hedonic treadmill

Portuguese translation: adaptação ou esteira hedônica

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
00:55 Jul 29, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Economics
Additional field(s): Finance (general), Marketing / Market Research, Psychology
English term or phrase: hedonic treadmill
Definition from TapRun.com:
The human tendency to continuously adapt to a standard of living, such that increasing levels of wealth or comfort does not lead to permanent increases in happiness.

Example sentence(s):
  • It turns out that almost everybody experiences the hedonic treadmill. But if you learn to recognize its signs, you can build simple habits that will help increase your happiness without feeling the need to constantly buy new things. Develop Good Habits
  • A study by Barbara Fredrickson and colleagues Cohn, Coffey, Pek, and Finkel showed that the stream of positive emotions induced through loving-kindness meditation can outpace the effects of the hedonic treadmill (2008). PositivePsychology
  • The hedonic treadmill theory explains the often-held observation that rich people are no happier than poor people, and that those with severe money problems are sometimes quite happy. The theory supports the argument that money does not buy happiness and that the pursuit of money as a way to reach this goal is futile. Investopedia
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK economics and finances specialistsGBK economics and finances specialists


This question is closed

Portuguese translation:adaptação ou esteira hedônica
Definition:
trata-se de uma tendência observada em nosso comportamento de regressarmos rapidamente a um nível relativamente estável de felicidade, apesar da ocorrência de fatos positivos em nossa vida. Quando isto acontece, estabelecemos novos referenciais com a ilusão de que, seremos plenamente felizes ao alcançarmos determinados feitos.
Selected response from:

Felipe Tomasi
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +4adaptação ou esteira hedônica
Felipe Tomasi
4 +2rotina hedonista
Cristiano Frota
3 +1passadeira hedonística ou hedonista
Ana Vozone


  

Translations offered


38 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
adaptação ou esteira hedônica


Definition from Tailor Made Consult:
trata-se de uma tendência observada em nosso comportamento de regressarmos rapidamente a um nível relativamente estável de felicidade, apesar da ocorrência de fatos positivos em nossa vida. Quando isto acontece, estabelecemos novos referenciais com a ilusão de que, seremos plenamente felizes ao alcançarmos determinados feitos.

Example sentence(s):
  • A “esteira hedônica” Um fenômeno psicológico chamado “adaptação hedônica” - cunhado nos anos 1970 – diz que todos temos um nível básico de felicidade que é basicamente inalterável, independente do que venha a ocorrer em nossas vidas. Um exemplo da aplicação deste fenômeno seria quando alguém consegue uma promoção e fica muito feliz. Aquela euforia é momentânea e logo aquela pessoa regressará ao nível básico. - Época Negócios  
  • Por último, nós erroneamente tentamos modificar as circunstâncias da vida (dinheiro, vida amorosa, etc.) acreditando que isso trará consigo um bem-estar definitivo. Precisamos saber que, produto da adaptação hedônica (nossa capacidade em assimilar grandes transformações na vida), essas mudanças “externas” não produzirão bem-estar duradouro. - El País  
  • Brickman e Campbell (1971) propuseram, na sua teoria da adaptação hedónica, que as pessoas reagem temporariamente a eventos (bons e maus) e retornam rapidamente a uma linha de base, determinada pelas suas personalidades. - Universidade de Évora  
Felipe Tomasi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Erlinda Kofazu
11 hrs
  -> Obrigado, Erlinda.

Yes  Aline Amorim
13 hrs
  -> Obrigado, Aline.

Yes  Regina Oliveira
14 hrs
  -> Obrigado, Regina.

Yes  Maria Laurino
22 hrs
  -> Obrigado, Maria.

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
passadeira hedonística ou hedonista


Definition from Positive Psychology:
The hedonic treadmill (also known as hedonic adaptation) is a theory positing that people repeatedly return to their baseline level of happiness, regardless of what happens to them.

Example sentence(s):
  • Os cientistas chamaram este evento de “passadeira hedonista”, fazendo referência ao equipamento de ginástica que nos faz correr sem sair do lugar. - e-konomista  
  • Estes autores advogam que as pessoas se adaptam de acordo com aquilo a que chamaram uma “passadeira hedonista”: à medida que aumentam as suas conquistas e “posses”/bens, também aumentam as suas aspirações. - SEDES (Ass. p. o Desenv. Econ. e Social)  
  • «É o modelo da passadeira hedonística, corremos e consumimos, mas não saímos do lugar. É como uma corrida ao armamento. Os ingleses têm uma expressão: ‘Keeping up with the Joneses’. - Revista Vida  
Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Teresa Borges
45 mins
  -> Obrigada, Teresa!

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
rotina hedonista


Definition from ser-psi.com.br:
O que atrapalha?
A rotina hedonista é uma delas, nos adaptamos facilmente às coisas boas e as vemos como naturais e assim geramos o aumento constante das expectativas.

Example sentence(s):
  • Quando Freddie Mercury morreu em 1991, os outros integrantes do Queen sentiram que era necessária a realização de uma entrevista que explicitou que a morte de Freddie foi culpa do próprio cantor, produto de sua rotina hedonista. - observatoriodocinema.uol.com.br  
  • A rotina hedonista é aquela onde cria-se uma adaptação rápida e inevitável aos estímulos considerados bons que perseguimos na vida, como prazeres sensórios e bens materiais. Essa constante busca faz com que nos adaptemos à eles de forma que mais daquele estímulo contribui pouco ou nada com a felicidade geral. Para entender facilmente isso, coma seu prato preferido todos os dias e depois me diga se ele contribui para seu sentimento de bem estar no décimo dia. Ahá! Agora ele não parece mais tão delicioso né? - medium.com  
  • Ex1: Envy keeps the hedonic treadmill humming. A inveja mantém a rotina hedonista em movimento. Ex2: We are on a hedonic treadmill. Estamos imersos numa rotina hedonista. - linguee.com.br  
Cristiano Frota
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Sueli Astrini
18 mins
  -> Obrigado, Sueli!

Yes  luizjardim: Yes
3 hrs
  -> Obrigado, Luiz.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search