MANA

Portuguese translation: Mana

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:MANA
Portuguese translation:Mana
Entered by: Julio Cinquina

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
00:55 Sep 30, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Games / Video Games / Gaming / Casino
Additional field(s): Games / Video Games / Gaming / Casino
English term or phrase: MANA
Definition from Cyber Definitions:
MANA means Unit of Magical Power in an online gaming context. Used most often in the context of fantasy RPG (Role Playing Game), MANA (sometimes called MP) is common term for a unit of magical power. As a rule, the higher a player's MANA score, the more potent the player's spells.

Example sentence(s):
  • Much of the game mechanic revolves around managing and using mana wisely: casting spells often enough to achieve your goal, but not so often that you run out of mana early. The Appendix
  • The TCG Magic: The Gathering uses mana as the central game mechanic. Mana is typically produced by tapping card resources such as land, artifacts, or creatures. It’s used for summoning every item on the battlefield and for casting every spell, with a few rare exceptions. Geeky Domain
  • Still, it’s not an easy fix: mana systems are inherently meant to limit power, so how can you make having limited power fun? A good way to tackle this problem is to first take a look at a wider variety of games to see different approaches to this paradox. Omegathorion
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK video game and software specialists GBK video game and software specialists


This question is closed

Mana ou MP
Definition:
Mana ou MP é um termo usado em jogos RPG. Representa o poder ou a força interna de um ser vivo ou objeto inanimado. Inspira-se nas crenças polinésias, segundo as quais Mana é a energia mágica do mundo. Exemplo: "o Mago não tinha mana suficiente para lançar a magia".
Selected response from:

Julio Cinquina
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +9Mana ou MP
Julio Cinquina
5Magia
Bruno Santos


  

Translations offered


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +9
Mana ou MP


Definition from Dicionário Informal:
Mana ou MP é um termo usado em jogos RPG. Representa o poder ou a força interna de um ser vivo ou objeto inanimado. Inspira-se nas crenças polinésias, segundo as quais Mana é a energia mágica do mundo. Exemplo: "o Mago não tinha mana suficiente para lançar a magia".

Example sentence(s):
  • Há apenas uma coisa que une os planos infinitos do Multiverso: mana, a energia que alimenta todas as mágicas. As cinco cores de mana estão incorporadas na própria terra, e um planeswalker pode invocar o mana da terra a que pertence mesmo através do mar de Éter que separa os mundos. Cada cor de mana dá vida a um tipo diferente de mágica poderosa para você utilizar. Por exemplo, as mágicas vermelhas têm [fogo] em seu custo e, ao virar (girar horizontalmente) uma Montanha, você gera [fogo] para gastar conjurando mágicas. Cabe a você decidir se quer dominar uma ou todas as cinco cores. - Wizards  
  • Magic points (MP), Spirit points, Stamina points, Spell Points, Mana Points ou Skill points (SP) se refere a força ou energia usada para conjurar/executar habilidades, magias e afins no mundo dos RPGs e RPGs eletrônicos. - Wikipedia  

Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2020-09-30 01:22:21 GMT)
--------------------------------------------------

Para o conceito de "mana", entendida como uma força mágica ou sobrenatural, utiliza-se, em português, a palavra "mana", que pode ser encontrada nos dicionários (consultar Aulete e Michaelis, por exemplo). No entanto, em vários tipos de jogos, podem ser encontradas as mais diversas variações, como: pontos de magia, pontos de mana, reserva de mana no próprio Magic: The Gathering, entre outras.
Julio Cinquina
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Lia Domingues
2 mins
  -> Obrigado, Lia!

Yes  Fernando Barros
9 mins
  -> Obrigado, Fernando!

Yes  Christiane Jost: Só lembrando que a sigla seria PM (Pontos de Mana).
30 mins
  -> Obrigado, Christiane! É tanto tempo vendo sempre o par "HP" e "MP", inclusive em jogos traduzidos, que causa até um certo estranhamento mudar essas siglas ao traduzir. Mas concordo, é preferível a forma "PM".

Yes  Francisco Chagas: Mana (de maná)!, isso mesmo. Já "HP" e "MP" traduzem-se frequentemente como "PV" e "PM", no entanto, a universalidade dos termos originais também é aparente.
4 hrs
  -> Obrigado, Francisco!

Yes  Felipe Lacerda: "Mana é mana é mana é mana é mana" - Gertrude Stein (ou algum espinhento de fórum, acordei com a memória ruim hoje).
10 hrs
  -> Obrigado, Felipe!

Yes  Matheus Chaud: É mana mesmo. Já joguei muito Magic The Gathering, e é assim que se usa.
23 hrs
  -> Obrigado, Matheus!

Yes  Erick Faria Teves
1 day 1 hr
  -> Obrigado, Erick!

Yes  Erlinda Kofazu
1 day 20 hrs
  -> Obrigado, Erlinda!

Yes  Rafael Lenzi: Acrescentando que a palavra vem da Polinésia, refere-se a algo como "energia vital".
57 days
  -> Obrigado, Rafael!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Magia


Definition from own experience or research:
"Mana" significa um tipo de energia no mundo da fantasia e de jogos para conjurar magias.

Na época em que jogos dificilmente eram traduzidos, o público teve de se habituar com HP (health points) e MP (mana/magic points) em inglês, tornando-se, então, a única referência ao longo dos anos. Com a chegada de muitos títulos traduzidos, sobretudo de franquias famosas no quesito magia, ficou consagrado chamar MP de PM (pontos de magia), de acordo com traduções oficiais e autorizadas, é claro, pelas empresas que desenvolvem esses jogos. Também, o clássico HP se tornou PV (pontos de vida) hoje em dia.

Muito embora o público use MP em alguns contextos, em termos mais oficiais PM (pontos de magia) é o padrão na tradução de jogos, da mesma forma que PV é padrão, em vez de HP.

Example sentence(s):
  • Noctis tem duas barras importantes, onde uma delas mostra os pontos de vida (PV) e a outra os pontos de magia (PM). - Combo Infinito  
Bruno Santos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search