PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

fossil fool

Portuguese translation: petrogloditas

17:43 Jul 29, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Environment & Ecology / Climate change
English term or phrase: fossil fool
Quem me ajuda com este berbicacho?
É uma citação que surge no meio do texto que estou a traduzir sobre alterações climáticas, em que o autor chama a atenção para o facto de por vezes serem apresentados dados sobre o aquecimento global que não estão devidamente comprovados:

"...we must carefully examine all claims that, if true, would lead to paradigm shifts like that caused by Galileo, but at the same time it is wise to note that for every real Galileo or Einstein who radically alters conventional wisdom, there are probably a thousand 'fossil fools'".

De acordo com a pesquisa que fiz, os "fossil fools" são pessoas ou organizações conhecidas por colocarem os interesses económicos dos combustíveis fósseis (fossil fuels) à frente do interesse do planeta. Só que me parece que no caso desta frase, "fossil" é utilizado também na acepção de "antiquado" ou daquele que não está consciente de que é necessário mudar as atitudes. Como é que poderei fazer passar essas duas ideias sem ter de escrever uma frase quilométrica?

Obrigada.

Paula
Paula Pereira
Portugal
Portuguese translation:petrogloditas
Explanation:
Acho que seria um equivalente bastante satisfatório em PT, mas há de se levar em conta que o termo "fossil fools" já está bastante disseminado por lá, e essa ou qualquer tradução seria um neologismo.

Pessoalmente, optaria pelo uso da expressão em inglês com a explicação do trocadilho entre parênteses.

De qualquer forma, imagino que o termo se refira aos negacionistas do aquecimento global em geral (http://www.guardian.co.uk/politics/2004/apr/27/media.pressan... e mais especificamente aos lobistas e políticos pró-indústria do petróleo (http://www.motherjones.com/news/feature/2008/05/fossil-fools...
Selected response from:

Fausto Machado Tiemann
Brazil
Grading comment
Gostei muito, Fausto. Vamos ver se o cliente também gosta ;-).
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7petrogloditas
Fausto Machado Tiemann
4 +2petro-idiota
Roberto Cavalcanti
4"Ambientalistas dos Bobos"
Edimilson Ferreira
4Velhos do Restelo economicistas
carolinamelo
4adeptos "fossilizados" do petróleo, viciados em petróleo, petro-fanáticos
Salvador Scofano and Gry Midttun
4economicistas obsoletos
Isabel Maria Almeida
3ambientalistas ferrenhos
Teresa Borges


Discussion entries: 9





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
economicistas obsoletos


Explanation:
ajudei?

Isabel Maria Almeida
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
petro-idiota


Explanation:
acho que é um play on words

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa: SCEN?
2 hrs
  -> Grato Ligia! SCEN! Sonhe Comigo Esta Noite

agree  Alexandra Gouveia
14 hrs
  -> Grato Alexandra

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Velhos do Restelo economicistas


Explanation:
Uma possibilidade de dar as duas ideias que referiu...

carolinamelo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

28 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ambientalistas ferrenhos


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Encontrei esta expressão que talvez traduza a ideia...

Example sentence(s):
  • A energia hidroeléctrica só não cresceu mais rapidamente em Portugal porque os ambientalistas ferrenhos são fortemente contra as grandes barragens..
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 107
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Teresa, mas eles não são ambientalistas. São, na maior psrte dos casos CEOs de grandes empresas que com manobras de "cosmética" dizem proteger o ambiente com medidas que lhes permitem continuar a poluir (continuam a utilizar os combustíveis fósseis, mas com uma "camadinha de verniz", por assim dizer... :-) De qualquer forma, obrigada pela sugestão.


25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"Ambientalistas dos Bobos"


Language variant: pt(br)

Explanation:
De fato, "fossil" em "fossil fools" diz respeito aos combustíveis fósseis.
Outro nome para "Dia da Mentira" é "Dia dos Bobos" (que é o "April Fool's Day"). Daí eu ter pensado em "Ambientalistas dos Bobos".

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2008-07-29 18:13:23 GMT)
--------------------------------------------------

Se entendi corretamente a idéia por trás do prêmio dado aos Fossil Fools, trata-se de fazer ironia com aqueles que defendem hipocritamente (do ponto de vista dos ambientalstas) a continuação do uso dos combustíveis fósses usando argumentos considerados insustentáveis pelos ambientalistas.

O prêmio também é dado para pessoas que dizem defender o ambiente mas têm práticas contrárias a ele. O nome "Fossil Fool's Day", de acordo com a Wikipedia", é uma adaptação do "April Fool's Day". Daí eu ter pensado em "Ambientalistas dos Bobos", já que pode-se traduzir "April Fool's Day" como "Dia dos Bobos". As idéias dos "Fossil Fool's" são como pegadinhas de 1º de abril.

Edimilson Ferreira
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Edimilson, mas "dos bobos" em PT-PT não funciona, uma vez que em Portugal "April Fool's Day" é "Dia das Mentiras" e não tem qualquer referência a "bobos" nem a "tolos". Obrigada pela sugestão, que me pereceu "bem bolada" para PT-BR.


56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
petrogloditas


Explanation:
Acho que seria um equivalente bastante satisfatório em PT, mas há de se levar em conta que o termo "fossil fools" já está bastante disseminado por lá, e essa ou qualquer tradução seria um neologismo.

Pessoalmente, optaria pelo uso da expressão em inglês com a explicação do trocadilho entre parênteses.

De qualquer forma, imagino que o termo se refira aos negacionistas do aquecimento global em geral (http://www.guardian.co.uk/politics/2004/apr/27/media.pressan... e mais especificamente aos lobistas e políticos pró-indústria do petróleo (http://www.motherjones.com/news/feature/2008/05/fossil-fools...

Fausto Machado Tiemann
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Gostei muito, Fausto. Vamos ver se o cliente também gosta ;-).

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Quandt: o trocadilho é impossível de traduzir, mas gostei dessa expressão
6 mins
  -> Pois é, só funciona no original. Obrigado quandt!

agree  rhandler: Faço minhas as palavras de quandt!
1 hr
  -> Obrigado Ralph!

agree  helgaf (X)
1 hr
  -> Obrigado Helga!

agree  Maria Meneses: Fausto Acho muito criativo. Porque não?
2 hrs
  -> Sim, sim, por que não? Obrigado Maria!

agree  Marcelo Gonçalves: Boa!
6 hrs
  -> Obrigado Marcelo!

agree  Alexandra Gouveia: Excelente. :-))
13 hrs
  -> Grato Alexandra!

agree  Fernando Domeniconi
18 hrs
  -> Grato Fernando!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
adeptos "fossilizados" do petróleo, viciados em petróleo, petro-fanáticos


Explanation:
.

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Works in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 241




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search