flaps

Portuguese translation: flapes

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:flaps
Portuguese translation:flapes
Entered by: Cintia Galbo

19:39 Sep 9, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: flaps
The heat losses could also be removed by the surrounding air in the event of cooler failure by opening emergency flaps.
Cintia Galbo
flapes
Explanation:
Sugestão!

"(KudoZ) inglês para português translation of bypass flaps: aletas ou flapes..(de desvio) [heat pumps - Energia/geração de energia (Tecn./Engenharia)]."
por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/energy_power_generation/1621606-bypass_flaps.html

"Um dispositivo terminal de engenharia de telecomunicações (10) compreende ... Os painéis terminais do carregador compreendem flapes terminais superpostos, ..."
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=ter...

"Refere-se a presente invenção a uma unidade portátil de troca de calor (10) para ... A cinta é aderida ao painel superior e partes dos flapes do painel ..."
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=inc...

"Para que servem os cowl flaps ou flapes de refrigeração? .... possuem oilcooler/fuelheater, que trabalham trocando calor ..... se o C - 130 ou outro turbo ..."
www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=51274

Hope it helps. :))
Selected response from:

Fernanda Rocha
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos pela atenção.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5abas / aletas
rhandler
3 +2flaps
Leonora Savio
3flapes
Fernanda Rocha


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
flaps


Explanation:
Penso que é um termo muito utilizado no original...

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2008-09-09 19:43:38 GMT)
--------------------------------------------------

Controle para Flap, manete de potência, trim, etc.. Mensagem ... Shark este equipamento estava sendo utilizado la no Stand da Simulação no Campus Party na ...
www.harpiaclube.com/phpBB3/viewtopic.php?f=3&t=3563 - 12k -

Comprar e vender PAR DE FLAPS EM INOX POLIDO P/ BARCOS ATÉ 18 PÉS - R$ 450.00. Acessórios para Veículos Acessórios e Peças Náuticas , no MercadoLivre.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-64173424-par-de-flaps-em-inox-polido-p-barcos-ate-18-pes-_JM - 48k -

Leonora Savio
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
4 mins
  -> Obrigada Isabel :)

agree  RealBlunt: ...pois eu tenho lppa e também não conheço outro termo para "flaps"...em Português
35 mins
  -> obrigada!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
abas / aletas


Explanation:
Diz o Babylon:

Os Flaps são dispositivos hiper-sustentadores que consistem de abas, ou superfícies articuladas, existentes nos bordos de fuga (parte posterior) das asas de um avião, os quais, quando abaixados e/ou estendidos aumentam a sustentação e o arrasto ou resistência ao avanço de uma asa pela mudança da curvatura do seu perfil e do aumento de sua área.

Há quem use, em português, flape, assim como aleta, aba, etc. Não há necessidade de usar a palavra em inglês, especialmente quando existem várias traduções possíveis em português. Veja estes exemplos, daqui do Proz:

bypass flaps - aletas ou flapes..(de desvio) ( translation ...
abas de desvio...flaps de desvio..alhetas ou flapes Explicação: [PDF] Distribuição de Ar - AquecimentoFile Format: aquecimento eo atuador (11) da portinhola ...
http://por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/energy_power...


flap - aba ( translation glossary) Mecânica/engenharia mecânica ...(KudoZ) inglês para português translation of flap: aba [Mecânica/engenharia ... Existe a forma aportuguesada flape. Talvez sirva para o teu trabalho. ...
http://por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/mechanics_me...



rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares (X): concordo e prefiro aleta
6 mins
  -> Obrigado, Maria José, eu também!

agree  mmasur: Também prefiro aleta
20 mins
  -> Então já somos três! Obrigado, mmasur!

agree  Carlos Quandt
50 mins
  -> Obrigado, quandt!

agree  Humberto Ribas: e viva o vernáculo, Eça, Machado, etc, etc, etc
1 hr
  -> Obrigado, Humberto!

agree  Paulo Horsky
1 day 18 hrs
  -> Obrigado, Paulo, mas escolheram outra!

18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
flapes


Explanation:
Sugestão!

"(KudoZ) inglês para português translation of bypass flaps: aletas ou flapes..(de desvio) [heat pumps - Energia/geração de energia (Tecn./Engenharia)]."
por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/energy_power_generation/1621606-bypass_flaps.html

"Um dispositivo terminal de engenharia de telecomunicações (10) compreende ... Os painéis terminais do carregador compreendem flapes terminais superpostos, ..."
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=ter...

"Refere-se a presente invenção a uma unidade portátil de troca de calor (10) para ... A cinta é aderida ao painel superior e partes dos flapes do painel ..."
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=inc...

"Para que servem os cowl flaps ou flapes de refrigeração? .... possuem oilcooler/fuelheater, que trabalham trocando calor ..... se o C - 130 ou outro turbo ..."
www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=51274

Hope it helps. :))


    Reference: http://www.babylon.com/definition/flap/Portuguese
Fernanda Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos pela atenção.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  RealBlunt: ...sua própria referência não tem "e"...apenas flap, sem "e" no fim...e não tem mesmo em português (http://www.babylon.com/definition/flap/Portuguese)
3 hrs
  -> Acho que você não leu a referência toda! :))

disagree  Leonora Savio: nunca vi a adaptação flapes , mas sim abas ou aletas como o rhandler sugeriu
11 hrs
  -> Obrigada, Leonora! Mas se vc ler a explicação do Ralph verá que ele mesmo cita que algumas pessoas utilizam flape. O fato de VC nunca ter visto não significa que esteja errado! Procure no próprio KudoZ que vc verá referências a este termo. :))

agree  Lucio C P Soluchinsky: no google...aproximadamente 6.450 para flapes (0,13 segundos)
22 hrs
  -> Muito obrigada, Lucio! :-D - Pela sua observação, vê-se que o termo é bastante utilizado.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search