drop first-party cookies

Portuguese translation: criar cookies primários

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drop first-party cookies
Portuguese translation:criar cookies primários
Entered by: Cintia Galbo

19:44 Jun 26, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Computers (general) / General
English term or phrase: drop first-party cookies
Also, while you can turn off the old tag and still enjoy the new Tag 2.5 benefits, you cannot do the opposite.
Does this mean clients will be able to delete cookies?
Yes, clients will still be able to delete cookies.

Does this mean we are going to drop first-party cookies?
Yes, we will drop first-party cookies.

NOTA: o cliente disse que "drop" aqui significa, literalmente, “deliver” ou “fall vertically”. Mas realmente não entendi bem. Se alguém puder ajudar, agradeço desde já.

Contexto:marketing digital (FAQ)
Cintia Galbo
criar cookies primários
Explanation:
DROP

Drop aqui parece ser uma forma menos usual de se referir à criação de um cookie, e nada além disto.
Em minha opinião, criar é preferível a instalar por dois motivos:
a) cookies são arquivos, não programas;
b) é o termo mais usado no setor.

COOKIES PRIMÁRIOS ou COOKIES PRÓPRIOS

As referências em português do Brasil costumam dar preferência a cookies primários, enquanto as referências em português europeu priorizam cookies próprios.


--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2019-06-26 20:17:49 GMT)
--------------------------------------------------

Duas referências em que o termo drop é usado para indicar a criação de um cookie no dispositivo do usuário:
a) https://digiday.com/media/know-cookies-guide-internet-ad-tra...
b) https://www.netquest.com/about-cookies/cookies
Selected response from:

Rafael Tiba
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2instalar cookies primários
ferreirac
4 +1enviar cookies próprios
Lucas Felix dos Santos
4espalhar cookies primários
Oliveira Simões
4carregar cookies primários
Matheus Chaud
4criar cookies primários
Rafael Tiba
3enfiar os nossos próprios cookies
jorges
3soltar cookies primários
Andrea Pilenso


Discussion entries: 1





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
enviar cookies próprios


Explanation:
No português, traduz-se como "cookie próprios", mesmo. Veja só:

First-party cookies are stored by the domain (website) you are visiting directly. They allow website owners to collect analytics data, remember language settings, and perform other useful functions that help provide a good user experience.
Third-party cookies are created by domains other than the one you are visiting directly, hence the name third-party. They are used for cross-site tracking, retargeting and ad-serving.

Cookies próprios: São aqueles que são enviados para o equipamento terminal do utilizador a partir de um equipamento ou domínio gerido pelo próprio editor e a partir do qual se presta o serviço solicitado pelo utilizador.
Cookies de terceiros: São aqueles que são enviados para o equipamento terminal do utilizador a partir de um equipamento ou domínio que não é gerido pelo editor, mas sim por outra entidade que trata os dados recolhidos através dos cookies.

http://www.galpenergia.com/PT/Paginas/cookies-PT.aspx
https://clearcode.cc/blog/difference-between-first-party-thi...

Quando ao drop, creio que poderia ser utilizado algo como enviar em vez de entregar: "Um cookie, no âmbito do protocolo de comunicação HTTP usado na Internet, é um pequeno arquivo de computador[1] ou pacote de dados enviados por um sítio de Internet para o navegador do usuário, quando o usuário visita o site." "Instrui o navegador para nunca enviar o cookie sob uma requisição HTTP ", etc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cookie_(informática)


Lucas Felix dos Santos
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigada!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Isabel Rodrigues
3 days 2 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
soltar cookies primários


Explanation:
Estranho esse significado no contexto, mas achei algo que pode ajudar no glossário da Micrisoft, será que é isso?

ttps://www.microsoft.com/en-us/language/Search?&searchTerm=drop&la...

drop
soltar
To release a resource or an item of the user interface after it had been dragged visually to a different location on-screen. The drop zone can be an icon or a highlighted area of the user interface.

--------------------------------------------------
Note added at 10 minutos (2019-06-26 19:54:47 GMT)
--------------------------------------------------

*Microsoft

--------------------------------------------------
Note added at 17 minutos (2019-06-26 20:01:33 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.microsoft.com/en-us/language/Search?&searchTerm=...

First-party cookies - Cookies primários

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada!


30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
criar cookies primários


Explanation:
DROP

Drop aqui parece ser uma forma menos usual de se referir à criação de um cookie, e nada além disto.
Em minha opinião, criar é preferível a instalar por dois motivos:
a) cookies são arquivos, não programas;
b) é o termo mais usado no setor.

COOKIES PRIMÁRIOS ou COOKIES PRÓPRIOS

As referências em português do Brasil costumam dar preferência a cookies primários, enquanto as referências em português europeu priorizam cookies próprios.


--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2019-06-26 20:17:49 GMT)
--------------------------------------------------

Duas referências em que o termo drop é usado para indicar a criação de um cookie no dispositivo do usuário:
a) https://digiday.com/media/know-cookies-guide-internet-ad-tra...
b) https://www.netquest.com/about-cookies/cookies


Rafael Tiba
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
carregar cookies primários


Explanation:

to drop a cookie = to load a cookie:
https://www.en.advertisercommunity.com/t5/Google-Ads-Trackin...
If I have the AdWords remarketing tag on my homepage, when does the script load the cookie? I meant, "drop" the cookie in the browser?

Matheus Chaud
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 233
Notes to answerer
Asker: Obrigada!


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
espalhar cookies primários


Explanation:
Baseados nestas explicação, penso que se trata de espalhar ou disseminar cookies.

"Cookies help explain how that happened. "A company can drop cookies across the web and get a decent sample of your browsing activity," says Casey Oppenheim, co-founder of the web security firm Disconnect. " - https://www.consumerreports.org/privacy/how-to-control-web-c...

"Fontes internas do Parlamento já disseram que a causa de um número tão alto estaria ligada a malware, já que alguns sites pornográficos são conhecidos por espalhar cookies pelas máquinas para duplicar acessos." - https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/notici...

first-party cookies: cookies primários
https://dictionary.reverso.net/english-portuguese/first-part...

Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigada!


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
instalar cookies primários


Explanation:
Sug.

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2019-06-26 19:52:59 GMT)
--------------------------------------------------

First-party cookies = cookies primários, conforme o Language Portal da Microsoft;

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-06-26 21:35:51 GMT)
--------------------------------------------------

Ver https://is.gd/s9Ve8h

ferreirac
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 109
Notes to answerer
Asker: Obrigada!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
14 mins
  -> Obrigado!

neutral  Oliveira Simões: Não acredito que seja a mesma coisa. "Instalar" é "install" ou "enable": https://itstillworks.com/install-cookies-computer-4813923.ht...
1 hr
  -> Ver https://is.gd/s9Ve8h

agree  Paulinho Fonseca: Acredito que o autor não se valeu de uma terminologia mais precisa.
17 hrs
  -> Obrigado!

21 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
enfiar os nossos próprios cookies


Explanation:
sug.

jorges
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Obrigada!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search