crude ash

Portuguese translation: cinza bruta/total

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:crude ash
Portuguese translation:cinza bruta/total
Entered by: expressisverbis

23:00 Feb 8, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Food & Drink / Composição de ração para cães
English term or phrase: crude ash
Na lista dos componentes de uma ração para cães há:
CRUDE ASH
Estou em dúvida entre
CINZAS TOTAIS
e
CINZA(S) BRUTA(S)

Agradeço desde já
Antonio Tomás Lessa do Amaral
cinza total ou bruta/matéria mineral bruta
Explanation:
RESUMO

Foram selecionados oito cães da raça FOXHOUND AMERICANO, machos, com idade de três anos e peso médio de 32,0 Kg + 2,4 Kg. Cada tratamento, de um total de quatro, foi oferecido a dois cães, durante quatro períodos, em um total de oito cães por tratamento. Nas amostras de alimentos e fezes foram realizadas análises de matéria seca, fibra bruta, gordura em hidrólise ácida, proteína bruta, matéria mineral, extrativo não nitrogenado e energia bruta.

Eight similar male dogs from AMERICAN FOXHOUND breed had been selected, at the ages of three years old and average weight of 32,0 kg + 2,4 kg. Each treatment, from a total of four, was offered to two dogs, during four periods, in a total of eight dogs per treatment. Dry matter, crude fiber, acid–hydrolyzed fat, crude protein, ash, non–nitrogen extract and gross energy were analyzed in the samples of feed and excrements (feces).
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413...

Parece-me que "ash" é "matéria mineral" segundo este documento sobre a avaliação nutricional para cães.

Por outro lado, na IATE:

No contexto da química: cinzas brutas

No contexto agroalimentar:
cinza total

http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do;jsessionid=scUgCqUV5v...
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Grato
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2cinza total ou bruta/matéria mineral bruta
expressisverbis
3matéria mineral (ou apenas cinza)
Rafael Tiba


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
matéria mineral (ou apenas cinza)


Explanation:
Aqui, mostra-se que "crude ash" e "ash" se referem à mesma coisa.

"ash represents the mineral content of the food and is determined chemically by the burning of the product. % of ash is labelled as one of the following terms ‘crude ash’, ‘incinerated residue’ or ‘inorganic matter’"
http://nk9d.co.uk/understanding-dog-food-labels/

"DETERMINAÇÃO DA CINZA OU MATÉRIA Produto que se obtém após o aquecimento de uma amostra a temperatura de 600ºC (aquecimento ao rubro), durante 4 horas ou até combustão total da matéria orgânica;"
http://sgcd.dracena.unesp.br/Home/Especializacao/Estrategias...

Veja como aparece como "matéria mineral" neste rótulo:
http://dia.portalodia.com/media/editor/img_20160718_100030_c...

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2017-02-08 23:22:11 GMT)
--------------------------------------------------

Correção:

Na segunda referência, o certo é "DETERMINAÇÃO DA CINZA OU MATÉRIA MINERAL".

Outra referência:

"Matéria Mineral MM
É tudo o que sobrou do procedimento de fabricação da ração, são denominados como as cinzas do processo. A MM Não tem nenhuma importância nutricional, porém é preciso constar no rótulo de ração, pois quanto menor sua porcentagem melhor aproveitamento do alimento. Rações feitas com peças nobres liberam pouco MM, em contrapartida alimentos que utilizam partes animais pobres em nutrientes liberam mais MM, não devendo ultrapassar os 10%."
http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/decifrando-...

Rafael Tiba
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Grato, bateu na trave . . .


26 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
cinza total ou bruta/matéria mineral bruta


Explanation:
RESUMO

Foram selecionados oito cães da raça FOXHOUND AMERICANO, machos, com idade de três anos e peso médio de 32,0 Kg + 2,4 Kg. Cada tratamento, de um total de quatro, foi oferecido a dois cães, durante quatro períodos, em um total de oito cães por tratamento. Nas amostras de alimentos e fezes foram realizadas análises de matéria seca, fibra bruta, gordura em hidrólise ácida, proteína bruta, matéria mineral, extrativo não nitrogenado e energia bruta.

Eight similar male dogs from AMERICAN FOXHOUND breed had been selected, at the ages of three years old and average weight of 32,0 kg + 2,4 kg. Each treatment, from a total of four, was offered to two dogs, during four periods, in a total of eight dogs per treatment. Dry matter, crude fiber, acid–hydrolyzed fat, crude protein, ash, non–nitrogen extract and gross energy were analyzed in the samples of feed and excrements (feces).
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413...

Parece-me que "ash" é "matéria mineral" segundo este documento sobre a avaliação nutricional para cães.

Por outro lado, na IATE:

No contexto da química: cinzas brutas

No contexto agroalimentar:
cinza total

http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do;jsessionid=scUgCqUV5v...


expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Grato

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hauke Christian
9 hrs
  -> Obrigada Hauke.

agree  Patrícia Figueiredo: Cinza bruta, segundo a análise nutricional do pacote de ração que tenho cá em casa :)
1 day 10 hrs
  -> Obrigada pelo "agree" e pela confirmação Patrícia.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search