design earthquake

Portuguese translation: terremoto de projeto

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:design earthquake
Portuguese translation:terremoto de projeto
Entered by: rhandler

11:11 Jan 28, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: design earthquake
FRASE:
It is not really the (...) seismic code that should govern the adoption of the design earthquakes, but EN ....

Desde já grata pelo auxílio que me possam prestar.
Maria Folque
Portugal
terremoto de projeto
Explanation:
É o terremoto para cuja intensidade e duração se projeta a estrutura em questão. Veja:

[PDF] UM ESTUDO DE CONFIABILIDADE PARA UMA MODIFICAÇÃO DE PROJETO DO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
nucleares (KTA 2201.1, 1990): o Terremoto de Projeto, que é o terremoto de máxima. intensidade que ocorreu no passado, no local da edificação da central, ...
www.emc2008.iprj.uerj.br/down.php?fid=184

Consulta aos Conteúdos e Ocorrências na Biblioteca Digital do ...
O procedimento então usa os registros de aceleração do terremoto de projeto e o integra duplamente no tempo para calcular os deslocamentos permanentes ...
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/db2www/PRG_0651.D...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2modelo para/de terremotos
Marcos Antonio
4terremoto de projeto
rhandler
4modelos anti-sísmicos/construção anti-sísmica
Elvira Alves Barry
4concepção sismo
Floriana Leary
3modelos/padrões de terremoto
Nathalie Scabers


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
concepção sismo


Explanation:
Hope these help
moodle.dme.uma.pt/course/category.php?id=4
www.utl.pt/pagina.php?area=526&curso=2008052035&disciplina=...
www.civil.uminho.pt/.../Update_Webpage/2005_Eng_Vida_17.pdf

Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
modelos/padrões de terremoto


Explanation:
Encontrei esta referência em www.iconocast.com: Os melhores sismólogos no mundo não sabem quando o terremoto grande seguinte baterá. Mas um geólogo da universidade de Tel Aviv sugere que os testes padrões do terremoto gravados em originais históricos dos países Oriente Médio indiquem que o terramoto significativo seguinte da região é por muito tempo expirado.
Existe de facto a terminologia modelos de ... : ver por exemplo referência:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhelinha.jsp?grupo=0...


Nathalie Scabers
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in DutchDutch, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
modelos anti-sísmicos/construção anti-sísmica


Explanation:
exemplo:

http://dn.sapo.pt/2004/12/20/pais/primeiras_casas_antisismic...

Elvira Alves Barry
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
terremoto de projeto


Explanation:
É o terremoto para cuja intensidade e duração se projeta a estrutura em questão. Veja:

[PDF] UM ESTUDO DE CONFIABILIDADE PARA UMA MODIFICAÇÃO DE PROJETO DO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
nucleares (KTA 2201.1, 1990): o Terremoto de Projeto, que é o terremoto de máxima. intensidade que ocorreu no passado, no local da edificação da central, ...
www.emc2008.iprj.uerj.br/down.php?fid=184

Consulta aos Conteúdos e Ocorrências na Biblioteca Digital do ...
O procedimento então usa os registros de aceleração do terremoto de projeto e o integra duplamente no tempo para calcular os deslocamentos permanentes ...
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/db2www/PRG_0651.D...

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
modelo para/de terremotos


Explanation:
Sug.




Encontrei esta definição, em italiano

-1 Design Earthquake (Terremoto di Progetto);. 2 Safety Earthquake (Terremoto di Sicurezza). Il DE è rappresentato dall'evento sismico più gravoso tra quelli ...
www2.ing.unipi.it/dimnp/lezioni/impnuc/generali.pdf

- Brune (1970 e 1971) propôs um modelo de terremoto no. qual M. o. pode ser obtido a partir da parte plana do. espectro de desdobramento das ondas sísmicas ...
www.obsis.unb.br/admin/uploads/Trabalhos publicados/2005/An... -

-

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-01-28 12:42:30 GMT)
--------------------------------------------------

Quando se fala em "modelo" entende-se "modelo matemático".

- Pois modelos matemáticos muito semelhantes aos utilizados para os terremotos também podem ser utilizados na avaliação das chuvas sobre a terra. ...
www.prometeu.com.br/noticia.asp?cod=479 - 22k

- 30 Dez 2004 ... Modelos matemáticos sugerem deslocamento de ilha de Sumatra após terremoto. Grandes terremotos muitas vezes causam deslocamentos permanente ...
www.apolo11.com/modelo_sumatra.php - 29k

- 29 / 12 / 2006 Americanos propõem sistema de previsão de terremotos ... inserir os dados de GPS nos modelos matemáticos para estimar o ritmo de deslizamento ...
noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=28668 - 73k

-

--------------------------------------------------
Note added at 21 hrs (2009-01-29 09:05:09 GMT)
--------------------------------------------------

Outro termo bastante comum é "cenário" - cenário de/para um terremoto.

- 14 Dez 2004 ... Em um cenário de um terremoto de magnitude 6,9 no centro de Tóquio às 18h ... O painel não estudou cenários com terremotos do tipo de Kanto, ...
noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2004/12/14/ult27u46322.jhtm - 28k -

- É um projeto de prevenção de um cenário envolvendo um possível terremoto de magnitude 7.8 (quase 5.000 vezes maior do que os habituais! ...
blog.ypsilon2.com/index.php/.../preparedness-now-um-video-de-prevencao-contra-o-maior-dos-terremotos/ - 15k

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 555

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Strahm
9 mins
  -> Obrigado, Paula

agree  Isabel Maria Almeida
26 mins
  -> Obrigado, Isabel.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search