PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

You will bend or break

Portuguese translation: ou vai ou racha

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bend or break
Portuguese translation:ou vai ou racha
Entered by: Matheus Chaud

17:36 Jan 2, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Games / Video Games / Gaming / Casino
English term or phrase: You will bend or break
É um texto de marketing de um jogo de aventura/RPG,
Tem essa frase logo no início (possivelmente o título da descrição do jogo) e, logo depois, aparecem detalhes da história do jogo.

Como traduziriam?
Matheus Chaud
Brazil
ou vai ou racha
Explanation:
sug. :)
Imaginei que pudesse servir, mas tenho minhas dúvidas. Um tanto quanto que muito informal, entretanto.
Selected response from:

Yuri Beira
Brazil
Grading comment
Obrigado a todos pelas sugestões!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
2 +4ou vai ou racha
Yuri Beira
5 +1se não se adaptar, estará liquidado
Andrea Luri Abe
5Bend or Break
Bruno Dutra
4Vai persistir ou fracassar
Bruno Santos
4vai aguentar até o limite ou quebrar
Nick Taylor
3Concessão ou a derrota/fracasso
Clauwolf
3ou rendes-te ou vences
expressisverbis
2Você vai quebrar/ceder ou torcer!
Ana Vozone


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
you will bend or break
Você vai quebrar/ceder ou torcer!


Explanation:
Sugestão. Bom Ano!

Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
you will bend or break
Bend or Break


Explanation:
depende do contexto a ideia de Or you bend or break tem sentido de ou voce é flexivel ou você irá se dar mal ...

agora depende do contexto o significado.... o contexto é este, ou você se curva, ou você se quebra.

Bruno Dutra
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
you will bend or break
vai aguentar até o limite ou quebrar


Explanation:
vai aguentar até o limite ou quebrar

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 26

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
you will bend or break
Concessão ou a derrota/fracasso


Explanation:
:) Poderá conferir (ou não) no contexto mais amplo

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2020-01-02 17:48:03 GMT)
--------------------------------------------------

Lembrou-me o lema do judô: "Ceder para vencer"

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 49

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
you will bend or break
Vai persistir ou fracassar


Explanation:
Nesse contexto, bend dá uma ideia de se adaptar à situação e continuar seguindo firme continuar firme, enquanto break é a desistência, o fracasso, perecer. Outra opção também, caso tenha caracteres e espaços suficientes: em vez de persistir, usar continuar firme.

Bruno Santos
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
you will bend or break
ou rendes-te ou vences


Explanation:
Sugestão para PT-PT.

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2020-01-02 17:57:38 GMT)
--------------------------------------------------

NOTA:
"Break" também pode significar "libertar-se".
Sugeri "vencer" porque me lembrei da expressão "to break the ice" (vencer a timidez).

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2020-01-02 17:58:07 GMT)
--------------------------------------------------

… e... Bom 2020!

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
you will bend or break
se não se adaptar, estará liquidado


Explanation:
Um opçãoi.

Andrea Luri Abe
Chile
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcus Vinicius Belo
49 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +4
you will bend or break
ou vai ou racha


Explanation:
sug. :)
Imaginei que pudesse servir, mas tenho minhas dúvidas. Um tanto quanto que muito informal, entretanto.

Yuri Beira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
1 corroborated select project
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?
Grading comment
Obrigado a todos pelas sugestões!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
1 hr
  -> Grato, Mario!

agree  Tereza Rae
5 hrs
  -> Grato, Tereza!

agree  Nilton Junior: Sem mais contexto, acho que esta é a melhor opção.
14 hrs
  -> Grato, Nilton!

agree  Felipe Tomasi
18 hrs
  -> Grato, Felipe!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search