deliciousness

Portuguese translation: apetitoso [contribui para tornar o prato apetitoso]

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:deliciousness (helps to povide deliciousness]
Portuguese translation:apetitoso [contribui para tornar o prato apetitoso]
Entered by: Alcinda Marinho

14:31 Oct 4, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Cooking / Culinary
English term or phrase: deliciousness
The addition of culinary additives helps to provide deliciousness and to enhance taste and flavor properties of food products.
fatima stigliani
Brazil
(tornar o prato) apetitoso
Explanation:
Sug.

"contribui para tornar (o prato) apetitoso e para realçar o sabor e o paladar dos ingredientes"

Apetitoso:

adjectivo
1. Que desperta o apetite; tentador; saboroso.

"apetitoso", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/apetitoso [consultado em 04-10-2018].

sa·bo·ro·so |ô|

adjectivo
1. Que tem sabor agradável.

2. [Figurado] Agradável, delicioso.

"saboroso", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/saboroso [consultado em 04-10-2018].
Selected response from:

Alcinda Marinho
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2deliciosidade
Eunice Brandão
3 +1(conferir) uma sensação de deleite
Ana Vozone
4palatabilidade
Teresa Borges
4um sabor delicioso
Helena Grahn
3(tornar o prato) apetitoso
Alcinda Marinho


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
um sabor delicioso


Explanation:
sug.

Helena Grahn
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: muito obrigada pela ajuda,..foi valiosíssima!

Asker: thanks


24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(tornar o prato) apetitoso


Explanation:
Sug.

"contribui para tornar (o prato) apetitoso e para realçar o sabor e o paladar dos ingredientes"

Apetitoso:

adjectivo
1. Que desperta o apetite; tentador; saboroso.

"apetitoso", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/apetitoso [consultado em 04-10-2018].

sa·bo·ro·so |ô|

adjectivo
1. Que tem sabor agradável.

2. [Figurado] Agradável, delicioso.

"saboroso", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/saboroso [consultado em 04-10-2018].


Alcinda Marinho
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Adorei sua ajuda...obrigada


40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
palatabilidade


Explanation:
+ 1 sugestão...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 118
Notes to answerer
Asker: muito obrigada pela ajuda e atenção..


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
deliciosidade


Explanation:
A princípio pensei que a palavra ´deliciosidade´ não existisse em português, porém vi que pelo menos aqui no Brasil há várias pessoas a usando tanto na área da gastronomia como em arquitetura. Veja alguns links abaixo como referência:
https://lesvinsetlesautres.wordpress.com/2015/02/04/a-filoso...
http://jojoscope.net/2015/01/13/a-“deliciosidade”-de-um-espa...
http://poquema.com.br/como-fazer-pipoca-doce-receitas-infali...
https://receitasparasalvaromundo.com/index.php/2013/12/23/si...



    Reference: http://poquema.com.br/como-fazer-pipoca-doce-receitas-infali...
    https://receitasparasalvaromundo.com/index.php/2013/12/23/simples-deliciosidade-ou-baby-ouies/
Eunice Brandão
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela ajuda, como se trata de uma patente vou preferir "sabor delicioso", mas sua sugestão é muito boa


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Oliveira Simões: Se não consta do dicionário, fica sendo um neologismo. Gostei da sugestão.
1 hr
  -> Obrigada, Oliveira! Eu também gostei. Se me deparar com essa palavra em alguma tradução irei usá-la, pois até me soou simpática.. rsrsrs

agree  Nick Taylor: Sounds weird but what the hell! Why not!
3 hrs
  -> Obrigada, Nick! ha ha ha

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
(conferir) uma sensação de deleite


Explanation:
Mais uma sugestão ;)

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3155/1...

com o chocolate Kopenhagen, conferindo ao produto final a garantia de ser saboroso, pois a palavra „delícia‟ quando usada para atribuir um valor qualificativo a uma comida, significa que esta tem um gosto bom, causando a sensação de deleite ao degustá-la;

É possível mudar o vínculo com a comida estabelecendo ligações com a sua qualidade de .... considerados positivos transmitindo uma sensação de deleite.

Example sentence(s):
  • Adoro Brownie! é proporcionar uma sensação de deleite - um mimo para
  • valor qualificativo a uma comida, significa que esta tem um gosto bom, causando a sensação de deleite ao degustá-la
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  BV1: O mais apropriado, na minha opinião.
20 hrs
  -> Obrigada, BV1!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search