colored jet back

Portuguese translation: Sua cor era preto-azeviche (preto brilhante)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:colored jet back
Portuguese translation:Sua cor era preto-azeviche (preto brilhante)
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

13:56 Jun 3, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Games / Video Games / Gaming / Casino
English term or phrase: colored jet back
What was unique about the original Legend of Zelda cartridge?
It was painted gold
It was colored jet back
It had a password save system
=================
Tinha a cor de azeviche?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
preto-azeviche
Explanation:
Penso que "preto-azeviche" traduz bem a ideia de "jet black". Este termo ocorre com certa frequência na literatura brasileira e também na MPB. Exemplos:

- "Dívida Externa", de Machado de Assis: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000086pdf....

- "Lucíola", de José de Alencar: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/luciola--0/html/f...

- Título de uma canção gravada por Clementina de Jesus ("Olhos de Azeviche"): https://www.youtube.com/watch?v=cOiPHYne5vI

- Faz parte do título de uma coletânea, "Olhos de Azeviche", publicado pela Editora Malê: http://www.vistaminhapele.com.br/a-editora-male-lanca-o-livr...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 3 hrs (2018-06-04 17:25:46 GMT)
--------------------------------------------------

Tradução alternativa: na cor preto-azeviche

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 3 hrs (2018-06-04 17:33:21 GMT)
--------------------------------------------------

Outra opção: preto brilhante. Este o termo usado com relação ao iPhone 7:
https://pt.wikipedia.org/wiki/IPhone_7.

Note que este termo coincide com o exemplo no site Cavalos do Sul: preto vivo com reflexos brilhantes.
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
Obrigada.
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4preto-azeviche
Oliveira Simões
3a cor era "jet black"
Ana Vozone
3preto graúna
Eduardo Marques
3jato (colorido) nas costas
Ana Vozone


Discussion entries: 3





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
jato (colorido) nas costas


Explanation:
https://www.google.pt/search?ei=NfUTW8TKEYrxkwWf45-QDg&q="ja...

Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
preto graúna


Explanation:
"Jet" é o nome inglês de uma gema chamada azeviche em português. Geralmente, essa expressão é usada com o sentido de "preto intenso". Como não é uma palavra comum no português, eu preferi o nome de uma ave associada com essa cor.

Eduardo Marques
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 day 3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
colored jet black
a cor era "jet black"


Explanation:
O que tornava a caixa/cartucho do jogo Zelda especial:
-
- a cor era "jet black"

https://www.dkoldies.com/legend-of-zelda-gold-nes-game/

(As grandes marcas, Apple, Samsung, Nintendo, deixam muitas vezes estas cores por traduzir, mantendo o original.)

Assim sendo, sugiro que deixe o termo por traduzir...

https://www.google.pt/search?q="jet black" nintendo&lr=lang_...

Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

1 day 3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
preto-azeviche


Explanation:
Penso que "preto-azeviche" traduz bem a ideia de "jet black". Este termo ocorre com certa frequência na literatura brasileira e também na MPB. Exemplos:

- "Dívida Externa", de Machado de Assis: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000086pdf....

- "Lucíola", de José de Alencar: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/luciola--0/html/f...

- Título de uma canção gravada por Clementina de Jesus ("Olhos de Azeviche"): https://www.youtube.com/watch?v=cOiPHYne5vI

- Faz parte do título de uma coletânea, "Olhos de Azeviche", publicado pela Editora Malê: http://www.vistaminhapele.com.br/a-editora-male-lanca-o-livr...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 3 hrs (2018-06-04 17:25:46 GMT)
--------------------------------------------------

Tradução alternativa: na cor preto-azeviche

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 3 hrs (2018-06-04 17:33:21 GMT)
--------------------------------------------------

Outra opção: preto brilhante. Este o termo usado com relação ao iPhone 7:
https://pt.wikipedia.org/wiki/IPhone_7.

Note que este termo coincide com o exemplo no site Cavalos do Sul: preto vivo com reflexos brilhantes.

Example sentence(s):
  • Cavalos do Sul: Preto azeviche: Preto vivo com reflexos brilhantres.

    Reference: http://www.cavalosdosul.com.br/artigo/tipos-de-pelagem-de-ca...
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada.
Teresa




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search