gimp guide

Portuguese translation: Guia para viés / Guia para passamanaria

18:34 Sep 26, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Engineering (general)
English term or phrase: gimp guide
Assembling the upper gimp guide requires that you use the needle thread pre-tensioner.
Test Test (X)
Brazil
Portuguese translation:Guia para viés / Guia para passamanaria
Explanation:
Em inglês, no jargão de costura, "gimp" é uma tira de tecido ornamental costurada sobre uma emenda ou sobre algo que se deseje esconder. Nesse significado, em português pode ser "viés" ou "passamanaria".

Já o "guide" se refere a uma peça que se acopla à cabeça da máquina de costura que serve para guiar a costura em linhas paralelas.

Agora quanto ao "upper", não sei se refere-se ao "gimp" (existem vieses duplos, mas não sei se diz-se "superior/inferior") ou se refere-se ao "guide" (talvez a máquina permita a acoplagem de um guia inferior e um guia superior)... Então não sei, mas de qualquer forma, "upper gimp guide" pode ser traduzido como "guia de viés superior" pois a ambiguidade do adjetivo é igual no português.

Exemplo de guia de viés:
https://www.americanas.com.br/produto/75601636/guia-de-vies?...
Selected response from:

Alex Hamada
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
2 +2guia de milans
ferreirac
3 +1Guia para viés / Guia para passamanaria
Alex Hamada
4guia de cordonnet
Nick Taylor
4 -1Guia do programa de manipulação de imagens (GIMP)
Hilton F Santos
4 -1guia para leigos
Fernando Barros
1um guia deficiente
airmailrpl


Discussion entries: 1





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +2
guia de milans


Explanation:
Ver a única referência que encontrei sobre esse termo: https://www.google.com/search?safe=active&sxsrf=ALeKk03y1VQJ...

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor: Great search! Gimp = Milans
27 mins
  -> Obrigado! :)

agree  Clauwolf: reforço de casa de botão; eu não traduziria "gimp guide"
1 day 2 hrs
  -> Obrigado!

42 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
guia para leigos


Explanation:
Guimp também é o nome de um software.. Vale a pena ver se não é isso. Pode significar "idiota", mas eu acho meio ofensivo. Eu colocaria "leigos".


    https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/gimp
Fernando Barros
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Nick Taylor: it is part of a button hole attachment for a sewing machine
4 mins
  -> Thanks

disagree  Alex Hamada: A frase não comporta essa acepção
1 day 17 hrs

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Guia do programa de manipulação de imagens (GIMP)


Explanation:
GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial. (Babylon NG, - Comunidade)

Hilton F Santos
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Nick Taylor: it is part of a button hole attachment for a sewing machine
1 min

disagree  Alex Hamada: A frase não comporta essa acepção
1 day 17 hrs
  -> Concordo. Foi erro meu.

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
guia de cordonnet


Explanation:
guia de cordonnet

--------------------------------------------------
Note added at 47 mins (2020-09-26 19:21:59 GMT)
--------------------------------------------------

it is part of a button hole attachment for a sewing machine

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 210

5 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
um guia deficiente


Explanation:
gimp guide => um guia deficiente

noun. US and Canadian offensive, slang a physically disabled person, esp one who is lame. .
Gimp | Definition of Gimp at Dictionary.com
What is a gimp British slang?
gimp in British English
(ɡɪmp ) noun slang. 1. US and Canadian offensive. a physically disabled person, esp one who has difficulty walking.
Gimp definition and meaning | Collins English Dictionary

https://semsi.com.mx/Manuales/BROTHER/rh9800eng.pdf

All of the google results point to the manual for one sewing machine - which appears to be manufactured in a non-English speaking country - so this may just be a bad translation

airmailrpl
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 264

1 day 8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Guia para viés / Guia para passamanaria


Explanation:
Em inglês, no jargão de costura, "gimp" é uma tira de tecido ornamental costurada sobre uma emenda ou sobre algo que se deseje esconder. Nesse significado, em português pode ser "viés" ou "passamanaria".

Já o "guide" se refere a uma peça que se acopla à cabeça da máquina de costura que serve para guiar a costura em linhas paralelas.

Agora quanto ao "upper", não sei se refere-se ao "gimp" (existem vieses duplos, mas não sei se diz-se "superior/inferior") ou se refere-se ao "guide" (talvez a máquina permita a acoplagem de um guia inferior e um guia superior)... Então não sei, mas de qualquer forma, "upper gimp guide" pode ser traduzido como "guia de viés superior" pois a ambiguidade do adjetivo é igual no português.

Exemplo de guia de viés:
https://www.americanas.com.br/produto/75601636/guia-de-vies?...


    https://www.youtube.com/watch?v=dgqfjoum0Xo
    https://www.youtube.com/watch?v=dRwbuS76cHQ
Alex Hamada
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hilton F Santos
1 day 11 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search