Superfund Site

Portuguese translation: área de sedimentos contaminados do Superfundo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Superfund Site
Portuguese translation:área de sedimentos contaminados do Superfundo
Entered by: Danik 2014

13:59 Mar 3, 2015
English to Portuguese translations [PRO]
Environment & Ecology
English term or phrase: Superfund Site
Sediment remediation and cleanup projects
DDT contamination at the Palos Verde Shelf, Los Angeles, CA
Superfund Site, Contaminated Material Containment Bulkhead, Portsmouth, VA
Maintenance Dredging, Passaic River, Newark, NJ
Air & Water Quality
Andre Damasceno
Brazil
área de sedimentos contaminados
Explanation:
EN
1-https://www.google.com.br/search?q=Superfund site&ie=utf-8&o...
PT-Br
2- https://www.google.com.br/search?q=área de sedimentos contam...
Selected response from:

Danik 2014
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4área de sedimentos contaminados
Danik 2014
4 +1Local de Resíduos Perigosos do Superfundo/Superfund
Vitor Pinteus
3 +2Local Superfund
Edna Almeida


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
superfund site
Local Superfund


Explanation:

ENVIRONMENT [COM] Full entry
EN

Superfund site

PT

Local Superfund




Edna Almeida
Ireland
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Angela Nery: Local DO Superfund?
9 mins

agree  Patricia Fierro, M. Sc.
2 hrs

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
superfund site
área de sedimentos contaminados


Explanation:
EN
1-https://www.google.com.br/search?q=Superfund site&ie=utf-8&o...
PT-Br
2- https://www.google.com.br/search?q=área de sedimentos contam...

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
30 mins
  -> Obrigada, Mário!

agree  Paulo Celestino Guimaraes: Sítio Superfund, área de sedimentos contaminados
1 hr
  -> Obrigada, Paulo Celestino!

agree  Vitor Pinteus: Aproveitando a sua sugestão, eu reformularia para "Local/Área Contaminado(a) do Superfundo/Superfund".
3 hrs
  -> Obrigada, Vitor!Quis evitar o nome que já constava da outra resposta !

agree  Paulinho Fonseca
3 hrs
  -> Obrigada, Paulinho!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
superfund site
Local de Resíduos Perigosos do Superfundo/Superfund


Explanation:
Em 1980 foi aprovada nos EUA a Lei "CERCLA" ("Comprehensive Environmental Response, Compensation and Liability Act of 1980"), que estabeleceu um programa e um fundo/pacote financeiro (o "Superfundo"/"Superfund") para resolver o problema dos "Locais de Resíduos Perigosos" ("hazardous waste sites").
Portanto, "Superfund"/"Superfundo" é o nome do programa e do fundo para identificar, limpar, reabilitar, etc. esses locais.
Um "Superfund site" é um local que foi identificado, avaliado e considerado elegível (como "Local de Resíduos Perigosos") para as ações e respetivo financiamento do Superfundo.

vd links:
1. ("Superfund is the name given to the environmental program established to address abandoned hazardous waste sites. It is also the name of the fund..."): http://www.epa.gov/superfund/about.htm
2. ("A Superfund site is an uncontrolled or abandoned place where hazardous waste is located"): http://www.epa.gov/superfund/sites/
3. ("Superfundo (Superfund Law)", "local de resíduos perigosos"): http://ptdocz.com/doc/531437/apêndice-a
4. ("Locais de Resíduos Perigosos"): http://www.lookformedical.com/search.php?q=Locais de Resíduo...
5. ("Superfund site" "Locais de resíduos perigosos"): https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=B-_1VIaDI5Ks8wfJh4CYAQ&g...
6. ("Superfundo", "locais de resíduos perigosos"): http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/03.Manual Geral.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2015-03-03 17:55:58 GMT)
--------------------------------------------------

No contexto da terminologia da CERCLA/Superfundo (nomeadamente das adendas que alargaram o seu âmbito), também pode ponderar e optar pela expressão "Local Contaminado do Superfundo/Superfund" (mas neste caso por favor considere a resposta da Danik, que já utilizara o termo).
vd link:
7. ("possible hazardous site / proposed site(Superfund Terminology)" »» "possível área contaminada/local contaminado"): http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...
vd

Vitor Pinteus
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Danik 2014: Como sempre, a resposta se destaca pela ampla contextualização da questão, no caso ambiental! Obs. "Local Superfundo" é da Edna.
1 hr
  -> Obrigado pela atenção, Danik! Sim, a sua obs. sobre a sugestão da Edna é inquestionável.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search