sovereign wealth fund (SWF)

Portuguese translation: Fundo soberano/fundo de riqueza soberana

13:14 Jul 23, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Economics
English term or phrase: sovereign wealth fund (SWF)
the Norwegian sovereign wealth fund is one of the companies that is divesting in fossil fuels.
Test Test (X)
Brazil
Portuguese translation:Fundo soberano/fundo de riqueza soberana
Explanation:
Sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2020-07-23 13:16:32 GMT)
--------------------------------------------------

O primeiro termo que eu sugeri é o mais comum.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2020-07-23 13:17:35 GMT)
--------------------------------------------------

https://maisretorno.com/blog/termos/f/fundo-soberano
Selected response from:

Augusto Rochadel
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6fundo de riqueza soberana (FRS) ou fundo soberano
Isadora Vital
4 +4Fundo soberano/fundo de riqueza soberana
Augusto Rochadel
5 +1Fundo do Sovereign Wealth Institute
Neyf Almeida
4Fundo de pensões do estado/governo [da Noruega]
jorges


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
sovereign wealth fund (swf)
Fundo do Sovereign Wealth Institute


Explanation:
Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sovereign_Wealth_Fund_Institut...



Neyf Almeida
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lorena Marins
5 hrs

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
sovereign wealth fund (swf)
Fundo soberano/fundo de riqueza soberana


Explanation:
Sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2020-07-23 13:16:32 GMT)
--------------------------------------------------

O primeiro termo que eu sugeri é o mais comum.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2020-07-23 13:17:35 GMT)
--------------------------------------------------

https://maisretorno.com/blog/termos/f/fundo-soberano

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: "Fundo soberano".
1 min
  -> Sim, esse é o termo mais utilizado. Obrigado, expressisverbis.

agree  Sergio Carré
16 mins
  -> Obrigado, Sérgio!

agree  Mario Freitas: Tem que ser no masculino, porque é o fundo que é soberano, não a riqueza
3 hrs
  -> Bem notado, Mario. Obrigado!

agree  Felipe Tomasi: creio que seja "fundo soberano"
1 day 1 hr
  -> Sim, esse é o termo mais comum. Obrigado, Felipe!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sovereign wealth fund (swf)
Fundo de pensões do estado/governo [da Noruega]


Explanation:
‘soberano’ nestes contextos remete sempre para estatal/governamental. Cf.: dívida soberana
«Consoante a situação, criou-se o “Fundo Governamental de Pensão – Global” (FGP-G) como forma de manutenção de uma poupança estatal para tempos de dificuldades financeiras.» in https://ceiri.news/a-noruega-planeja-retirar-recursos-do-fun...
« O Fundo de Pensões do Governo Global, como é oficialmente conhecido, não é realmente um fundo de pensões. O seu objectivo é garantir que a Noruega continue a lucrar com a sua riqueza em petróleo muito tempo após o término da era dos combustíveis fósseis. Investe apenas fora da Noruega, para evitar sobreaquecimento da economia doméstica.» in https://executivedigest.sapo.pt/posso-receber-o-meu-dinheiro...
« O Fundo Estatal de Pensões (norueguês: Statens pensjonsfond utland) (…)» in https://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_Estatal_de_Pensões


jorges
PRO pts in category: 6

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
sovereign wealth fund (swf)
fundo de riqueza soberana (FRS) ou fundo soberano


Explanation:
sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs (2020-07-23 20:57:01 GMT)
--------------------------------------------------

e "Institutions and policies
for managing sovereign wealth" https://projects.iq.harvard.edu/files/sovereignwealth/files/...

Isadora Vital
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: "Fundo soberano".
1 min
  -> Obrigada!

agree  Sergio Carré
16 mins
  -> Obrigada!

agree  Silvia Aquino
52 mins

agree  Paulo Gasques
1 hr

agree  Mario Freitas: Tem que ser no masculino, porque é o fundo que é soberano, não a riqueza
3 hrs
  ->  Obrigada pelo agree ! mas vi vários artigos falando em riquezas soberanas como esse:"FRS se baseiam em riquezas soberanas" (https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/486658/n... e outro que vou postar na reposta

agree  Felipe Tomasi: creio que seja "fundo soberano"
1 day 1 hr




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search