Dreamy Cheesy

Portuguese translation: frango maravilhoso ao queijo na panela elétrica

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Dreamy Cheesy
Portuguese translation:frango maravilhoso ao queijo na panela elétrica
Entered by: neuri17

21:44 Sep 7, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Cooking / Culinary
English term or phrase: Dreamy Cheesy
Hello Everyone,

I am here again with another question!. I was wondering how would you guys translate into PT-BR this title of a recipe from a book I am translating at the moment.

Recipe is called: Dreamy Cheesy Crockpot Chicken.

I have looked it up in the Merriam Webster the definition of Dreamy and I got: tasty, palatable, flavorful, delish and so much more. Then, I wonder, if translating as:

Frango Delicioso ao Queijo no Crockpot would sound okay???

Obrigada a todos!
neuri17
United States
frango maravilhoso ao queijo na panela elétrica
Explanation:
Sugestão, se o crockpot for o que eu estou pensando (marca registrada de panela elétrica de cozimento lento, "slow cooker").
Selected response from:

Laura Hafner
Canada
Grading comment
Laura,
Muito obrigada por sua ajuda e sugestão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Maravilhoso Frango Cozido ao Molho de Queijo
Eduan Moraes
3 +2frango maravilhoso ao queijo na panela elétrica
Laura Hafner
5Frango delicioso com creme de queijo
Andrea Luri Abe
3Delícia de frango com queijo (cozinhada) em lume brando
expressisverbis
3Frango Cremoso Delicioso (panela de cozimento lento) ou (cozido lentamente na panela crock/panela crockpot)
Posted via ProZ.com Mobile
Vania Martins
3Frango fabuloso ao queijo (cremoso) (cozido lentamente)
Posted via ProZ.com Mobile
Cristina Mantovani
3Frango dos sonhos ao queijo na panela de barro
Marcos Kaltenbaher


Discussion entries: 7





  

Answers


52 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
dreamy cheesy
Frango dos sonhos ao queijo na panela de barro


Explanation:
É uma sugestão. Não conheço um prato específico com esse nome.

Marcos Kaltenbaher
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
dreamy cheesy
frango maravilhoso ao queijo na panela elétrica


Explanation:
Sugestão, se o crockpot for o que eu estou pensando (marca registrada de panela elétrica de cozimento lento, "slow cooker").

Laura Hafner
Canada
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Laura,
Muito obrigada por sua ajuda e sugestão.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Pilenso
6 mins
  -> Obrigada, Andrea!

agree  Douglas Veloso
49 mins
  -> Obrigada, Douglas!

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Frango fabuloso ao queijo (cremoso) (cozido lentamente)


Explanation:
Sugestão levando em conta a sonoridade do original :)

Cristina Mantovani
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

19 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Frango Cremoso Delicioso (panela de cozimento lento) ou (cozido lentamente na panela crock/panela crockpot)


Explanation:
Crockpot é uma panela de cozimento lento. É conhecida como:
1. Panela de Cozimento Lento
2. Panela crock
3. Panela crockpot

No entanto, acredito que seja importante fazer referência ao tipo de cozimento do frango que a receita propõe.
Espero ter ajudado. :)

Vania Martins
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

20 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
dreamy cheesy
Frango delicioso com creme de queijo


Explanation:
Uma sugestão simples

Andrea Luri Abe
Chile
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

23 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
dreamy cheesy
Delícia de frango com queijo (cozinhada) em lume brando


Explanation:
Não sabia o que era uma "crockpot" ou uma "slow cooker" (apenas sabia que a primeira correspondia a um nome de marca) e fiquei como este internauta:

http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2013/01/panela-d...

Não sei o que é mais espetacular: se o frango ou a panela :-D

Também não sei se será pertinente localizá-la (o mais próximo que encontro em pt-pt é "panela de pressão").

Por outro lado, "em lume brando" também seria uma boa opção no lugar do utensílio de cozinha, uma vez que este se destina a cozinhar os alimentos a uma baixa temperatura.

Da mesma forma, prefiro chamar-lhe "delícia de frango", em vez de "frango delicioso", uma vez que há muitos pratos cujos nomes são conhecidos por "delícia" de qualquer coisa. Por ex., delícia de frango com natas no forno.

Slow cooking está a ganhar adeptos
Conheça os benefícios da cozinha a baixas temperaturas. Uma nova tendência, que chegou a Portugal no fim da década de 2000.
https://lifestyle.sapo.pt/sabores/dicas/artigos/slow-cooking

Sobre lume brando (não sei se usam a expressão em pt-br):

(1) «Aquece mais depressa do que qualquer outro tipo de placa e o controlo preciso do nível de aquecimento permite alternar entre lume brando e lume forte num instante.» (sítio eletrónico da Electrolux)

(2) «Aquece mais depressa do que qualquer outro tipo de placa e o controlo preciso do nível de aquecimento permite alternar entre baixa temperatura e alta temperatura num instante.»
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/as-e...

Seria a minha sugestão para pt-pt.



--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2019-09-08 21:39:20 GMT)
--------------------------------------------------

A slow cooker, also known as a crock-pot (after a trademark owned by Sunbeam Products but sometimes used generically in Australia, South Africa, Canada, New Zealand, the United Kingdom and the United States), is a countertop electrical cooking appliance used to simmer at a lower temperature than other cooking methods, such as baking, boiling, and frying.
https://en.wikipedia.org/wiki/Slow_cooker

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 9

1 day 18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
dreamy cheesy
Maravilhoso Frango Cozido ao Molho de Queijo


Explanation:
Crockpot ao que tudo indica se refere a panelas elétricas com reguladores de temperaturas para diferente tipos de cozimentos.

Crock: é o verbo que esta relacionado ao ato de enfraquecer algo (cozimento e fervura...)

Pot: Panela...

Portando minha sugestão seria: "Maravilhoso Frango Cozido ao Molho de Queijo ", apesar de especificar o uso de uma panela elétrica no titulo da receita (a qual me parece incomum na cozinha dos brasileiros), o ato ainda se mantém o mesmo, no caso: Cozimento, o que facilita na compreensão doo leitor ao ler a tradução da receita.





    Reference: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&authuser=0&biw=1360...
    Reference: http://www.sinonimos.com.br/ideal/
Eduan Moraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Chris Ruppenthal
5 hrs
  -> Obrigado, Chris!

agree  José adalbe (X)
6 hrs
  -> Obrigado, José!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search