira o passo a passo com todas as informações necessárias para a troca de um carregador que quebrou ou parou de funcionar e fique atento ao comprar uma fonte nova."

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Vozone: Desculpe, Andrea, mas "adapter" é uma palavra que não pode ser omitida aqui.
1 hr

neutral  Antonio Chagas: O termo descreve um transformador de corrente, tal como, aliás, as fontes que cita.
21 hrs

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
características do adaptador de energia


Explanation:

Segundo esta referência da IEC, rating = características estipuladas:
http://www.electropedia.org/iev/iev.nsf/display?openform&iev...

Fica a sugestão.

Matheus Chaud
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 205

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
potência nominal da fonte de alimentação


Explanation:
Explicação, discriminando os diferentes tipos de valores de potência de uma fonte:
http://blog.elgscreen.com/fonte-real-ou-nominal/

Rafael Tiba
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Vozone: Desculpe, Rafael, mas "adapter" é uma palavra que não pode ser omitida aqui.//Não, Rafael, discordo. O meu computador tem um simples cabo de alimentação. Já o meu laptop tem um adaptador...
1 hr
  -> Obrigado, Ana. Todavia, sugiro que você se informe quanto ao funcionamento de uma fonte de computador. Em essência, todas são adaptadores. Ademais, consulte a entrada da Wikipedia em inglês para "AC adapter".|O cabo do computador conecta-se a uma fonte...

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
voltagem / tensão do adaptador de energia / corrente


Explanation:
Não sou nenhum especialista em eletricidade, mas encontrei isto:

"The Rating of an electrical appliance indicates the voltage at which the appliance is designed to work and the current consumption at that voltage. These figures are usually displayed on a rating plate attached to the appliance, e.g. 230 volts, 3 amperes."

"Podemos simplesmente dizer que o potencial ou tensão no fio é de tantos volts, referindo à força disponível para empurrar a corrente e levando em conta que a outra extremidade se encontra no nível de referência ou zero, conforme mostra a figura 5." - http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosid...

O artigo supracitado explica a diferença entre corrente, tensão e potência.

voltagem: Potencial elétrico necessário para fazer funcionar um aparelho ou máquina elétrica: A voltagem desse liquidificador é 220V. - http://www.aulete.com.br/voltagem

Número de resultados no Google:
adaptador de corrente: 2.070.000
adaptador de energia: 6.160.000

Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
potência do transformador


Explanation:
Em PT_PT, usaria sempre o termo "transformador", e não a adaptação (passe-se o pleonasmo) simples de "adapter" ou "adaptor", como "adaptador". Um "adaptador" tem um significado diferente, como o de converter entradas sem que a potência seja alterada (por exemplo, a peça necessária para converter as tomadas de 3 pinos usadas no Brasil para serem usadas no resto do mundo).


    https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/acessorios-pc/transformadores-para-pc/transformador-mitsai-automatic-power-90-w-6030528
Antonio Chagas
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search