International Translation Day 2018

Join ProZ.com/TV for a FREE event September 25-26th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation

driven end/non-driven end

Portuguese translation: lado movido / lado livre

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:driven end/non-driven end
Portuguese translation:lado movido / lado livre
Entered by: Ana Paula Miraldo

22:13 Apr 4, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Engineering (general)
English term or phrase: driven end/non-driven end
A frase completa é:"The generator is at both sides, driven end (DE) and non-driven end (NDE), provided with an end shield and a flange mounted sleeve bearing assembly". Obrigada.
Ana Paula Miraldo
lado movido / lado livre
Explanation:
Neste contexto: O gerador está equipado em ambos os lados (lado movido e lado livre) com um resguardo de protecção ...

Em engenharia mecânica (Portugal), designa-se o lado do accionamento por "lado movido" e o lado "não movido" por "lado livre".
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos pela ajuda. Um abraço.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3extremidade do acionamento / extremidade sem acionamento
rhandler
5lado movido / lado livre
João Roque Dias
2terminal rotativo / terminal não rotativo
António Ribeiro
1extremidade motriz/extremidade não motriz
Luiza Modesto


  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
terminal rotativo / terminal não rotativo


Explanation:
Uma sugestão com um grau 2 de confiança.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 129

1 hr   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
extremidade motriz/extremidade não motriz


Explanation:
Para "driving end" meu dicionário tem "extremidade motriz". Encontrei um manual de um gerador que fala em extremidade motriz e extremidade não motriz:

Cada gerador tem o seu próprio número série marcado na secção superior da carcaça da extremidade não motriz.

Essa etiqueta é para ficar colada no exterior da caixa
de terminais do lado esquerdo quando se olha desde a
extremidade motriz.

http://www.newage-avkseg.com/english/content/download/newage...

Será que driving end = non driven end e non driving end = driven end?

Espero que ao menos esse manual ajude.

Luiza Modesto
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
extremidade do acionamento / extremidade sem acionamento


Explanation:
O eixo do gerador possui duas extremidades. Por uma delas, o gerador é acionado, sendo este o "driven end". A outra pode chamar-se "sem acionamento". Veja estes exemplos:

[PDF] FCM da Série 300
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Furo de drenagem (+ posição): Nenhum, entre pés, nos pés opostos, extremidade do acionamento vertical, extremidade vertical sem acionamento, 90° à ...
www.danfoss.de/desca/elektrischeantriebe/Literatur/VLT®%20FCM%20300/Design%20Guide/MG03B728.pdf


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Angelo
3 hrs
  -> Obrigado, Carlos

agree  Clauwolf
11 hrs
  -> Obrigado, Clauwolf

agree  Edward Lines: maybe 'extremidade acionado' ?
2 days 16 mins
  -> Obrigado, Edward. Sim, também pode-se dizer "extremidade acionada".

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lado movido / lado livre


Explanation:
Neste contexto: O gerador está equipado em ambos os lados (lado movido e lado livre) com um resguardo de protecção ...

Em engenharia mecânica (Portugal), designa-se o lado do accionamento por "lado movido" e o lado "não movido" por "lado livre".

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 109
Grading comment
Obrigada a todos pela ajuda. Um abraço.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search