one-pan meal

Portuguese translation: refeição numa (única/só) panela / refeição feita em uma só panela

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:one-pan meal
Portuguese translation:refeição numa (única/só) panela / refeição feita em uma só panela
Entered by: Paula Vaz-Carreiro

09:58 Jan 28, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Cooking / Culinary
English term or phrase: one-pan meal
Qual o correspondente em PT do BR?
Always Learning
refeição de só uma panela / refeição de uma panela /
Explanation:
Or something like that.
A one-pan meal is a meal that one dirties one pan only, i.e., a meal like a stew for example: all the ingredients go in a single pot (as opposed to a meal that you have to use more than one pan to prepare.
As far as I know, there isn't a special way to say it in PT...
HTH

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2010-01-28 10:21:50 GMT)
--------------------------------------------------

refeição numa (única) panela

(I was trying to add that when I hit send by mistake :-)
Selected response from:

Paula Vaz-Carreiro
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2refeição de só uma panela / refeição de uma panela /
Paula Vaz-Carreiro
5refeição feita em uma panela só / refeição prática e rápida
Patricia Soares
4Cozido (carnes c/o base) ou Caldeirada (peixes/frutos do mar como base)
Dulce Cattunda
2 +1roupa-velha
Teresa Borges
3comida de uma panela só
Salvador Scofano and Gry Midttun


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +1
roupa-velha


Explanation:
Não sei se também se usa no Brasil, mas é um prato que segue a mesma "filosofia" da "one-pan meal"...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 118

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  João Araújo: Sim, para Pt-Pt
15 mins
  -> Obrigada, João!

neutral  Patricia Soares: Roupa-velha é um dos tipos de receita de one-pan meal. É primeiramente uma refeição com sobras do dia anterior.
3 hrs
  -> Bem sei, por isso mesmo frisei que seguia a mesma "filosofia"...

18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
comida de uma panela só


Explanation:
Eu sempre que posso fujo do literal, mas achei isso. Espero que ajude.

#
Dona Mariquinha: Receitas de uma panela só
De qualquer forma, almoço e jantar tem que sair todo dia e como nao existe nada mais chato que ficar inventando o menu do dia, tenho optado por comidas ...
dona-mariquinha.blogspot.com/.../comida-de-uma-panela-so.html - Em cache -
#
Receitas a Dois em uma Panela Só « pt.WordPress.com Forums
2 postagens - Última postagem: 24 jul. 2009
Paty e Vinnie apresentam este lugar onde você pode encontrar receitas legais, algumas histórias doidas e muitas nerdisses, é só nos visitar. ...
pt.forums.wordpress.com › Divulgação - Em cache - Similares -

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 385

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
refeição de só uma panela / refeição de uma panela /


Explanation:
Or something like that.
A one-pan meal is a meal that one dirties one pan only, i.e., a meal like a stew for example: all the ingredients go in a single pot (as opposed to a meal that you have to use more than one pan to prepare.
As far as I know, there isn't a special way to say it in PT...
HTH

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2010-01-28 10:21:50 GMT)
--------------------------------------------------

refeição numa (única) panela

(I was trying to add that when I hit send by mistake :-)

Paula Vaz-Carreiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thanks!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  João Araújo
4 mins
  -> Thanks João :-)

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> Thanks Marlene :-)

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Cozido (carnes c/o base) ou Caldeirada (peixes/frutos do mar como base)


Explanation:
Como o termo não está contextualizado, ficam aqui estas alternativas.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2010-01-28 11:19:47 GMT)
--------------------------------------------------

Vide <http://pt.wikipedia.org/wiki/Caldeirada> "Tradicionalmente, a caldeirada em Portugal é um cozido, ou seja, uma preparação que não passa pelo refogado, cujos componentes básicos são diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimento. O tempero deste preparado pode incluir apenas sal de cozinha e azeite, ou vários outros condimentos, como pimenta, salsa ou outros."

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2010-01-28 11:26:11 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe-me, aqui vai o link p/ o fragmento acima = <http://pt.wikipedia.org/wiki/Caldeirada>

<http://foodshape.blogspot.com/2009/09/origem-do-cozido-brasi...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2010-01-28 11:26:49 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caldeirada

Dulce Cattunda
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
refeição feita em uma panela só / refeição prática e rápida


Explanation:
A idéia é de que a refeição seja fácil e rápida.

Fogão Solar: Primeiras experiências Sopa de legumes, refeições em uma panela só, caldos de carne. Muito simples é o preparo de sopa de legumes e refeições feitas em uma panela só no fogão solar, ... Batatas fritas prepara melhor numa panela grande para evitar turvamento e ...
fogaosolar.blogspot.com/2009/.../primeiras-experiencias.html

Skillet lasagna is a one pan meal that can be made quickly and easily. (I have 3 jobs in case I haven't mentioned it already before..wink,...wink..). ...
morethanburnttoast.blogspot.com/.../skillet-lasagna-one-pan-mealit-will.html

Easy One Pan Meal: Beef and Noodles - [ Traduzir esta página ]Sometimes life requires great food that is easy, quick, and can be done in one pan with just a touch of clean up. My life requires a lot of these meals.
hubpages.com/.../Easy-One-Pan-Meal-Beef-and-Noodles

Patricia Soares
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search