creep up

Portuguese translation: avançar sorrateiramente; apoderar-se silenciosamente

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:creep up
Portuguese translation:avançar sorrateiramente; apoderar-se silenciosamente
Entered by: Matheus Chaud

23:52 Mar 30, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: creep up
...we might finally get around to addressing the crippling infrastructure problems that have been creeping up on us for half a century.

to creep up = advance stealthily or unnoticed

Como vocês traduziriam?

Grato!
Matheus Chaud
Brazil
avançar sorrateiramente
Explanation:
Sugestão
Selected response from:

Catarina Lopes
Portugal
Grading comment
Gostei de várias sugestões! Mas, como sabem, só podemos selecionar uma. Obrigado a todos!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3avançar sorrateiramente
Catarina Lopes
4 +1assolando
ferreirac
4avançando sub-repticiamente/furtivamente
Anderson Antunes
3 +1apoderar-se silenciosamente
Ana Vozone
3vem nos assombrando
Danik 2014
3apanhar de surpresa/aparecer de repente
expressisverbis
3acercar des(a)percebido
BV1


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
avançar sorrateiramente


Explanation:
Sugestão

Catarina Lopes
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Gostei de várias sugestões! Mas, como sabem, só podemos selecionar uma. Obrigado a todos!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: "Aproximar-se; abeirar-se" também.
47 mins
  -> Obrigada, Sandra!

agree  Spiridon: sim
9 hrs
  -> Obrigada, Spiridon!

agree  Anderson Antunes
15 hrs
  -> Obrigada, Anderson!

53 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
apanhar de surpresa/aparecer de repente


Explanation:
Mais uma sugestão:

http://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/creep u...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
acercar des(a)percebido


Explanation:
... que há meio século se acercam de nós des(a)percebidos.

Somente uma sugestão a mais.

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
vem nos assombrando


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2016-03-31 01:05:37 GMT)
--------------------------------------------------

No sentido de que são problemas contínuos, incessantes.

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
assolando


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Cristina Felix de Sousa
9 hrs
  -> Obrigado!

7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
apoderar-se silenciosamente


Explanation:
Mais uma sugestão!

Example sentence(s):
  • Brasil e Paraguai, tem sido o pretexto dos EUA para incrementar sua presença militar na região e cumprir seu verdadeiro objetivo: apoderar-se silenciosamente do Aqüífero Guarani, a reserva de água mais importante do mundo,
  • Encostando escadas ao ponto fraco da muralha, a força romana penetrou na cidade, apoderou-se silenciosamente das portas e, pouco antes do alvorecer...
Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 70

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Stephania Matousek
4 hrs
  -> Obrigada, Stephania!

15 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
avançando sub-repticiamente/furtivamente


Explanation:
Seguindo na esteira da sugestão da Catarina Lopes, e a depender do registro global do texto, você poderia optar por um desses advérbios.

Anderson Antunes
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search