first-person shooter (FPS)

Portuguese translation: Tiro em primeira pessoa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:first-person shooter (FPS)
Portuguese translation:Tiro em primeira pessoa
Entered by: Clauwolf

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
21:04 Dec 22, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Games / Video Games / Gaming / Casino
Additional field(s): Computers: Software, Games / Video Games / Gaming / Casino, Computers (general)
English term or phrase: first-person shooter (FPS)
Definition from Tom's guide:
A game with a first-person perspective, in which players rarely, if ever, see their own player character. Gameplay revolves primarily around aiming and shooting.

Example sentence(s):
  • First-person shooters are often more immersive gaming experiences, as the game you play unfolds from your perspective. PCMag
  • First-person shooters are violent, but you could have scenarios with exactly the same mechanics that aren’t violent. We have created one game where you are a doctor and you need to cure all these animals of diseases. You shoot them to give them medical help. New York Times Magazine
  • Censorship of violent digital games, especially first-person shooter (FPS) games, is broadly discussed between generations. While older people are concerned about possible negative influences of these games, not only players but also nonplayers of the younger net-generation seem to deny any association with real aggressive behavior. National Center for Biotechnology Info.
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK video game and software specialists GBK video game and software specialists


This question is closed

Tiro em primeira pessoa
Definition:
Tiro em primeira pessoa, do inglês first-person shooter (ou FPS), é um gênero de jogo de computador e consoles, centrado no combate com armas de fogo no qual se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo observador. É um subgênero de jogos de tiro.
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +3Tiro em primeira pessoa
Clauwolf
5Jogos FPS (First-person shooter)
Bruno Rezende
4FPS (first person shooter ou tiro em primeira pessoa)
Felipe Tomasi


  

Translations offered


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Jogos FPS (First-person shooter)


Definition from Tecnoblog:
We don't translate the term, we use it as "Jogo FPS", since it's a well known term in the gaming community.

Example sentence(s):
  • Os chamados jogos de FPS são a abreviação para “First Person Shooter” ou Tiro em Primeira Pessoa, em português. - Sportv  
Bruno Rezende
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
Tiro em primeira pessoa


Definition from Wikipedia:
Tiro em primeira pessoa, do inglês first-person shooter (ou FPS), é um gênero de jogo de computador e consoles, centrado no combate com armas de fogo no qual se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo observador. É um subgênero de jogos de tiro.

Example sentence(s):
  • Os melhores jogos de tiro em primeira pessoa - Tecmundo  
Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 57

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Mario Freitas: Eu sempre vou preferir traduzir. Os gamers e "informáticos" sempre preferem não traduzir :)
53 mins
  -> neste caso pode e deve, obrigado

Yes  Oliver Simões: Muitos resultados em Google Search: https://www.google.com/search?q="jogo de tiro em primeira pe...
6 hrs
  -> obrigado

Yes  Bruno Pavesi: Sim, embora muitos gamers ainda resistam ao nome em português, até mesmo plataformas como a PSN já definem a categoria no site como Tiro/Tiro em Primeira Pessoa.
19 hrs
  -> obrigado

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
FPS (first person shooter ou tiro em primeira pessoa)


Definition from ESPN:
O gênero FPS (First Person Shooter), ou Tiro em Primeira Pessoa, consiste na vitória sobre o oponente seja pelo cumprimento de uma missão, como destruir sua base, ou pela aniquilação do time. Se você pensou em Counter Strike e Overwatch, acertou

Example sentence(s):
  • Em Under Arms, você é um soldado aliado dentro de uma base militar nazista, em plena Segunda Guerra Mundial. Acabe com todos os inimigos em um FPS (first person shooter, ou tiro em primeira pessoa) que roda direto no navegador. - Tech Tudo  
  • A empresa incubada ÁPICE Entertainment Ltda. estará lançando oficialmente no mês de julho, o game Proscription, em parceria com a Hammerblast.com, empresas sediadas no Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec na Católica de Santa Catarina. Trata-se de um FPS (First Person Shooter ou Tiro em Primeira Pessoa) com elementos de RPG (Roling Playing Game ou Jogo de Estratégia), onde o jogador precisará unir força e inteligência para superar os desafios propostos pelo jogo. - Games Max  
  • E continua o nosso tributo à oitava geração de videogames! Como muitos de vocês já sabem, estamos fazendo uma série de artigos elencando os melhores jogos desta geração que está prestes a acabar, devidamente separado em categorias. O primeiro deles foi com os jogos de mundo aberto, caso não tenha visto, é só clicar aqui. O segundo será sobre um dos gêneros mais famosos e mais antigos no mundo dos games, o FPS (First-Person Shooter ou Tiro em Primeira Pessoa). - Game Vicio  

Explanation:
Deixo aqui apenas uma sugestão de tradução embasada por algumas fontes que mostram o uso da sigla FPS seguido da explicação tanto em inglês (First Person Shooter) quanto em português (Tiro em Primeira Pessoa), ou seja, para agradar a gregos e troianos. :)


Mais fontes:
1 - Se em 1993, Doom mudou o panorama dos jogos de tiro com mapas modificados e sangue escorrendo embalado com heavy metal, GoldenEye 007 traria, cinco anos depois, no console de 64-bits Nintendo 64, uma experiência mais abrangente desse mundo de FPS para toda a galera nos anos 90, já que o console caseiro da Nintendo oferecia quatro controles e multiplayer do mesmo número. Essa possibilidade “online analógica” foi um grande diferencial na popularidade do game. Na década de 90 e 00, os games no PC do gênero de FPS (first person shooter, ou tiro em primeira pessoa), estavam bastante populares, como jogos de Doom, Wolfenstein 3D, Duke Nukem 3D, Quake, Unreal e Half-Life demonstravam
http://destrutor.com.br/goldeneye-007-a-revolucao-do-game-em...

2 - Porém, a temática de guerra antiga não é a que mais tem agradado os players, pois os últimos dois principais lançamentos desse estilo de FPS (First Person Shooter, ou tiro em primeira pessoa, em português), já haviam seguido esta temática.
Fonte: https://www.begeeks.com.br/single-post/battlefield-v-beta-co...

3 - O Clube Atlético Juventus fechou nesta noite de sexta-feira (4 de maio) uma parceria para ser representado nas Seletivas de Point Blank.
Point Blank é um FPS (First Person Shooter ou tiro em primeira pessoa) online. A empresa Ongame é responsável pelo jogo no Brasil.
Fonte: http://www.juventus.com.br/2018/05/juventus-se-aventura-nos-...
Felipe Tomasi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search