Generative Theory of Problem Solving

Portuguese translation: Teoria gerativa de resolução de problemas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Generative Theory of Problem Solving
Portuguese translation:Teoria gerativa de resolução de problemas
Entered by: Teresa Borges

11:01 Jul 30, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Finance (general) / Training
English term or phrase: Generative Theory of Problem Solving
Estou a traduzir um curso de formação para funcionários aduaneiros e na parte que trata das competências profissionais exigidas diz que a pessoa em causa deve demonstrar possuir noção geral e conhecimento básico dos conceitos, princípios e processos nas áreas seguintes:

The main theories and concepts related to problem-solving (GTPS (Generative Theory of Problem Solving), behaviourist approach, the Gestalt approach, the Problem space theory);
(...)

Não encontro, o que me surpreende, uma tradução para a GTPS. Algum dos colegas está familiarizado com esta teoria? Agradeço, de antemão, toda a ajuda.
Teresa Borges
Portugal
Teoria gerativa de resolução de problemas
Explanation:
Parece tratar-se de um termo criado pelos autores deste estudo: https://chrismaclellan.com/media/publications/maclellan2-201... Não me parece que haja uma tradução consagraga para português ainda.
Selected response from:

Janisa Antoniazzi
Brazil
Grading comment
Obrigada, Janisa!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3Teoria gerativa de resolução de problemas
Janisa Antoniazzi
4Teoria Generativa da Resolução de Problemas
MARCOS BAZILIO


Discussion entries: 16





  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
Teoria gerativa de resolução de problemas


Explanation:
Parece tratar-se de um termo criado pelos autores deste estudo: https://chrismaclellan.com/media/publications/maclellan2-201... Não me parece que haja uma tradução consagraga para português ainda.

Janisa Antoniazzi
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Janisa!
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Janisa! A sua é a proposta que eu prefiro, mas vou ter de aguardar as 24 horas da praxe...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor
4 hrs
  -> Obrigada!

agree  expressisverbis: Traduzia conforme discussão.
5 hrs
  -> Obrigada!

agree  Clauwolf
7 hrs
  -> Obrigada!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
generative theory of problem solving
Teoria Generativa da Resolução de Problemas


Explanation:
Metacognição e resolução de problemas aritméticos verbais: teoria e implicações pedagógicas

De importância mais imediata ao campo de ensino-aprendizagem, Seminerio enfatiza o uso "sistemático" das habilidades metacognitivas do aprendiz, cabendo ao professor papel ativo na veiculação e reflexão das regras generativas (ou "metaregras") – não propriamente inconscientes (cognized) como para Chomsky – cuja apreensão deve conduzir a um salto metaprocessual de parte daquele primeiro. Tal orientação representa segundo o autor uma proposta inovadora quer frente ao método dito tradicional de ensino, em que os alunos figuram como receptores passivos de informação pronta, quer frente ao ideal de liberdade do educando defendido pela Escola Nova e melhor fundamentado na posição construtivista. (SEMINERIO et al., 1997).

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2020-07-30 12:42:52 GMT)
--------------------------------------------------

Proposta: teoria de aprendizagem (modelo)
buscada na psicologia cognitiva e pesquisas
sobre o cérebro - modelo de aprendizagem
generativo de Wittrock, 1974), onde a
motivação, atenção seletiva e reconstruções
de idéias na memória de longo prazo são os
fatores relevantes.

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141122/0002...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-07-30 13:12:11 GMT)
--------------------------------------------------

A Generative Theory of Problem Solving
Christopher James MacLellan, Pat Langley, C P Walker
Published 2012
Mathematics
Problem-solving strategies exhibited by humans are diverse and vary along a number of dimensions. In this paper, we attempt to address the problem of understanding and reproducing the great variety of problem-solving strategies observed in humans and existing artificial intelligence systems. To accomplish this task we propose a generative theory of problem solving, which defines the orthogonal dimensions over which problem-solving strategies can differ. Once the dimensions are defined, we… CONTINUE READING


https://www.semanticscholar.org/paper/A-Generative-Theory-of...


    Reference: http://https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p...
MARCOS BAZILIO
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search