oedometer

Portuguese translation: edómetro / edômetro

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:oedometer
Portuguese translation:edómetro / edômetro
Entered by: AlphaMike

18:30 Apr 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering
English term or phrase: oedometer
For an oedometer test specimen with drainage at both ends L = 1/2 H.

Oedometer modulus
AlphaMike
edómetro / edômetro
Explanation:
O primeiro em Portugal e o segundo no Brasil. No Brasil também se usa muito o sinônimo, "consolidômetro".

Do Oxford:
oedometer - A device for measuring the swelling of a gel when water is absorbed or the compressibility of soil.

Do Dicionário de Engenharia Geotécnica, de Renato Armando Silva Leme:
oedometer - aparelho para ensaio de adensamento.

Abonações:
O ensaio edométrico é realizado num aparelho designado por edómetro (Figura 1), ...
http://www.dec.uc.pt/currigest/disciplinas/MS1/upload/16LAB_...

Ensaios edométricos com medição de deslocamentos e das tensões total e neutra (Edómetro hidráulico de Rowe).
http://paginas.fe.up.pt/sgwww/labgeo/solos.htm

-Um edómetro de grandes dimensões para preparação de amostras reconstituídas;
https://webserv.dec.uc.pt/weboncampus/genericpages/showgener...

Ensaios de caracterização mecânica (amostras “indeformadas”):. • consolidação em edómetro. • corte directo. • compressão simples ...
http://www.civil.ist.utl.pt/~jaime/4_ME_cores.pdf

Figura 2.5 - Comparação entre o módulo M do DMT e do edômetro (Lacasse, 1986). Figura 2.6 - Comparação entre o módulo M do DMT e do edômetro (Iwasaki, ...
http://www.unb.br/ft/enc/geotecnia/teses/GDM116A03.pdf

Estudo da compressão confinada e do colapso de um solo arenoso compactado em edômetro com sucção controlada. 1995. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...

Estudo da colapsibilidade de um solo típico da região de Bauru em edômetro com controle de sucção. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
muitos thanks! era a minha escolha! foi uma confirmação preciosa!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2edômetro
rhandler
5 +1edómetro / edômetro
Carlos Angelo


  

Answers


42 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
edômetro


Explanation:
Trata-se de equipamento para ensaios de adensamento induzido por forças de percolação, no solo. Veja este exemplo, em português:

USP/SIBi - DEDALUS
... Ver_Completo, 2, 0744508, Machado, Sandro Lemos, Estudo da compressao confinada e do colapso de um solo arenoso compactado em edometro com succao controlada, 1995
dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/TES/FIND-ACC/1371536


--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2005-04-20 19:13:51 GMT)
--------------------------------------------------

O link correto é:

http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/TES/FIND-ACC/13...

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2005-04-20 19:16:04 GMT)
--------------------------------------------------

Outros exemplos em:

http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/DEDALUS/FULL/10...
http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/DEDALUS/FULL/14...

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 317

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
4 mins
  -> Obrigado, Clauwolf

agree  Carlos Angelo
6 mins
  -> Obrigado, Carlos

46 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
edómetro / edômetro


Explanation:
O primeiro em Portugal e o segundo no Brasil. No Brasil também se usa muito o sinônimo, "consolidômetro".

Do Oxford:
oedometer - A device for measuring the swelling of a gel when water is absorbed or the compressibility of soil.

Do Dicionário de Engenharia Geotécnica, de Renato Armando Silva Leme:
oedometer - aparelho para ensaio de adensamento.

Abonações:
O ensaio edométrico é realizado num aparelho designado por edómetro (Figura 1), ...
http://www.dec.uc.pt/currigest/disciplinas/MS1/upload/16LAB_...

Ensaios edométricos com medição de deslocamentos e das tensões total e neutra (Edómetro hidráulico de Rowe).
http://paginas.fe.up.pt/sgwww/labgeo/solos.htm

-Um edómetro de grandes dimensões para preparação de amostras reconstituídas;
https://webserv.dec.uc.pt/weboncampus/genericpages/showgener...

Ensaios de caracterização mecânica (amostras “indeformadas”):. • consolidação em edómetro. • corte directo. • compressão simples ...
http://www.civil.ist.utl.pt/~jaime/4_ME_cores.pdf

Figura 2.5 - Comparação entre o módulo M do DMT e do edômetro (Lacasse, 1986). Figura 2.6 - Comparação entre o módulo M do DMT e do edômetro (Iwasaki, ...
http://www.unb.br/ft/enc/geotecnia/teses/GDM116A03.pdf

Estudo da compressão confinada e do colapso de um solo arenoso compactado em edômetro com sucção controlada. 1995. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...

Estudo da colapsibilidade de um solo típico da região de Bauru em edômetro com controle de sucção. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 91
Grading comment
muitos thanks! era a minha escolha! foi uma confirmação preciosa!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  João Roque Dias: "edómetro" para PT-PT
11 mins




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search