Heavy Semi-Trailer Tractor

Portuguese translation: cavalo mecânico/caminhão-trator para semirreboque pesado

13:12 Aug 25, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Electronics / Elect Eng / Trucks
English term or phrase: Heavy Semi-Trailer Tractor
Um modelo de caminhão.
Aline Sahin
Brazil
Portuguese translation:cavalo mecânico/caminhão-trator para semirreboque pesado
Explanation:
Acho que se refere apenas ao caminhão-trator, ou cavalo mecânico. Quando usado em referência ao conjunto, dizem truck.

Em português, parece que caminhão semirreboque se refere ao conjunto cavalo mecânico e carreta semirreboque.
Selected response from:

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Grading comment
Muito obrigada, Rafael.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Cavalo Mecânico Pesado
Sergio Carré
5caminhão pesado semirreboque
Neyf Almeida
4 +1cavalo mecânico/caminhão-trator para semirreboque pesado
Rafael Sousa Brazlate
4Caminhão articulado de carga
Christopher Ruppenthal
4camião articulada pesada
Nick Taylor
3veículo trator pesado e semirreboque
expressisverbis


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
heavy semi-trailer tractor
caminhão pesado semirreboque


Explanation:
Ref: http://clicsc.com.br/noticia/15788/caminho-semirreboque-sai-...

Neyf Almeida
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
heavy semi-trailer tractor
camião articulada pesada


Explanation:
camião articulada pesada

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 84

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cavalo mecânico/caminhão-trator para semirreboque pesado


Explanation:
Acho que se refere apenas ao caminhão-trator, ou cavalo mecânico. Quando usado em referência ao conjunto, dizem truck.

Em português, parece que caminhão semirreboque se refere ao conjunto cavalo mecânico e carreta semirreboque.

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Muito obrigada, Rafael.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Sim, cavalo mecânico.
2 hrs
  -> Valeu, Marião!

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
heavy semi-trailer tractor
Caminhão articulado de carga


Explanation:
Sugestão.

Christopher Ruppenthal
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Cavalo Mecânico Pesado


Explanation:
Cavalo mecânico é o caminhão que não tem carreta fixa e pode engatar diferentes tipos de carreta.
Pesado faz referência à força do motor para puxar carretas com carga pesada.

--------------------------------------------------
Note added at 24 minutos (2020-08-25 13:36:53 GMT)
--------------------------------------------------

Neste link você pode encontrar as diferenças conforme rege o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito): https://activecorp.com.br/caminhoes-e-carretas-tipos-e-class...

Example sentence(s):
  • "Com uma pontuação vencedora de 126 votos, o novo cavalo mecânico pesado F-Max lutou contra os desafios impostos (...)"
  • "O caminhão Peterbilt (uma das marcas do grupo Paccar) escolhido para os testes foi o cavalo mecânico pesado 579 (...)"

    https://transportemundial.com.br/caminhao-do-ano-2019/
    https://www.automotivebusiness.com.br/noticia/19071/o-pesado-mais-economico-do-mundo
Sergio Carré
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

30 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
heavy semi-trailer tractor
veículo trator pesado e semirreboque


Explanation:
Sugestão em pt-pt.

Artigo 8.º
Peso bruto máximo dos veículos

1 - Os pesos brutos máximos dos veículos fixados, quando em circulação, são os referidos nos números seguintes.
2 - Peso bruto máximo para veículos de:
3 - Peso bruto máximo para conjunto veículo tractor-semi-reboque de:
a) Três eixos - 29 t;
b) Quatro eixos - 38 t;
c) Cinco ou mais eixos - 40 t;
d) Cinco ou mais eixos transportando dois contentores ISO de 20' ou um contentor ISO de 40' - 44 t.
https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/1082232...

Num conjunto de veículos formado por veículo tractor pesado e semi-reboque destinado ao transporte rodoviário de mercadorias:
A A 'quinta roda' ou prato de engate tem a função de fixar uma roda danificada ou simplesmente furada;
B A 'quinta roda' ou prato de engate tem a função de unir o veículo tractor ao semi-reboque;
C A 'quinta roda' tem a função de auxiliar a sexta roda no apoio da parte dianteira do semi-reboque no solo, aquando do estacionamento.
https://www.bomcondutor.pt/questao/5280

2 - Semirreboque é o reboque cuja parte da frente assenta sobre o veículo a motor, distribuindo o peso sobre este.
3 - Os veículos referidos nos números anteriores tomam a designação de reboque ou semirreboque agrícola ou florestal quando se destinam a ser atrelados a um trator agrícola ou a um motocultivador.
2 - Conjunto de veículos é o grupo constituído por um veículo trator e seu reboque ou semirreboque.

https://iate.europa.eu/search/standard/result/1598362603108/...


expressisverbis
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search