keyhole welding

Portuguese translation: soldadura capilar

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:keyhole welding
Portuguese translation:soldadura capilar
Entered by: Elda Veiga

20:54 Oct 14, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: keyhole welding
K-TIG is a high speed, single pass, full penetration welding technology that eliminates the need for wire, edge beveling or skilled operators and produces flawless welds up to 100x faster than TIG welding in materials up to 16mm in thickness.
Elda Veiga
Portugal
soldadura capilar
Explanation:
keyhole welding — soldadura capilar
Soldadura em que o alargamento da raiz (o keyhole) é “transportado” na frente do banho em fusão.

soldadura capilar — keyhole welding
Welding in which the enlarged root opening is carried along ahead of the puddle when making an arc weld or other type of welded joint.

Fonte: Artigo sobre Terminologia de Soldadura de João Roque Dias, tradutor técnico e mestre em engenharia mecânica.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2013-10-14 22:34:10 GMT)
--------------------------------------------------

Detalhe: é terminologia de português europeu, aplicável no Brasil, com SOLDAGEM em vez de SOLDADURA.
Selected response from:

Joao Marcelo Trovao
Brazil
Grading comment
João, muito obrigada pela resposta, foi muito útil. Votos de sucesso!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3solda TIG em "buraco de fechadura"
Mauro Lando
4soldadura capilar
Joao Marcelo Trovao
4soldadura "Keyhole" (soldadura olho de fechadura)
Beatriz Godinho
4soldagem a arco de plasma pela técnica de "buraco da fechadura"
Clauwolf


Discussion entries: 1





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
soldagem a arco de plasma pela técnica de "buraco da fechadura"


Explanation:
Ou apenas soldagem keyhole:)

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 346
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela sugestão!


49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
soldadura "Keyhole" (soldadura olho de fechadura)


Explanation:
Soldadura Keyhole ou olho de fechadura: Emprega-se para uniões de placas e tubulações com correntes de soldadura maiores a 250 Amp, com o qual é lograda a penetração do arco plasma em toda a espessura do material a soldar.


    Reference: http://www.coopertei.com.ar/pt/soldadura-por-plasma.htm
Beatriz Godinho
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela sugestão!


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
soldadura capilar


Explanation:
keyhole welding — soldadura capilar
Soldadura em que o alargamento da raiz (o keyhole) é “transportado” na frente do banho em fusão.

soldadura capilar — keyhole welding
Welding in which the enlarged root opening is carried along ahead of the puddle when making an arc weld or other type of welded joint.

Fonte: Artigo sobre Terminologia de Soldadura de João Roque Dias, tradutor técnico e mestre em engenharia mecânica.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2013-10-14 22:34:10 GMT)
--------------------------------------------------

Detalhe: é terminologia de português europeu, aplicável no Brasil, com SOLDAGEM em vez de SOLDADURA.

Joao Marcelo Trovao
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 369
Grading comment
João, muito obrigada pela resposta, foi muito útil. Votos de sucesso!

6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
solda TIG em "buraco de fechadura"


Explanation:
Ca ra colega, observe na imagem do URL que transcrevo abaixo o porque dessa denominação. Em corte de fece, o perfil da parte soldada se assemelha vagamente a um buraco de fechadora. Veja em Google images "keyhole welding" outras imagens esclarecedoras.

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2013-10-14 21:01:49 GMT)
--------------------------------------------------

Solda K-TIG

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2013-10-14 21:02:11 GMT)
--------------------------------------------------

perdão, Solda K-TIG como no roginal

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2013-10-14 21:03:20 GMT)
--------------------------------------------------

errata:
1 solda K TIG;
2 - face, não "fece"

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2013-10-15 01:08:30 GMT)
--------------------------------------------------

errata da errata: por favor leia-se "como no original" e não "roginal"

--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs (2013-10-15 16:58:53 GMT)
--------------------------------------------------

Elda, o João Marcelo Trovão propõe um termo achado num dicionário específico de soldas. Talvez seja mais prudente aceitar a resposta dele.


    https://www.google.com.br/search?q=%22keyhole+welding%22&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=klpcUoCtNYfLkAeM24DoBA&ved=0CDwQsAQ&biw=1366&bih
Mauro Lando
France
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 220
Notes to answerer
Asker: Mauro, muito obrigada pela sua ajuda e atenção aos detalhes. Foi muito valiosa para mim e não esquecerei a sua contribuição. Como você sugeriu, vou escolher a resposta do João, porque vem de um dicionário específico. Muito obrigada outra vez e votos de sucesso.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elcio Gomes
31 mins
  -> thanks, Elcio

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> Thanks, Marlene

agree  Spiridon: Yes
13 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search