gig economy

Portuguese translation: uberização da economia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gig economy
Portuguese translation:uberização da economia
Entered by: Teresa Borges

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
17:56 Nov 29, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics
Additional field(s): Anthropology, Finance (general), Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: gig economy
Definition from Cambridge Dictionary:
A way of working that is based on people having temporary jobs or doing separate pieces of work, each paid separately, rather than working for an employer.

Example sentence(s):
  • Gig economy workers were 50 per cent more likely to report feelings of helplessness, and almost 40 per cent more likely to report feelings of little control. If anything, then, gig economy workers were more likely to report powerlessness than other working respondents. The Conversation
  • It also found that ‘liquid’ workers, such as gig economy workers and the self-employed, face greater barriers to financial inclusion compared to traditional workers. They are less likely to hold financial products and are almost twice as likely (28%) to be turned down for financial products due to their employment history than traditional employees (15%). FinExtra
  • What would happen if low-wage workers came together to cut out the middleman and build their own platforms? This isn’t just a thought experiment. Worker-owned apps are already providing real alternatives to dismal working conditions in the global gig economy. Vice
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

uberização da economia
Definition:
A gig economy refere-se à oferta de empregos de curta ou muito curta duração que permitem aos trabalhadores conciliar a vida privada e profissional
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +4uberização da economia
Teresa Borges
5Economia gig
Jose Pereira
4 +1Economia Informal
Joao_Correa
4gig economy
Daniel Maciel


Discussion entries: 2





  

Translations offered


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
uberização da economia


Definition from Dinheiro Vivo:
A gig economy refere-se à oferta de empregos de curta ou muito curta duração que permitem aos trabalhadores conciliar a vida privada e profissional

Example sentence(s):
  • A Gig Economy, conceito dado ao segmento dos profissionais liberais ou freelancers, é uma realidade incontornável e cada vez mais significativa da sociedade atual, que ganhou uma nova visibilidade com o aparecimento das plataformas digitais, de que a Uber ou a Glovo são dos protagonistas mais conhecidos entre nós. A também chamada “uberização do trabalho – ou Gig Economy – apresenta um conjunto de vantagens, mas também de desafios, e tem ganho expressão em toda Europa e nos EUA. De acordo com uma pesquisa do Joint Research Centre (JRC), da União Europeia, Portugal é dos países com mais pessoas neste segmento da economia, representando já cerca de 11% to total do emprego. - Eco  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 156

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Mariza Conde (MD, PhD)
18 mins
  -> Obrigada, Mariza!

Yes  Ana Vozone
33 mins
  -> Obrigada, Ana!

Yes  Paulinho Fonseca: Tarefas sob demanda ganham espaço em um mercado transformado pela automação e pela inteligência artificial: https://epoca.globo.com/tecnologia/noticia/2018/05/uberizaca...
1 hr
  -> Obrigada, Paulinho!

No  Daniel Maciel: O termo "uberização da economia" tem uma conotação significativamente mais negativa (e uma origem diferente e separada) daquela do termo "gig economy". Além disso, seu uso parece ser menos comum que o de "gig economy" (em inglês mesmo) no Brasil.
2 hrs
  -> Eu traduzo exclusivamente para Português de Portugal...

Yes  Silvia Martins
4 hrs
  -> Obrigada, Sílvia

Yes  Luciano Monteiro
1 day 5 hrs
  -> Obrigada, Luciano!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Economia Informal


Definition from own experience or research:
A Economia Informal é exercida por indivíduos que não recolhem tributos em sua atividade laboral, ora por esta atividade ser de curta duração, ora por não remunerarem o suficiente para que o tributo e a burocracia de recolhimento compensem o esforço do trabalhador de estar legalizado junto ao estado.

Example sentence(s):
  • O que tem salvo a sociedade brasileira da baixa oferta de empregos é a chamada Economia Informal, que abrange todas as atividades laborais não cobertas por tributos trabalhistas, onde tanto empregados quanto empregadores não recolhem os pesados impostos trabalhistas incidentes sobre os trabalhos regulares. - Jornal do Agora 
  • Economia informal envolve as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados e sem contribuir com impostos ao governo. - Wikipedia 
  • Quem nunca foi abordado nas ruas por pessoas vendendo óculos de sol, DVDs, CDs, sapatos, roupas, entre outros produtos falsificados? A concepção do “camelô” é a mais comum quanto à economia informal. No entanto, sua abrangência é muito maior e caracteriza-se por ser um conjunto de atividades econômicas realizadas sem que haja registros oficiais, tais como assinatura da carteira de trabalho, emissão de notas fiscais e contrato social de empresa. - UOL  

Explanation:
A alternativa para a tradução de Gig Economy seria 'Economia de Bicos', só que ninguém usa essa expressão e exigiria uma explicação... Muito embora tenhamos aqui que ela seria mais precisa porque nos países de língua inglesa o 'gig' ou o 'bico' nem sempre obriga o pagamento de tributos previdenciários e trabalhistas, apenas a declaração de recebimento para ser computada no final do ano a depender do montante, já que pequenas somas recebidas em espécie, sem uma nota de prestação de serviço, dificilmente são declaradas em qualquer parte do mundo... No caso brasileiro, por exemplo, o praticante da Economia Informal é muitas vezes alguém que também está sonegando diversos outros impostos ou mesmo exercendo atividades desautorizadas violando procedimentos comerciais obrigatórios. A expressão 'Economia Informal' abrange o 'coitadinho desempregado' e o oportunista que sonega impostos para ganhar mais.
Joao_Correa
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Renato Camargo: Sim, é exatamente isso que ouço no Brasil quando as pessoas se referem aos trabalhadores fazem "bico" sem um vínculo empregatício (e sem pagar impostos)
2 days 17 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gig economy


Definition from Cambridge Dictionary:
Uma forma de trabalho baseada na realização por diversas pessoas de trabalhos temporários ou partes diferentes de um determinado trabalho em que cada uma destas pessoas é paga separadamente, em contraste com a prestação de trabalho a um empregador.

[Adaptada da definição em inglês do Cambridge Dictionary, que considerei a mais sensata]

Example sentence(s):
  • As companhias, entre elas as queridinhas da gig-economy, com trabalhadores temporários e sem vínculo empregatício como Uber e Lyft (...) - Estadão  
  • A explosão dos aplicativos de delivery é provavelmente o caso mais representativo das rupturas geradas no Brasil pelo avanço da “gig economy” – a economia dos bicos. - Folha de SP  
  • Os investidores podem agir com mais cautela, mas a expectativa é que outras empresas abram seus capitais, seguindo o crescimento de IPOs observado nos EUA nos últimos três anos. “O IPO da Uber vai ser uma prova de fogo para saber se vamos continuar com fôlego. Esta vai ser a maior abertura da gig economy e uma das maiores da história, que irá balizar mais o futuro”, afirma Fernandes. - Época  

Explanation:
O termo em inglês é muito mais comumente usado em português porque não há uma única tradução 'consolidada'. Veículos diferentes usam 'economia dos bicos', 'economia freelancer' e uma série de outros termos diferentes, sem muita consistência.

No momento, acredito que a melhor estratégia é usar o termo em inglês pelo menos uma vez (preferivelmente na primeira menção), descrevendo-o e/ou incluindo uma das traduções acima.
Daniel Maciel
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 day 21 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Economia gig


Definition from own experience or research:
Economia gig é um conceito económico que surgiu como consequência da crise de 2008 e que se baseia no facto de que quadros especializados procuram conciliar a sua vida social com o trabalho de curta ou curtíssima duração mas muito bem pagos. Opõe-se ao conceito do trabalho permanente.

Example sentence(s):
  • GIG ECONOMY é um termo relativamente novo na língua inglesa e que se espalhou pelo mundo como um novo conceito no mercado de trabalho. Mas, para ficar ainda mais claro, vamos continuar aprendendo. - Ingles na Ponta da Língua  
  • A este fenómeno chama-se gig Economy, um movimento que foi buscar o termo “gig” que se atribuía aos músicos de Jazz que nos anos 20 saltavam de bar em bar nas ruas de Chicago à procura de trabalho. Nos dias de hoje, ser gig é fazer um trabalho especializado e bem pago. Os profissionais liberais são os que mais facilmente se adaptam a este fenómeno, mas em tese, desde que haja abertura por parte das empresas, qualquer função se pode adaptar. - Dinheiro Vivo  
Jose Pereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search