frames per second (FPS)

Portuguese translation: quadros por segundo (FPS)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:frames per second (FPS)
Portuguese translation:quadros por segundo (FPS)
Entered by: Julio Cinquina

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
00:54 Nov 16, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Games / Video Games / Gaming / Casino
Additional field(s): Computers: Software, Games / Video Games / Gaming / Casino, Computers (general)
English term or phrase: frames per second (FPS)
Definition from Techopedia:
Frames per second (FPS) is a unit that measures display device performance. It consists of the number of complete scans of the display screen that occur each second. This is the number of times the image on the screen is refreshed each second, or the rate at which an imaging device produces unique sequential images called frames.

Example sentence(s):
  • Generally, 30 FPS is roughly the lowest frame rate at which a game is still playable.However, most gamers agree that 60 FPS is generally the ideal target since it’s more fluid and responsive. Gaming Scan
  • If you really want to advance your gaming to the next level, you might have to upgrade your hardware to get there. If you see no improvement in fps using money-saving strategies, it’s time to jump up to a better monitor or advanced graphics processor that can turn your in-game experience into an immersive reality. HP store
  • Even though the display is not able to show all 200 frames per second in its entirety, what the display does show every 1/60th of a second is produced from an input much closer in time to that frame. Techspot
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK video game and software specialists GBK video game and software specialists


This question is closed

quadros por segundo (FPS)
Definition:
FPS refere-se à sigla para quadros por segundo (em inglês Frames Per Second), que é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual, seja ele uma câmera de vídeo, um projetor ou qualquer outro aparelho similar. Trata-se de nada mais do que imagens sequenciais que, quando reproduzidas em alta velocidade, garantem a sensação de movimento. Qualquer ação ou movimento que vemos em filmes, jogos e vídeos é feita de frames.
Selected response from:

Julio Cinquina
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +7quadros por segundo (FPS)
Julio Cinquina
5imagens por segundo
Joao Silva
4frames por segundo
Josué Jadai Orrico de Almeida


Discussion entries: 1





  

Translations offered


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
quadros por segundo (FPS)


Definition from Canal Tech:
FPS refere-se à sigla para quadros por segundo (em inglês Frames Per Second), que é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual, seja ele uma câmera de vídeo, um projetor ou qualquer outro aparelho similar. Trata-se de nada mais do que imagens sequenciais que, quando reproduzidas em alta velocidade, garantem a sensação de movimento. Qualquer ação ou movimento que vemos em filmes, jogos e vídeos é feita de frames.

Example sentence(s):
  • No caso dos jogos não é diferente e, para aqueles que desejam comandos em tempo real, uma alta taxa de FPS é indispensável. O mais comum usado hoje são 30 quadros por segundo, mas o ideal seriam 60. - TechTudo  
  • O FPS é a sigla que determina a quantidade quadros por segundo em um filme, uma animação ou uma cena de um jogo. Quanto mais quadros, mais fluída será a animação e mais detalhado será o movimento — graças à capacidade do cérebro humano de transformar imagens em sequência em um “filme” dentro de nossas cabeças. - Tecnoblog  
  • A taxa a que essas imagens (ou quadros) são exibidas é informada em quadros por segundo (ou frames per second, fps em inglês) para o filtro tradicional de celuloide, e como “taxa de atualização”, medida em hertz (Hz), para filmes digitais e monitores. - Gizmodo Brasil  

Explanation:
Apesar de "quadros por segundo" ser a expressão mais frequente, costuma-se utilizar a sigla "FPS", que pode ser referente tanto a "fotogramas por segundo", em português, quanto a "frames per second", em inglês.
Julio Cinquina
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Augusto Rochadel
17 mins
  -> Obrigado, Augusto!

Yes  Thyago Spring
17 mins
  -> Obrigado, Thyago!

Yes  Jonatas Bica
20 mins
  -> Obrigado, Jonatas!

Yes  Lia Domingues
1 hr
  -> Obrigado, Lia!

Yes  Roger Chadel
17 hrs
  -> Obrigado, Roger!

Yes  Maria da Glória
19 hrs
  -> Obrigado, Maria!

Yes  Sonia Cunha-Goldner: Microsoft: "Em Taxa de quadros de vídeo, escolha entre 30 quadros por segundo (fps) e 60 fps. A qualidade de vídeo controla o fps e a taxa de bits ou os megabits por segundo (mbps)."
1 day 19 hrs
  -> Obrigado, Sonia!

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
imagens por segundo


Definition from own experience or research:
Uma frame corresponde a um fotograma, a uma imagem
Por vezes, para facilitar a compreensão de quem lê literatura em português e inglês, também se costuma usar "frames por segundo".

Example sentence(s):
  • "Nos sistemas de vídeo utilizados no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Japão (NTSC e variantes), a cadência é de 29,97 imagens por segundo..." - Wikipedia  

Explanation:
Como referi acima, por vezes não se traduz a palavra "frame", para facilitar a compreensão, tanto para quem lê literatura em português e em inglês, quanto para contextualizar o termo: frames por segundo
Joao Silva
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
frames por segundo


Definition from Secretaria do Esporte do Paraná:
Frames por segundo medem o quão rápida a imagem é exibida. Quanto menor for o seu FPS, mais lento um jogo vai funcionar.

Example sentence(s):
  • "Se o sistema cria 1.000 frames por segundo, isso significa 1 frame por milissegundo." - Comunicação de Dados e Redes de Comput 
  • "Os filmes utilizam 24 frames por segundo, porém os jogos de computador tendem a exigir uma taxa mais alta de frames." - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos  
Josué Jadai Orrico de Almeida
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search